quinta-feira, 16 de maio de 2013

Com apoio do Botafogo e da torcida, Nilton Santos completa 88 anos


Ex-jogador vive numa clínica no Rio de Janeiro e tratamento de Alzheimeré custeado pelo clube que o tem como ídolo e por um grupo de torcedores

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ


Considerado o maior lateral esquerdo de todos os tempos, Nilton Santos completa nesta quinta-feira 88 anos, mas a vida da chamada "Enciclopédia do Futebol" não tem sido fácil. Com Alzheimer, ele mora numa clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro e conta com a ajuda não só do Botafogo para custear o tratamento, mas também de um grupo de torcedores que se juntaram para, através de cotas, dar o melhor possível ao eterno ídolo.

- Ídolo e títulos o Botafogo têm muitos, e espero que ainda consiga ter por muitos anos. E Nilton Santos é um exemplo disso - afirma Paulo Kleinberger, gestor do fundo "Comfogo", que há quatro anos reúne botafoguenses apaixonados para ajudar financeiramente a família de Nilton Santos. São cerca de 60 cotistas que doam uma média de R$ 100 mensais por mês.

Ninguém vestiu a camisa do Botafogo tantas vezes quanto Nilton Santos. Foram 729 jogos entre 1948 e 1964. Além disso, o ex-jogador nunca defendeu outro clube. Pela seleção brasileira foi campeão do mundo em 1958 e 1962.

Nilton Santos, Botafogo (Foto: Reprodução)Nilton Santos mora em clínica (Foto: Reprodu
ção)

O jornalista Teixeira Heizer lembra que, assim como Nilton Santos, outros jogadores vivem situação difícil no fim da vida.

- Nós temos em cada caso como o do Nilton Santos, centenas por aí. Ele era um jogador altamente técnico e adaptado a quaisquer táticas que se impusessem no jogo - elogia.

O também jornalista Sérgio Augusto abandonou a torcida pelo Vasco para ser mais um torcedor do Botafogo, logo aos seis anos, quando se encantou pelo futebol do ídolo botafoguense.

- Vi Garrincha jogar, vi Pelé, todos jogadores extraordinários, mas Nilton Santos realmente foi o meu ídolo.
Há mais de cinco anos Nilton Santos vive na clínica onde recebe tratamento para o Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta o cérebro e que reduz de forma progressiva a memória, a fala e a capacidade de cuidar de si mesmo. O Botafogo arca com os custos de cerca de R$ 11 mil com a clínica.

- É nossa obrigação, nós temos que encarar dessa forma. Nós temos que ajudar nossos ídolos a terem um final de vida digno - ressalta Thiago Alvim, vice de comunicação do Botafogo.

- Acredito que essa ação poderia ser replicada para outros ídolos que existem por aí - ressalta Kleinberger.

O aniversario de 88 anos promete ser ainda mais difícil para Nilton Santos por não ter ao seu lado a esposa Célia, que cuidava dele até o ano passado. Com um câncer no cérebro, ela vive hoje em Araruama, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, onde recebe cuidados de sua família.

Jogadores do Botafogo e Nilton Santos (Foto: AGIF)Jogadores do Botafogo costumam visitar o eterno ídolo Nilton Santos, assim como time de 2011 (Foto: AGIF)
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/com-ajuda-do-botafogo-e-da-torcida-nilton-santos-completa-88-anos.html

Nenhum comentário: