domingo, 6 de setembro de 2015

Larissa/Talita vence Agatha/Bárbara em final acirrada nas areias do Rio

Classificada para os Jogos Olímpicos de 2016, dupla se impõe novamente em confronto ''caseiro'' em Copacabana. Etapa carioca serviu como evento-teste



Por
Rio de Janeiro



Após eliminarem suas principais rivais na briga pela última vaga olímpica, Agatha e Bárbara Seixas sabiam da importância de vencer a final do Rio Open contra Larissa e Talita, classificadas para 2016. Atuais campeãs mundiais, elas tentaram de tudo em uma decisão equilibrada e de alto calibre pela etapa brasileira do Circuito Mundial, em Copacabana. Bárbara brilhou com belas jogadas, mas sucumbiu à experiência e ao talento de Larissa. A capixaba se impôs e ajudou sua dupla a vencer por 2 sets a 1, com parciais de 32/30, 18/21 e 15/12. A disputa serviu como evento-teste para as Olimpíadas de 2016. A lendária praia carioca, berço da modalidade, não recebia um evento do Tour desde 2004, quando Adriana Behar e Shelda sagraram-se campeãs.

Esta foi a 19ª conquista da parceria após um ano juntas, a 10ª no Circuito Mundial. Larissa, sozinha, já ganhou 56 títulos no tour. Na disputa pelo bronze, as holandesas Van Iersel e Meppelink derrotaram as brasileiras Juliana e Maria Elisa por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/17, completando o pódio.


Larissa e Talita celebram no pódio em Copacabana (Foto: Divulgação/CBV)Larissa e Talita celebram no pódio em Copacabana (Foto: Divulgação/CBV)


O equilíbrio foi a tônica do primeiro set. Velhas conhecidas, as duplas se respeitavam muito e iam se revezando na frente do marcador, com cada ponto sendo decidido no detalhe. Larissa e Bárbara eram mais perigosas no ataque e brindavam o público com belas largadinhas e cortadas potentes. Após uma sequência de empates, Larissa soltou o braço na diagonal para abrir dois pontos de vantagem: 15 a 13. O jogo era marcado por disputados ralis. Agatha falhou duas vezes no bloqueio e viu as rivais ampliarem para 19 a 15. A paranaense e a carioca reagiram e encostaram no placar após uma fantástica jogada de Bárbara: 19/18. 

Leia mais:
Hepta mundial, Shelda aposta em final brasileira e quatro medalhas em 2016

Rumo a 2016, Walsh acirra rivalidade Brasil x EUA: "Objetivo é calar torcida"
Alison/Bruno e Larissa/Talita vivem a atmosfera de 2016 em teste: "Alegria"
Beleza na areia: veja musos e musas da etapa do Rio do Circuito MundialCBV: critério de escolha das duas duplas restantes será a "força máxima"Saiba como está a corrida pelas vagas olímpicas no vôlei de praia


Na raça, a carioca brigou na rede com Talita e levou a melhor para empatar em 20/20. Em seguida, sacou em cima de Larissa, que se atrapalhou na recepção e deu o set point às adversárias: 21/20. A capixaba se redimiu ao emendar um contra-ataque com um ace, mas Bárbara estava inspirada. E brilhou com um belo repertório de jogadas e defesas espetaculares. Mesmo com marcação cerrada, a carioca obtinha sucesso em todas as bolas. O placar apontava 30/30 e parecia não ter fim. Larissa e Talita sofreram, mas driblaram as dificuldades e chegaram ao ponto do set. Na sequência, Bárbara imprimiu muita força no ataque e isolou: 32/30.

final feminina larissa e talita. agatha e bárbara rio open (Foto: Divulgação/FIVB)
Disputa brasileira foi marcada pelo equilíbrio 
em Copacabana (Foto: Divulgação/FIVB)


Com a rivalidade exacerbada, o segundo set pegou fogo. As duplas estavam empatadas em 10/10, quando Larissa usou a sua experiência e categoria para abrir três pontos de vantagem (13/10). As atuais campeãs mundiais mostraram que não seria fácil. Bárbara alternava largadinhas de efeito com cortadas e defesas quase impossíveis. A cada ponto, ela vibrava com a torcida, que respondia com muito barulho. Com outra grande jogada, Bárbara assumiu a frente do placar 18/17. No momento-chave, Agatha mandou uma bola de segunda, Larissa ainda defendeu, mas Talita acabou jogando na rede, e as rivais fecharam em 21/18, levando a disputa para o tie-break.

A disputa continuou acirrada, com bonitos ralis. Larissa mostrou um repertório de encher os olhos, deixando o time com dois pontos de vantagem: 8 a 6. Líderes do ranking mundial, ela e Talita entraram em sintonia perfeita e ampliaram para 10/6 em um momento decisivo. Agatha tinha dificuldades para defender, porém, Bárbara dava muito trabalho às adversárias, seja no ataque, na defesa ou no saque. Depois de um ponto de contra-ataque e um bloqueio, encostaram no placar: 11/10. Talita conseguiu o match point com uma bola que passou por cima do bloqueio da rival paranaense. Barbara salvou o primeiro, no entanto, Larissa selou a vitória com um ataque preciso no corredor: 15/12.

Atletas no pódio após competição no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/FIVB)
Atletas no pódio após competição no Rio de 
Janeiro (Foto: Divulgação/FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: