quinta-feira, 16 de maio de 2013

Criciúma vence São Bernardo em casa e avança na Copa do Brasil

Visitantes chegam a fazer placar que levaria a definição para os pênaltis, mas embalo do Heriberto Hülse ajuda a colocar time de SC na terceira fase


 A CRÔNICA

por João Lucas Cardoso

O Criciúma mantém vivo o sonho de repetir uma campanha de sucesso na Copa do Brasil, como aconteceu em 1991, quando conquistou o título. Na noite desta quarta-feira, o Tigre se classificou para a terceira fase da competição. Graças ao apoio da maioria dos 9.321 torcedores presentes no Estádio Heriberto Hülse, o time catarinense encontrou forças para superar o São Bernardo pelo placar de 3 a 1. No jogo de ida, realizado no ABC Paulista, empate de 1 a 1. Agora, os catarinenses esperam o vencedor do confronto entre Salgueiro e Vitória-BA para saber quem será o seu próximo adversário. Na primeira partida, disputada também na noite desta quarta-feira, os dois clubes empataram por 0 a 0. O jogo de volta está marcado para a próxima semana.

O São Bernardo impôs uma dificuldade a mais aos donos da casa. O Tigre de SC também sofria com desgaste dos últimos jogos, entre eles os das finais do Catarinense. Porém, tinha momentos de pressão para fazer o gol. Foi assim que abriu o placar, aos 18 do primeiro tempo. O Bernô chegou a empatar no final da etapa inicial. Porém, a torcida da casa jogou junto no segundo tempo. Daí os criciumenses ganharam fôlego extra para fazer as redes balançarem mais duas vezes – com direito a golaço de Lins para decretar a classificação.


No próximo domingo, o Criciúma volta a campo, em Chepecó, para disputar a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Catarinense, às 16h, contra a Chapecoense, no Estádio Índio Condá. Já o São Bernardo, com o fim do Paulistão e a eliminação na Copa do Brasil não tem jogos previstos para os próximos dias. O clube volta apenas a disputar jogos oficiais no dia 14 de julho, quando enfrenta o Audax pela Copa Paulista

Placar do primeiro jogo na etapa inicial

Tirando proveito dos três desfalques do rival para a partida, o São Bernardo se lançou ao ataque logo no início do jogo. Nos cinco minutos iniciais, os visitantes correram atrás para reverter a vantagem que dava ao Criciúma o direito de conquistar a vaga na fase seguinte através de um empate em 0 a 0, justamente por ter feito um gol fora de casa no primeiro confronto. Com Tiago Dutra, Giancarlo e Tartá nas vagas de Amaral, lesionado, Marcel e Fabinho, poupados e no banco, os criciumenses só começariam a fazer seu jogo depois dos 10 minutos. Pelas pontas e em velocidade, o time atacava buscando abrir o marcador.


Sueliton Criciúma x São Bernardo (Foto: Fernando Ribeiro / Ag. Estado)Sueliton tenta abrir caminho para o Criciúma diante do São Bernardo (Foto: Fernando Ribeiro / Ag. Estado)

Aos 15, o Criciúma teve boa oportunidade pelo lado esquerdo. Marlon foi no fundo e botou certinho para Lins pular e cabecear de cara com o gol. Porém, a conclusão saiu mal e a bola passou por cima da meta do goleiro Wilson Júnior. Porém, três minutos depois e pelo outro lado, o Tigre acabou marcando. O volante Elton deu uma de lateral, avançou e cruzou no miolo da área. Giancarlo pegou de primeira e a bola foi parar no fundo da rede.

O gol deu tranquilidade ao Criciúma, que defendia com segurança e tentava alguns contra-ataques, mas sem oferecer muito perigo para Wilson Júnior. Já o Bernô, apesar de ver os donos da casa tocarem a bola, também oferecia perigo ao goleiro Bruno, principalmente a partir dos 30 minutos. No entanto, o camisa 1 do Tigre via as finalizações passarem longe. Porém, aos 40 minutos, após uma troca de passes Gil recebeu sem marcação fora da área. Ele, então, teve tempo para dominar e escolher o canto para empatar. Com o resultado de 1 a 1, a decisão da vaga se encaminhava para as penalidades.


Torcida faz a diferença

Satisfeito com o placar, o Bernô voltou para a etapa final sem alterações. Diferente dos mandantes: Bruno Renan entrou no lugar de Tiago Dutra. A mudança do Criciúma também incluiu a postura. Mais agressivo, o time foi em busca do segundo gol. Do outro lado, a equipe do ABC Paulista também passou a buscar o ataque. Aos 7, João Vitor arrancou lamentos da torcida da casa. Lins aproveitou espaço na ponta esquerda e mandou na altura da meia lua. O meia tentou de primeira, mas o chute saiu torto.

Aos 12, Luciano Castán evitou que Giancarlo fizesse o segundo do Tigre. No minuto seguinte, Tartá perdeu um gol feito ao finalizar errado na pequena área. Mesmo assim, a torcida jogava junto e não reduzia o incentivo, pois sentia que o gol estava próximo.

Aos 17, num bate-rebate após cobrança de falta, Bruno Renan colocou na frente para Lins. Os jogadores do time paulista pediram o impedimento, mas o assistente Rafael Trombeta não levantou a bandeira. O atacante, então, tocou para o volante Elton marcar o segundo gol, que dava a classificação para o Tigre. Classificação, que foi assegurada aos  35 minutos, com outro gol de Lins, que da entrada da grande área soltou uma bomba no ângulo esquerdo de Wilson Júnior: Criciúma 3 a 1.

No minuto seguinte, após falha da defesa, Fernando Baiano, livre de marcação, demorou para chutar e perdeu gol incrível na pequena área. Aos 43, Tartá quase ampliou em chute de fora da área. A bola passou rente ao poste direito do goleiro do São Bernardo. Nos últimos minutos finais, a torcida gritou ‘olé’ até o apito final do árbitro Edivaldo Elias da Silva.



FONTE:

Nenhum comentário: