sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Del Bosque diz que Espanha ‘vive o melhor momento da história’


Treinador exalta Iniesta na Fúria, afirma que equipes sul-americanas estão evoluindo e prefere não comentar contratação de Felipão pelo Brasil

Por Leandro Canônico, Marcelo Baltar e Márcio Iannacca São Paulo

Depois de Ronaldo Fenômeno classificar o momento do futebol brasileiro como o pior da história, Vicente del Bosque disse que a Esanha vive uma fase totalmente oposta. Nesta sexta-feira, na coletiva dos treinadores das equipes que vão disputar a Copa das Confederações de 2013, ele afirmou que a situação da Fúria é a melhor de todos os tempos.

- Os clubes espanhóis têm sido importantes para a evolução do futebol na Espanha. Real Madrid, Barcelona, Sevilla, Villarreal... Todos venceram competições importantes e nos ajudaram bastante com isso. Unimos as forças, conquistamos a Copa do Mundo, a Eurocopa. Estamos vivendo o melhor momento do futebol espanhol. Isso é o que nos dá esperança de fazer uma ótima Copa das Confederações e uma boa Copa do Mundo – afirmou.

Vicente Del Bosque, coletiva treinadores (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Del Bosque participa da coletiva com treinadores da Copa das Confederações (Foto: Marcelo Baltar)

O treinador da Fúria também vibrou com a presença de Iniesta no grupo espanhol. Na opinião do comandante, a presença de um jogador do nível do meia do Barcelona é importante para a forma como o time tem atuado nos últimos anos. Além disso, Del Bosque elogiou a geração de atletas espanhóis.

- Estamos num momento de bonança do futebol. Temos vivido um momento muito bom. Conseguimos o equilíbrio que precisávamos para vencer as competições. Conseguimos também uma geração de jogadores que estão produzindo muitas coisas boas dentro de campo. Estamos construindo também novos campos, voluntários... Isso também tem sido importante para nós.

Questionado pela imprensa brasileira sobre a saída de Mano Menezes do comando da Seleção e a chegada de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, Del Bosque preferiu não opinar, mas fez questão de colocar o Brasil entre os favoritos na disputa pelo título da Copa das Confederações de 2013.

- Scolari é uma questão interna do Brasil. O elegeram como técnico e o Brasil é uma potência mundial com os valores que possui. A Seleção tem muita história e será um grande rival da Espanha na Copa das Confederações.

Del Bosque participou da coletiva de imprensa desta sexta-feira, em São Paulo, ao lado dos treinadores do México, José Manuel de La Torre, e do Uruguai, Oscar Tabarez. Durante a conversa com os jornalistas, o treinador garantiu força máxima no Brasil em 2013 e que a Espanha ainda terá cinco compromissos complicados antes da Copa das Confederações.
Confira abaixo outros trechos da coletiva de Del Bosque:

A Espanha vai jogar a Copa das Confederações de 2013 com força máxima?
Seja amistoso ou competição oficial, nós queremos sempre ter os melhores jogadores. Uma Copa das Confederações é importante e sempre teremos os melhores jogadores.

O senhor se considera o melhor treinador do mundo? E quem é o melhor técnico do mundo em sua opinião?
É uma pergunta muito difícil. Impossível de responder. Ninguém pode dizer que um é melhor do que o outro. É assim mesmo. Temos que levar as seleções aos melhores êxitos, mas quem é o melhor não dá para dizer. Temos que relativizar o êxito para saber quem é o melhor.

Jose Manuel De La Torre, Vicente Del Bosque, Oscar Tabarez (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)De La Torre (México), Del Bosque e Tabarez (Uruguai) no evento em São Paulo (Foto: Marcelo Baltar)

Nenhum comentário: