quarta-feira, 6 de março de 2013

'Agressivo', Diego Costa rouba status de estrela de Falcao e chega à Seleção

Com temporada de gols e polêmicas, atacante vira principal jogador do Atlético de Madri e, graças a Felipão, descarta a seleção espanhola

Por Fábio Lima Rio de Janeiro

O atacante Diego Costa é a principal surpresa na convocação feita por Felipão para os amistosos contra a Itália, em Genebra (Suíça) no dia 21, e a Rússia, em Londres (Inglaterra), no dia 25. Destaque do Atlético de Madri nos últimos jogos, deixando Falcao García, a estrela do time, em segundo plano, o brasileiro chegou a ser cogitado na seleção da Espanha. Mas, nesta terça-feira, aconteceu a tão sonhada convocação para honrar a amarelinha. Desconhecido do público brasileiro, o novato se classifica como um jogador agressivo, característica confirmada pelo lateral Filipe Luís, que também foi convocado.

- Como todo mundo aqui já sabe, cada jogo é como se fosse meu último. Sempre dou o máximo, todos sabem que batalho, que sou agressivo e faço de tudo para agradar a todos - disse o atacante, de 24 anos, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Diego Costa comemora gol do Atlético de Madrid contra o deportivo la coruna (Foto: Agência AFP)Diego Costa é uma das estrelas do Atlético de Madri (Foto: Agência AFP)
É senso comum na Espanha que o time do Atlético de Madri é Falcao García e mais 10. Mas, na atual temporada, Diego vem se sobressaindo, mesmo sendo escalado com a função de municiar o companheiro de ataque. Os Colchoneros realizam ótima campanha no Campeonato Espanhol, ocupando a segunda colocação. Na Copa do Rei, estão classificados para a decisão, o que muito se deve ao brasuca, artilheiro da competição com sete gols. Na partida em que a vaga na final foi confirmada, Costa fez um gol e deu uma assistência para o colombiano.

- Aqui ele está arrebentando. No último mês, ofuscou Falcao García, fez praticamente todos os gols e muitas das assistências passaram por seus pés. Hoje é um dos jogadores mais importantes, que luta e se entrega. Ele é jogador de time, não quer aparecer nunca. Tomara que consiga agarrar essa chance, porque talento ele tem - destacou Filipe Luís.

Diego Costa e Filipe Luis na partida do Atlético de Madri (Foto: AFP)Diego Costa e Filipe Luís: companheiros também na Seleção (Foto: AFP)
Polêmicas


A postura aguerrida levou Diego Costa à Seleção, mas também o fez ter má fama na Espanha. No jogo de volta das semifinais da Copa do Rei contra o Sevilla, no fim do mês passado, o francês Geoffrey Kondogbia acertou um carrinho no brasileiro e, em seguida, lhe deu um pisão, sendo suspenso por quatro partidas - posteriormente, a pena foi reduzida para dois jogos. Após o episódio, o sevillista acabou desabafando no Twitter alegando que cometeu a agressão porque foi chamado de macaco pelo jogador do Atlético.

- Senhor Costa, na próxima vez, guarde os sons de macaco para ti. Nunca havia sido suspenso em minha carreira e, na primeira vez, levo quatro jogos de suspensão - questionou.

No início de fevereiro, houve uma outra confusão. Diego Costa recebeu uma cusparada do zagueiro Antonio Amaya, do Bétis, em duelo válido pela volta das quartas de final da Copa do Rei. O problema era antigo. No jogo de ida, o brasileiro havia aplaudido irônicamente o rival por causa de uma falha que gerou um gol do Atlético.

Diego Costra e Geoffrey Kondogbia, Sevilla x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)Atacante teve problemas com Geoffrey Kondogbia, que o acuso de racismo (Foto: Reuters)
Em dezembro do ano passado, os adversários foram dois pesos-pesados. Durante o clássico contra o Real Madrid, o atacante discutiu várias vezes com Pepe e Sérgio Ramos. O zagueiro brasileiro naturalizado luso foi alvo de ofensas, como "português filho da p...". Contra o espanhol, limpou o nariz e atirou a sujeira no rival, levando uma cusparada no rosto como revide em outro lance.

Tanto no futebol quanto nas polêmicas, um detalhe não pode ser questionado: com Diego Costa não existe tempo ruim, não importam as consequências.

- Acho que isso acontece como provocação, pela fama agressiva de sempre. São acontecimentos dos jogos, nunca houve nada além disso. Também já me chamaram de macaco para me provocar. Tenho familiares negros, não posso nem falar isso - explicou-se.

diego costa rayo vallecano (Foto: Agência EFE)Diego rodou a Espanha e chegou a defender o Rayo Vallecano (Foto: Agência EFE)
Ascensão meteórica e 'tour' pela Espanha

Diego Costa praticamente não jogou profissionalmente no Brasil. Chegou a disputar alguns jogos da Série A-2 do futebol paulista com o Barcelona Esportivo Capela, mas, graças a um agente ligado ao empresário Jorge Mendes, que cuida da carreira de nomes como Cristiano Ronaldo e José Mourinho, foi para Portugal, onde se destacou com o Penafiel na Segunda Divisão. Transferido para o Braga, não chegou a jogar pelo clube, já que Mendes conseguiu uma transferência para o futebol espanhol.

Como jogador do Atlético de Madri, foi emprestado a clubes como Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano. Só na atual temporada que o brasuca conseguiu se firmar, tornando-se um dos homens de confiança do técnico Diego Simeone.

Duelo de seleções

Amaya, do Bétis, cospe na cara de Diego, do Atlético de Madri (Foto: Reprodução)Amaya, do Bétis, cospe na cara de Diego Costa
durante confusão (Foto: Reprodução)

Em alta na Espanha, Diego Costa já foi perguntado se aceitaria jogar pela Fúria. A resposta foi positiva, mas mal interpretada segundo a versão do jogador. Mas, nesta terça, o verdadeiro desejo do atacante foi confirmado. Diego estava em casa com a esposa e a filha olhando as novidades na internet quando o telefone tocou. Era seu irmão lhe informando que estava entre os convocados por Luiz Felipe Scolari. Uma navegada pelos sites confirmou que não se tratava de uma brincadeira.
- Eles me fizeram uma pergunta. Se eu aceitaria jogar pela Espanha caso a seleção brasileira não me convocasse. Na época, eu disse que sim, mas meu sonho sempre foi jogar com a seleção brasileira - reiterou.

O atacante não pretende fazer muito barulho em sua chegada e vai adotar a postura de um "mineirinho", apesar de ser sergipano.
- Eu quero chegar quietinho, da melhor forma que puder. Vai estar o Filipe, o Marcelo, que conheço... Primeiro, estou pensando em chegar, ficar o mais confortável possível para ganhar confiança e ir conhecendo meus companheiros - concluiu.

Página do Diego Costa no site da Gestifute de Jorge Mendes (Foto: Reprodução)Página do Diego Costa no site da Gestifute, empresa de Jorge Mendes (Foto: Reprodução)
FONTE:

Nenhum comentário: