quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nadal quase toma 'pneu', mas vira contra letão e avança suado em Roma


Espanhol se salva do 6/0, vira contra Gulbis com 7/5 e 6/4 e conquista vaga nas quartas de final. Ele não sofria um 6/1 desde dezembro de 2011

Por SporTV.com Roma


Por pouco a grande sequência de Rafael Nadal em 2013 não foi quebrada com uma eliminação precoce na Itália. Em um duelo muito disputado nesta quinta-feira, contra Ernests Gulbis, pelas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, o Touro Miúra se safou de um "pneu" (6/0) no primeiro set, mas acabou perdendo a parcial por 6/1. Com muita garra, o espanhol foi buscar a virada, fez 7/5 e 6/4 e garantiu a classificação para as quartas de final em duas horas e 38 minutos de jogo.

Gulbis se destacou tanto positivamente quanto negativamente. Ele aplicou 15 aces na partida, enquanto Nadal não conseguiu nenhum. O letão também mandou 59 bolas vencedoras, contra somente 13 do espanhol. No entanto, o 46º do mundo pecou nos erros não forçados: 50 contra apenas 19 do Miúra.

tênis rafael nadal atp de Roma (Foto: Agência Reuters)Nadal passou sufoco contra Gulbis, mas conquistou a vaga nas quartas em Roma (Foto: Agência Reuters)

Apesar da vitória, Nadal, que busca o sétimo título do Masters de Roma, voltou a sentir o gosto amargo de perder um set por 6/1. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2011. Pela decisão da Copa Davis, ele perdera o primeiro set dessa forma na vitória por 4 a 1 sobre o argentino Juan Martín del Potro. O mês anterior marcou a última vez em que ele tomou um "pneu". Foi no segundo set da derrota por 2 a 0 para o suíço Roger Federer na primeira fase do ATP Finals.

Nesta sexta-feira, Nadal vai enfrentar, pelas quartas de final, o compatriota David Ferrer. O número 4 do mundo avançou de fase depois que o alemão Philipp Kohlschreiber, adversário nas oitavas, abandonou o torneio devido a vertigem.

O SporTV2 transmite os jogos desta sexta-feira do Masters 1000 de Roma, a partir das 7h (horário de Brasília).

O jogo

Gulbis surpreendeu qualquer prognóstico. Em pouco mais de meia hora o 46º do ranking deixou Nadal no chinelo. Nos três games de saque do Miúra, o letão saiu em vantagem. Foi um triplo break point no primeiro, um duplo no segundo e um 0-30 no terceiro. Gulbis conquistou duas quebras e quase aplicou um 'pneu' para cima do ex-número 1 do mundo, que não levava um 6/0 desde novembro de 2011. Porém, o espanhol não fez mais do que vencer um game, e o tenista da Letônia, na quinta chance que teve para fechar o set, levou a parcial com o sexto ace dele no jogo. Ele estava tão melhor na partida que aplicou 16 winners contra apenas três de Nadal.

Ernests Gulbis Masters 1000 de Roma (Foto: AFP)Gulbis conquistou 15 aces contra Nadal, mas não
foi páreo para a reação do espanhol (Foto: AFP)

O saque era mesmo uma das grandes armas de Gulbis na partida. O décimo dele na partida foi para lhe dar vantagem no oitavo game do segundo set, quando Nadal tinha a frente de 4/3. Mas na troca de bolas, o Miúra foi tentando superar o jogo do letão. Cada ponto ganho era intensamente comemorado pelo espanhol. Em um erro não forçado de Gulbis, que tentou tirar a bola do adversário, Nadal conquistou a primeira quebra dele na partida. Só que o letão, além de competência, deu muita sorte no game em que o ex-número 1 do mundo sacava para o set. Em uma devolução de saque que bateu na fita e caiu longe do alcance do espanhol, Gulbis devolveu a quebra. Em seguida, ele mandou dois aces para empatar o jogo em 5/5. Valente, Nadal foi buscar a vitória no set e contou com os erros não forçados de Gulbis, que foram 23 no segundo set, para fazer 7/5 e igualar o duelo.

Da mesma forma como foi o segundo set, o terceiro foi muito equilibrado. Até que, no sexto game, Nadal quebrou o serviço do adversário logo após chegar ao duplo break point, contando com uma bola para fora do rival para conseguir a vantagem. Porém, o espanhol a desperdiçou cometendo dois erros não forçados decisivos para que Gulbis devolvesse a quebra.

Nadal seguiu até o 5/4 e ficou em boa situação na partida depois que o letão jogou uma bola para fora e outra na rede. Gulbis soltou o 15º ace dele no confronto, mas o espanhol conquistou o duplo break e match point acelerando a canhota na paralela. O 46º do ranking se salvou nos dois pontos, mas, no 50º erro não forçado do letão, o Miúra garantiu a classificação para as quartas de final.

FONT:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/nadal-quase-toma-pneu-mas-vira-contra-letao-e-avanca-suado-em-roma.html

Nenhum comentário: