sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Após Londres, Tamiris de Liz busca se despedir em grande estilo em Cuiabá


Revelada nas Olimpíadas Escolares, promessa para os Jogos do Rio-2016 é favorita nos 100m e nos 200m do torneio. Velocista é a 2ª no ranking mundial

Por Ana Carolina Fontes Direto de Cuiabá

Uma das maiores revelações das Olimpíadas Escolares, Tamiris de Liz planeja fazer a sua despedida em grande estilo, na etapa nacional, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá (MT). Promessa para 2016 e reserva da equipe brasileria no revezamento em Londres, a velocista ocupa o segundo lugar dos 100m rasos do ranking mundial de menores (até 17 anos), além de estar em 11º dos 200m. Quando era criança, a sua brincadeira favorita era o pega-pega, mas alcançar aquela menina pelas ruas de Joinville era uma difícil missão. Com o tempo, os amigos acabaram desistindo, e Tamiris passou a levar a corrida a sério. Conhecida como "filha do vento" em sua terra natal, ela estreou com o pé direito no Mato Grosso. Dona dos recordes dos 100m e dos 200m do torneio estudantil, a catarinense da Escola Estadual Básica Senador Rodrigo Lobo se classificou para a semifinal dos 100m, vencendo a sua bateria com a marca de 12s75.

- Não estou em pico, mas garanto que farei um bom trabalho. Seria ótimo se eu pudesse sair com mais vitorias - disse a jovem, que ainda vai disputar a prova dos 200m.

Tamiris de Liz atletismo Olimpíadas Escolares (Foto: Fernando Soutello / Agif / COB)Tamiris de Liz se classificou para semifinal dos 100m das Olimpíadas Escolares (Foto: Fernando Soutello/COB)

Desde a última edição das Olimpíadas Escolares, Tamiris ganhou peso e altura, e ficou mais madura. Apesar de ainda ser muito jovem, a catarinense fala com a doçura de uma adolescente, mas com a firmeza de uma veterana. Descoberta em uma competição escolar, há seis anos, a jovem de 17 anos é uma das principais apostas para defender o país nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Mesmo sem ter entrado na pista do Estádio Olímpico de Londres para competir, a velocista incomodou as títulares do revezamento 4x100m com um belo cartão de visitas: duas medalhas de bronze no Mundial Juvenil, disputado em julho deste ano. Na ocasião, ela correu com atletas mais velhas (categoria até 19 anos), o que não influenciou em nada do seu desempenho.

- Meu maior sonho é chegar a uma final olímpica. Vou dar o meu máximo para estar em 2016, tudo o que eu preciso é cada vez mais treinos. A experiência em Londres foi a melhor realização da minha vida. Jamais pensei que poderia ir às Olimpíadas tão cedo, foi um sonho real.

Meu maior sonho é chegar a uma final olímpica. Vou dar o meu máximo para estar em 2016, tudo o que eu preciso é cada vez mais treinos. A experiência em Londres foi a melhor realização da minha vida. Jamais pensei que poderia ir às Olimpíadas tão cedo, foi um sonho real"
Tamiris de Liz

Se no Mundial Juvenil de 2011, em Lille, na França, a velocista conquistou o expressivo sexto lugar nos 100m rasos, no ano seguinte, ela surpreendeu a todos na edição do campeonato em Barcelona, na Espanha. Aos 16 anos, conquistou a primeira medalha para o Brasil: bronze nos 100m (11s45), na pista do Estádio Olímpico de Montjuic, um dos palcos das Olimpíadas de 1992. Com o resultado, ela quebrou um jejum que já durava quatro anos: o país não faturava uma medalha desde 2008, na Polônia. Mas não parou por aí. Na disputa do revezamento 4x100m do Mundial, Tamiris foi bronze, com a marca de 44s29, ao lado de Camila de Souza, Nathália da Rosa e Jéssica dos Reis.

- Foi a conquista perfeita, nao sonhava ir tão alto, e quando consegui foi a melhor sensação do mundo, ver a bandeira do meu país sendo erguida por mim é a maior realização. Quero disputar o próximo Mundial Juvenil, em 2014, e pretendo competir no Pan-Americano e Sul-Americano Juvenil do ano que vem - disse a atleta, que aproveita para curtir a família, os amigos e o namorado nas horas vagas.

Tamiris de Liz Mundial Juvenil de Barcelona atletismo (Foto: Divulgação)Tamiris de Liz, no centro, corre no Mundial Juvenil deBarcelona, em julho deste ano (Foto: Divulgação)

Segundo a técnica Margit Weise, as características físicas e de personalidade nas pistas são os maiores trunfos da promessa.

- Tamiris tem muita atitude e confiança nela mesma. Ela se impõe sobre as adversárias e nunca se deixa abalar. É uma menina focada e disciplinada, que nunca falta os treinos, além de ser longilínea e ter amplitude nas passadas.

Tamiris foi a sensação do atletismo nas Olimpíadas Escolares 2011, de 15 a 17 anos, em Curitiba. A estudante do Colégio da Univille (SC), venceu com facilidade a prova dos 200m na pista da Universidade Positivo, com o tempo de 23s98. Na semifinal, ela conseguiu a marca de 23s65 – o recorde anterior já era seu (24s01). Nos 100m, ela bateu o recorde que pertencia à carioca Barbara Leôncio (11s83), ao cravar o tempo de 11s56. Veterana do torneio escolar, a catarinense ainda conquistou o ouro, na etapa de 12 a 14 anos, em Goiânia 2010, nos 100m e 200m. Além disso, ela acumulou as medalhas de bronze nos 75m, em 2008, e ouro nos 75m e 250m, dessa vez, em Poços de Caldas 2009.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/11/apos-londres-tamiris-de-liz-busca-se-despedir-em-grande-estilo-em-cuiaba.html

Nenhum comentário: