segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Melhor em quase tudo! Líder Galo tem números que impressionam


Equipe tem melhor ataque, melhor defesa, mais vitórias e melhor aproveitamento da competição com um jogo a menos que concorrentes

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Após 15 jogos, a liderança do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro da Série A já é fato para lá de consumado. Com um jogo a menos do que os principais concorrentes ao título da competição, o Galo, por enquanto, sofreu poucos riscos de perder o posto. Três pontos a frente do segundo colocado Fluminense, o time tem números que impressionam e o credenciam fortemente à conquista que não vem desde 1971.

Bernard, Jô, Ronaldinho Gaúcho gol Atlético-MG (Foto: Otávio de Souza - Ag. Estado)Jogadores comemoram mais um gol: Galo tem números incontestáveis (Foto: Otávio de Souza - Ag. Estado)

Nas 15 partidas disputadas, até agora, pelo Galo no Brasileirão, foram 12 vitórias e uma única derrota, na quinta rodada, contra o São Paulo, no Morumbi. Com tantas partidas sem perder, o time alcançou um aproveitamento de 84,4%. O grande momento pode ser explicado pelo desempenho dos dois setores da equipe em campo. O Atlético-MG possui o melhor ataque da competição, junto ao Fluminense, com 27 gols marcados, em uma significativa média de 1,8 gols por jogo.

O time comandado pelo técnico Cuca também conta com a melhor defesa: são apenas oito gols sofridos. O goleiro Victor é o jogador da posição que não sofre gols há mais tempo no Brasileiro. Já são quatro partidas sem ser vazado. Com o melhor ataque e a melhor defesa, o saldo de gols, obviamente, é o maior do Brasileiro: 19 gols.

O único quesito em que o Galo não lidera é a artilharia do campeonato. No entanto, a distribuição dos gols pelos jogadores é um trunfo da equipe. Danilinho e Jô já marcaram cinco vezes. Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Escudero e Leonardo Silva marcaram três gols. Guilherme e Réver já balançaram as redes duas vezes cada, enquanto Marcos Rocha fez um tento.

marcos rocha atlético-mg x portuguesa (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Marcos Rocha: líder na lateral direita no Armandão
(Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)

O excelente momento da equipe na competição é reflexo dos bons momentos individuais de vários atletas alvinegros, que são a engrenagem do líder. A prova disso é o Troféu Armando Nogueira. Exceto pela posição de goleiro, o Atlético-MG emplaca jogadores no top 5 em todas as posições da disputa. Na lateral direita, Marcos Rocha é o líder, com média de 6,59 pontos. Na esquerda, o líder também é atleticano: Junior Cesar tem média de 6,13.

Na zaga, os dois titulares do Galo ocupam os dois primeiros postos. Réver é o líder com média de 6,83, seguido por Leonardo Silva, com média de 6,55. Mesmo reserva, o volante Serginho aparece na terceira colocação entre os volantes, atrás de Souza, do Grêmio, e de Guilherme, da Portuguesa, com média de 6,43.

No meio-campo, Bernard, que já foi eleito por duas vezes o craque da rodada do Brasileirão, ocupa também a terceira posição, na cola de Deco, do Fluminense, e correndo atrás de Juninho Pernambucano, do Vasco. Já entre os atacantes, Danilinho possui média de 6,46, e é o quinto colocado, atrás de Luís Fabiano, do São Paulo, Fred e Wellington Nem, do Fluminense, e Julio Cesar, do Figueirense.

Perto do fim do primeiro turno, o Atlético-MG possui desempenho de campeão e jogadores atuando em alto nível. Será possível manter a toada no segundo turno e, após tanto tempo, alcançar o tão desejado título brasileiro?


Nenhum comentário: