sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Medalhistas e destaques do vôlei de praia vão treinar no CT de Saquarema


Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)
selecionam 24 atletas para período de aperfeiçoamento em janeiro, no Rio

Por Ana Carolina Fontes Direto de Cuiabá, MT

Após a criação da primeira seleção escolar de vôlei de quadra, em Poços de Caldas (MG), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciaram a convocação de 24 atletas para a seleção escolar de vôlei de praia, nas Olimpíadas Escolares de Cuiabá. Os destaques da etapa nacional, de 15 a 17 anos, vão passar um período de treinos, no Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2013, nas mesmas instalações da seleção brasileira. Foram escolhidos 12 jogadores de cada gênero, sendo seis medalhistas e seis indicados pela CBV. A convocação teve o aval da campeã olímpica Jacqueline Silva e de Marcos Albuquerque, treinadores das divisões de base do vôlei de praia na CBV, que vieram a Cuiabá para observar os atletas.

Seleção escolar de vôlei de praia das Olimpíadas Escolares (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)Nove das 12 atletas convocadas para a seleção escolar de vôlei de praia (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)

As atletas escolhidas no feminino foram: as campeãs Paula Hoffmann e Luisa Domingues, do CEL (RJ); Aline Oliveira e Larissa Rocha, do Expansivo Colégio e Curso (RN); Ana Maria Anacleto e Ana Luiza Mohr, da Escola de Educação Básica Santos Dumont (SC); Tainá Bigi, do Colégio Amadeus (SE); Mikaele Moreira, do Instituto Presbiteriano (TO); Eloisa Sales, do Colégio Fatima (DF); Jaqueline Alves e Letícia Corrêa, da Escola Estadual Alfredo Cardoso (SP); e Mariana Chrisostomo, do Colégio Christus B.S. (CE).

- Joguei na quadra a vida toda e comecei na praia há apenas três anos, por isso, não esperava essa convocação. Antes de vir para Cuiabá, passei algumas semanas treinando em Saquarema. Foi maravilhoso e eu espero me aprimorar ainda mais dessa vez - disse Tainá Bigi, quarta colocada no torneio, após o revés para Santa Catarina por 2 a 0, com parciais de 21/6 e 21/14.

Luísa e Paula CEL vôlei de praia Olimpíadas Escolares (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Paula e Luisa, do CEL, após a conquista do título no
vôlei de praia (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

As cariocas Paula Hoffmann, do Fluminense, e Luisa Domingues, ex-jogadora do Flamengo, também participaram da avaliação da seleção brasileira sub-19 no litoral fluminense. Campeãs mundiais sub-15 de vôlei de praia, a dupla inicia a preparação para o Mundial da modalidade, no ano que vem.

- Será uma boa experiência e vamos dar o nosso melhor - disse Luisa, que deu os primeiros passos no esporte, aos cinco anos de idade, em uma escolinha de Jacarépaguá, bairro da Zona Oeste do Rio.

Medalhista de prata no vôlei de praia das Olimpíadas Escolares, Larissa Rocha conta que não esperava nem passar da fase classificatória, quanto mais ir a Saquarema.

- Antes do início da competição, sabíamos que iriam selecionar um grupo de atletas para o CT da seleção, mas o nível técnico das adversárias era alto. Não imaginávamos nem passar da nossa chave. Fomos ganhando confiança ao longo dos jogos e a nossa determinação foi fundamental para garantirmos a vaga na final - disse a potiguar de Natal, que fez a sua estreia no torneio estudantil.
Entre os homens, foram convocados os campeões Matheus Domingos e Antonio Almada, do CEL (RJ); Arthur Lanci e Julio Lima, do Colégio Nobel (PR); Nason Duarte e Raul Andrade, do Centro Educacional Atlântico (SE); Francisco Ferreira e Jefferson Coimbra, da Escola de Educação Fundamental e Médio Barbara de Alencar (CE); Claudio Balbino da Silva Junior, da Escola Estadual Maria Emilia Mestrinho (AM); Everson Santos, do Colégio Professor Filomena Quitiba (ES); Ariclenes Costa, da Escola Estadual 19 de Julho (MT); e Otávio Ferreira, da Escola Estadual JBR (MS).

Seleção escolar de vôlei de praia das Olimpíadas Escolares (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)Atletas da seleção de praia, ao lado de Edgar Hubner, diretor das OEs (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)

Nason Santos, que começou a jogar vôlei de praia nas areias da Praia de Atalaia, em Aracaju (SE), conta que ficou surpreso com a notícia, mas prometeu agarrar a chance. O jovem de 16 anos, 11 deles dedicados à modalidade, quarto colocado em Cuiabá. Na disputa pelo bronze, a dupla sergipana perdeu para os paranaenses Arthur e Julio por 2 a 1, com parciais de 24/22, 13/21 e 15/9.

- Ainda não caiu ficha, estou feliz por ter sido escolhido para treinar em Saquarema, vou fazer o possível e o impossível para não sair de lá nunca mais. É uma oportunidade única na minha vida, jogar vôlei é a coisa que eu mais gosto de fazer. Meu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas - disse Nason, de 1,84m e 70kg.

Ainda não caiu ficha, estou feliz por ter sido escolhido para treinar em Saquarema, vou fazer o possível e o impossível para não sair de lá nunca mais. É uma oportunidade única. Meu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas"
Nason Santos

Ainda no evento, que está sendo realizado em Cuiabá até o dia 8 de dezembro, o COB e os observadores das Confederações Brasileiras olímpicas vão convocar atletas no atletismo, no judô e na natação para disputar o Festival Olímpico da Juventude da Austrália, de 16 a 20 de janeiro do ano que vem. A ação busca contribuir para o processo de renovação do esporte verde-amarelo, visando as futuras edições dos Jogos Olímpicos.

Na última etapa nacional, para atletas de 12 e 14 anos, em Poços de Caldas, no mês de outubro, o COB e a CBV selecionaram 18 meninos e 18 meninas no vôlei, para formar a primeira seleção escolar. Os 36 atletas de 15 estados vão se reunir, entre os dias 10 e 16 de dezembro, em Saquarema. Os treinos serão registrados em vídeos e os técnicos terão a obrigação de multiplicar os ensinamentos em seus estados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/11/medalhistas-e-destaques-do-volei-de-praia-vao-treinar-no-ct-de-saquarema.html

Nenhum comentário: