segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Polêmicas da rodada#16: vermelho sem razão, camisa rasgada e pênalti


Fahel, do Bahia, é expulso por alguns segundos até árbitro perceber erro. Pênalti em Miralles gera dúvidas, e falta inusitada em Caio sai barata

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A maioria dos lances polêmicos envolvendo a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro acabou bem interpretada pelos árbitros, segundo os comentaristas do SporTV. Dos seis jogos em que houve situações que levantaram dúvidas, apenas um foi mal apitado: a falta de Bruno Aguiar, do Sport, que rasgou a camisa de Caio, do Figueirense, na Ilha do Retiro. Para o comentarista Eri Santos, o zagueiro deveria ter sido expulso.]

Um lance não tão polêmico, mas curioso, também chamou a atenção: o cartão vermelho aplicado e depois cancelado pelo juiz Wilton Pereira a Fahel, do Bahia, no Pituaçu. Além desse, o pênalti em Miralles, do Santos, gerou dúvidas.

Confira os lances a seguir:

Bahia 0 x 1 Cruzeiro - Fahel expulso sem razão

O lance não foi propriamente polêmico, mas valeu o registro. Aos 19 minutos do segundo tempo, o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio expulsou o volante Fahel, do Tricolor Baiano, imaginando que ele já possuía cartão amarelo. Como ele não havia sido advertido, Sampaio voltou atrás, dando apenas o amarelo. Depois do susto, o jogador agradeceu olhando para o céu.

- Depois dessa, o Fahel vai ficar "bonzinho, bonzinho" - disse o narrador Rogério Correa.

Santos 2 x 2 Atlético-GO - Pênalti em Miralles sob suspeita

A partida teve uma penalidade máxima polêmica marcada a favor do Peixe, aos 35 minutos do segundo tempo, que gerou o gol de empate dos santistas em 2 a 2. O atacante argentino Miralles foi derrubado pelo zagueiro Gustavo dentro da área. Na análise do comentarista Müller, o lance foi bem interpretado pelo árbitro carioca Péricles Bassols.

- Pênalti claro. O Gustavo chega atrasado no lance e agarra o Miralles com o braço esquerdo fazendo o pênalti - disse Müller.

Sport 0 x 1 Figueirense - Amarelo ficou barato para Bruno Aguiar

O Leão deveria ter ficado com um jogador a menos na Ilha do Retiro, no segundo tempo, na análise do comentarista Eri Santos. Para ele, a falta do zagueiro Bruno Aguiar - que rasgou completamente a camisa do atacante Caio, do Figueira - aos 25 minutos da etapa final, deveria ter sido punida com o cartão vermelho. O árbitro paranaense Edivaldo Elias da Silva mostrou apenas o amarelo para o jogador do Sport.

- Ficou barato mesmo para o zagueiro do Sport - disse Eri.

São Paulo 1 x 2 Grêmio - Nada de pênalti sobre Ademilson


Aos 32 minutos do primeiro tempo, no Morumbi, o atacante são-paulino Ademílson caiu na área pedindo falta de Gilberto Silva, do Tricolor Gaúcho. Na opinião do comentarista Müller, não houve penalidade e o árbitro goiano Elmo Alves Resende foi correto ao mandar o jogo seguir.
- Para mim, o lance foi normal. O Ademilson viu que não ia chegar na bola e tentou cavar o pênalti - disse Müller.

Atlético-MG 1 x 0 Vasco - Mão de Réver e pênalti em Bernard não existiram


O primeiro lance a chamar a atenção para a arbitragem no estádio Independência foi aos 17 minutos do primeiro tempo. O vascaíno Auremir chocou-se com o atacante Bernard, do Galo, que caiu dentro da área. Para o comentarista de arbitragem Renato Marsiglia, no entanto, foi um lance normal e bem apitado pelo árbitro paulista Wilson Seneme, que não assinalou a falta.

- Não acho que tenha havido falta. Não houve nada. É verdade que o Wilson Seneme estava muito longe, mas teve sorte. O lance foi todo fora da área - disse.

Depois, aos 31 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Réver, do Galo, "defendeu" uma bola com o braço dentro da área do seu time após belo chute do atacante vascaíno Carlos Alberto. O árbitro assinalou impedimento do camisa 9 Alecsandro, da equipe carioca, que estava em posição irregular. Para Marsiglia, o toque no defensor mineiro, de qualquer forma, não havia sido ilegal.
- Quando a bola explode no braço, ela amortece um pouco. Para espirrar dessa maneira, ela tem que pegar em uma parte mais firme do corpo, no peito ou no ombro. Se a bola entrasse direto, seria gol. Não houve penalidade - afirmou.

Coritiba 1 x 2 Corinthians - Mão de Júnior Urso e pênalti em Ayrton não procedem


No Couto Pereira, aos 7 minutos do primeiro tempo, os jogadores corintianos Douglas e Fábio Santos tabelavam dentro da área do Coxa quando a bola acertou a mão do volante adversário Júnior Urso. Apesar das reclamações, o árbitro gaúcho Leandro Vuaden mandou seguir o jogo. Uma decisão acertada, segundo o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba.

- Foi um movimento natural do braço, ele não leva a mão para a bola. Não vejo intenção - disse o comentarista.

No segundo tempo, o lateral-direito do Coxa Ayrton reclamou de uma falta de Paulinho dentro da área. Leandro Vuaden não deu o pênalti e acertou novamente, na opinião de Gaciba. O lance ocorreu aos 13 minutos.

- Ele mesmo fez contato com o jogador do Corinthians, que já estava parado. Isso não é falta - disse Gaciba.

Acompanhe as análises do "Troca de Passes"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2012/08/polemicas-da-rodada16-vermelho-sem-razao-camisa-rasgada-e-penalti.html#canal-sportv

Nenhum comentário: