domingo, 6 de setembro de 2015

Bellucci perde intensidade, falha na reação, e Murray vence por 3 sets a 0

Número 1 do Brasil chega a estar em vantagem no início, mas vê britânico tomar as rédeas do jogo e cai na terceira rodada. Jejum contra top 10 em Grand Slams continua



Por
Nova York


O começo de partida foi promissor. Afinal é sempre bom nos minutos iniciais já ter uma quebra de vantagem sobre um tenista do top 10, principalmente quando se está num Grand Slam. Porém, a liderança de Thomaz Bellucci no duelo de terceira rodada do US Open contra Andy Murray, neste sábado, durou apenas um game. Depois de um primeiro set equilibrado, o número 3 do mundo encontrou o caminho para abafar o tenista brasileiro e distribuiu grandes jogadas. Bellucci ainda tentou a reação no terceiro set, mas errou muito quando menos podia. 
O britânico, seguro durante todo tempo, conquistou a vitória por 3 a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 7/5, para avançar às oitavas de final em 2h11.

- Joguei bem, mas o Murray também jogou muito bem. Nas oportunidades que tive, acabei não aproveitando, e contra caras como ele, não dá para vacilar. Mas deixo o US Open contente com a minha participação e com o nível de tênis que venho jogando - afirmou Bellucci.

Andy Murray, Thomaz Bellucci, US Open (Foto: Reuters)
Quatro anos após vencer Murray em Madri, 
Bellucci é derrotado pelo britânico no US 
Open (Foto: Reuters)


Anteriormente, Bellucci e Murray haviam se enfrentado apenas uma vez e num piso diferente do US Open (quadra dura). No saibro do Masters 1000 de Madri, em 2011, o brasileiro, que vivia seu melhor momento da carreira, ficou com a vitória nas oitavas de final por 6/4 e 6/2.

Atual número 30 do mundo, Bellucci nunca venceu um top 10 num Grand Slam. Com o revés deste sábado, o brasileiro soma 12 derrotas em 12 partidas contra adversários com essa credencial. Porém, essa foi a primeira vez que ele alcançou a terceira rodada do US Open.

- Agora é pensar da Copa Davis. É uma competição que gosto muito jogar e que estou muito motivado para jogar contra a Croácia.

Confira a chave masculina do US Open

O sul-africano Kevin Anderson, 14º do ranking mundial, derrotou o austríaco Dominic Thiem (20º) também em sets diretos - 6/3, 7/6(3) e 7/6(3) - e será o adversário de Murray nas oitavas de final. O confronto será realizado nesta segunda-feira.

O SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2, a partir de 12h (de Brasília). Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.

Andy Murray, US Open (Foto: Getty Images)
Murray eliminou Bellucci em sets diretos e está 
nas oitavas de final do US Open 
(Foto: Getty Images)


o jogo

Bellucci escolheu começar a partida na devolução, e a decisão se mostrou sábia num primeiro momento. Com Murray ainda frio, o brasileiro ameaçou a quebra logo no primeiro game, chegando a fazer 0-30. Firme nas trocas de bola e atacando fundo, ele conquistou a quebra dois games depois, numa direita do britânico na rede. O problema foi que Bellucci desperdiçou a vantagem já no game seguinte: após duas duplas faltas seguidas, o tenista paulista levou a pior num duelo de slices e permitiu o empate (2/2). Precisou ainda segurar a pressão num sexto game de oito igualdades, salvando quatro break points, sendo três no segundo serviço. Enquanto lamentava os vacilos em boas chances de chegar a uma nova quebra, o brasileiro não evitou ser quebrado dois games depois, quando subiu à rede e tomou o contra-ataque na cruzada. Murray então confirmou o serviço e levou o primeiro set, que durou 50 minutos.

Thomaz Bellucci, US Open (Foto: Reuters)Bellucci jogou de igual para igual no primeiro set, mas depois perdeu intensidade (Foto: Reuters)


Além da vitória parcial, o britânico ganhou ainda mais folga no placar ao começar o segundo set com a quebra. Bellucci levou a pior nos três primeiros pontos da parcial, salvou dois break points, mas acabou perdendo o game de serviço ao cometer dupla falta. Se defendendo muito bem, Murray sofreu pouco a partir daí e sempre tinha uma carta na manga para, no contra-ataque, colocar o brasileiro em má posição. Depois que o número 3 do mundo pontuou com uma bela deixada, Bellucci alongou demais a esquerda e voltou a ser quebrado, no sétimo game. Mais uma vez Murray só precisava confirmar o serviço para levar o set e assim o fez.

Para Bellucci, nesse momento era vencer os sets seguintes ou dar adeus ao US Open. A irritação cresceu nas horas em que desperdiçava um bom ponto, mas aos poucos o tenista paulista deixava a disputa equilibrada novamente. Inclusive salvou dois break points e levou a melhor num duelo empolgante junto à rede. Bellucci estava atuando corretamente até perder de zero o 11º game, o que significou a quinta quebra de Murray na partida. Pela terceira vez o britânico tinha o saque nas mãos a um game de fechar o set. Agora valendo também a classificação para as oitavas de final, o número 3 do mundo buscou ser ainda mais agressivo. Bellucci chegou a salvar um match point, mas não evitou a derrota.


SEM EMPOLGAR WAWRINKA AVANÇA

Diante do belga Ruben Bemelmans (107º do ranking), no duelo válido pela terceira rodada, o suíço Stan Wawrinka (5º) não teve muitos problemas para se classificar para as oitavas de final. Mas também esteve longe de ter uma atuação regular. Apesar dos vários erros em momentos críticos, sobretudo nos últimos dois sets, o atual campeão de Roland Garros garantiu a vitória em sets diretos com as parciais de 6/3, 7/6(5) e 6/4.

Stan Wawrinka, US Open (Foto: Reuters)Wawrinka vai enfrentar Young nas oitavas de final (Foto: Reuters)


O segundo set foi a parte do jogo em que Wawrinka mais teve altos e baixos. Primeiro quebrou a raquete no terceiro game ao dar a chance de um duplo break point para o adversário. Dois games depois ficou atrás por uma quebra, mas conseguiu devolvê-la logo no game seguinte. Após quatro set points desperdiçados, sendo dois no tie-break e outros dois antes, o suíço venceu a parcial na devolução longa de Bemelmans.

No terceiro set, Wawrinka teve dificuldade para liquidar a partida. Com duas quebras de vantagem, teve o saque quebrado na primeira vez em que sacou para o jogo e salvou dois break points na segunda vez. Após um match point perdido, o suíço matou o confronto acelerando a bola vencedora de direita.

O americano Donald Young (68º) será o adversário de Wawrinka nas oitavas de final. Empurrado pela torcida, o tenista da casa conseguiu virar o placar contra o sérvio Viktor Troicki (22º) após ter perdido os dois primeiros sets - levou até pneu no segundo - e se classificou depois de 3h32 de jogo, com as parciais de 4/6, 0/6, 7/6(3), 6/2 e 6/4.

Com o resultado, Young repete seu melhor desempenho em Grand Slams: o US Open de 2011. Na ocasião, ele foi eliminado nas oitavas de final por Murray.


Outros resultados deste sábado:
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Philipp Kohlschreiber (ALE) - 6/3, 6/4 e 6/4 - veja como foi
John Isner (EUA) 2 x 0 Jiri Vesely (TCH) - 6/3, 6/4 (abandono de Vesely)
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0 Bernard Tomic (AUS) - 6/4, 6/3 e 6/1
Tomas Berdych (TCH) 3 x 1 Guillermo García-López (ESP) - 6/7(2), 7/6(7), 6/3 e 6/3


PROGRAMAÇÃO DAS OITAVAS DE FINAL

Domingo, dia 6
12h - Marin Cilic (CRO) x Jeremy Chardy (FRA)
13h30 - Benoît Paire (FRA) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
17h - Feliciano López (ESP) x Fabio Fognini (ITA)
20h - Novak Djokovic (SER) x Roberto Bautista Agut (ESP)

Segunda, dia 7 (horários a serem definidos no domingo)
John Isner (EUA) x Roger Federer (SUI)
Tomas Berdych (TCH) x Richard Gasquet (FRA)
Kevin Anderson (AFS) x Andy Murray (GBR)
Stan Wawrinka (SUI) x Donald Young (EUA)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2015/09/bellucci-perde-intensidade-falha-na-reacao-e-murray-vence-por-3-sets-0.html

Nenhum comentário: