quarta-feira, 6 de março de 2013

Sindicato dos árbitros do RS estuda processar Dunga: 'Ofendeu categoria'


Presidente do Safergs chamou o técnico do Inter de "destemperado"

Por Tomás Hammes Porto Alegre



Se na esfera esportiva a atitude de Dunga deve trazer poucos problemas, no campo jurídico o técnico pode parar no banco dos réus. Irritado com a conduta do treinador no jogo contra o Esportivo no último domingo, o Sindicato dos Árbitros de Futebol Rio Grande do Sul (Safergs) estuda processar Dunga por danos morais.

Após ser expulso pelo árbitro Francisco Silva Neto, Dunga acusou a "associação dos árbitros de realizar uma reunião" para prejudicá-lo.

O presidente do Safergs, Ciro Marconi Camargo, confirmou que procurou os advogados do sindicato para estudar qual atitude tomar. Contrariado com a postura do ex-técnico da Seleção, Camargo garantiu que a associação nunca realizaria uma reunião para atrapalhar o trabalho de Dunga, como ele disse durante a partida do último final de semana.


- Consultamos os nossos advogados. E estamos buscando um parecer. Ele ofendeu a nossa categoria. Nós temos um nome a zelar. O Dunga é muito pretensioso ao achar que nós fazemos uma assembleia. Nunca faríamos um encontro para prejudicar ninguém.

Dunga técnico do Inter contra o Esportivo (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)Dunga foi expulso contra o Esportivo (Foto:Alexandre Lops/Divulgação, Inter)

Inconformado com a arbitragem, Dunga disparou palavrões ao relatar a suposta reunião. Antes, porém, já discutia com o árbitro auxiliar. Camargo recordou que o trio de arbitragem se comunica via rádio e que as reclamações do comandante colorado eram ouvidas por Francisco Neto.

A primeira expulsão de Dunga não foi um fato isolado, entende o presidente do Safergs. Ciro avalia que o técnico já apresentava uma postura inadequada nas partidas anteriores, quando fora apenas advertido. Até por isso, entende que, para manter o estilo contestador, “criou um ambiente” para ter sua atitude amenizada. O estilo do técnico colorado foi comparado por Camargo com o de Emerson Leão, conhecido pelos seus problemas com a arbitragem.

- O Dunga esquece que os árbitros têm rádio. O árbitro escuta tudo o que ele fala ao bandeira. E o Dunga falou muita besteira. Não teve compostura, ficou destemperado. Se abaixar no microfone e dizer algo que não é verdadeiro. Ele é esperto e se preveniu. Plantou que seria expulso para ter uma justificativa. O Dunga não se controla e tem problema com os árbitros. Ele parece o Leão. A gente já está vacinado. Se ele não tivesse feito nada, não seria expulso.

Além dos possíveis problemas na Justiça, Dunga deve ser denunciado na próxima semana pelo TJD no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ou manifestação desrespeitosa à arbitragem. A tendência é de que sofra uma advertência, com o Inter pagando cestas básicas caso seja punido.

A súmula de Francisco Silva Neto relatou as reclamações, palavrões e denúncia de Dunga durante o jogo contra o Esportivo no último domingo. O árbitro entende que o técnico esbravejou de forma acintosa, ironizou uma marcação ao bater palmas e disse que o trio "se complicaria".

Confira a súmula de Francisco Silva Neto:
"Expulsei, aos 72 minutos de jogo, o Sr.Carlos Caetano Bledorn Verri, treinador do SC Internacional, por, após marcar uma falta a favor do C. Esportivo B.G., o treinador ter ficado reclamando de forma acintosa, discordando de minha decisão, falando as seguintes palavras: 'Vocês querem nos f..., não posso reclamar?" O treinador foi advertido  de longe, por meio de gestos pelo árbitro da partida, que solicitou que esse mantivesse a calma. Logo após a cobrança da falta, quando voltava correndo para o meio-campo, o referido treinador ficou batendo palmas e falando as seguintes palavras: "Vocês vão se complicar". Cabe salientar que, após ter sido expulso, saiu falando as seguintes palavras: "Fizeram uma reunião lá na associação de árbitros para me f..., vocês querem me f..."."

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/03/sindicato-dos-arbitros-do-rs-estuda-processar-dunga-ofendeu-categoria.html

Nenhum comentário: