domingo, 1 de março de 2015

Com os pés no chão, René elogia a aplicação dos jogadores alvinegros

Técnico do Botafogo valoriza vitória no clássico ao ressaltar superioridade normal doFlamengo: "Está montado há mais tempo, e o nosso time está junto há 49, 50 dias"


Por
Rio de Janeiro

 
Sete partidas no Campeonato Carioca. Seis vitórias, um empate e a liderança isolada da competição, mantida justamente no clássico contra o Flamengo. Foi o primeiro grande teste do Botafogo em 2015, ano de reconstrução, de trabalho para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. O triunfo por 1 a 0 sobre o arquirrival rubro-negro na tarde deste domingo, no Maracanã, deu a René Simões a sensação que está no caminho certo, mas não foi o suficiente para que o técnico alvinegro saísse exaltado do estádio no dia em que o Rio de Janeiro completou 450 anos. Ele ressaltou o bom trabalho que está sendo feito, mas que ainda falta alguma coisa.

– O Flamengo está montado há mais tempo. Seus jogadores se conhecem mais, têm mais cancha, e o nosso time está junto há 49, 50 dias. Tudo é novo para nós. Ainda bem que trouxemos o time para treinar aqui, foi muito importante. Estava com medo de a equipe dar uma paralisada. Parabenizo o pessoal da análise de desempenho, tínhamos o Flamengo todo mapeado.


René reconhece a superioridade do adversário em parte do jogo, principalmente no primeiro tempo, por isso um outro resultado não seria anormal.

– O Vanderlei usou três sistemas táticos, isso tudo foi estudado, os jogadores receberam orientação, mas por faltar essa experiência, no primeiro tempo, com quatro no meio contra um time de três atacantes, o domínio tinha de ser nosso, mas não foi. Depois que mudei ficamos com três a três, e o Vanderlei fez uma nova mudança no segundo tempo, aí tivemos de nos adaptar. Se o Flamengo ganhasse não seria nenhum absurdo, porque jogou para isso. O Botafogo conseguiu bolas na trave, foi objetivo e criou as oportunidades. O resultado veio da aplicação dos nossos jogadores, mas o volume de jogo foi do Flamengo.


Confira os melhores momentos da coletiva do técnico do Botafogo:

Novas caras
O Tomas eu já sabia. Insisto com o Tomas, com o Gegê... O Jardel é um excelente jogador. Nossas contratações foram feitas com muito cuidado. Agora é montar um time e ver peças de reposição. Saímos satisfeitso por ter visto isso aí. Não foi fácil jogar com o Flamengo, não.


Saída de Diego Jardel
Tínhamos quatro jogadores e não conseguíamos ganhar o meio de campo, então precisava espelhar o adversário. Foi uma opção tática, nada a ver com a lesão. Eu trabalho pensando no grupo, o meu compromisso é com o grupo. Se o Jardel gostou ou não, é problema dele, e ele já ouviu isso no vestiário. No time mando eu. Coloco e tiro a hora que achar melhor. Quando coloco não tenho de dar satisfação, então também não tenho de dar quando tiro. Ele tem de ficar caladinho. Vocês, da imprensa, têm de ajudar nisso. É um fato negativo, não positivo. Levamos de 7 a 1 na Copa, e isso é tudo um contexto. Saiu, saia calado, vá para o vestiário e trabalhe mais.


Festa dos 450 anos do Rio
Emocionei-me ao escutar "Cidade Maravilhosa". Foi muito bonito. Acho que o Vanderlei não se sente menos presenteado também. Quando amamos, cuidamos. É preciso cuidar do nosso Rio de Janeiro. Mas o presentão mesmo foi dia 17 de dezembro, quando vim para o Botafogo.


Sabor especial?
Essa vitória não tem nenhum sabor especial por ter sido contra o Flamengo. Agora vou querer saber os indicadores da equipe, saber no que melhoramos, no que pioramos. A única preocupação era o Maracanã. Alguns estádios você tem de preparar. Se você for levar um time, por exemplo, para jogar no estádio Azteca, tem de preparar. Não digam que eu minimizei jogar contra o Flamengo, mas a minha preocupação era a estreia de muitos no Maracanã.


Saída de Jobson sob provocação
Ele saiu tranquilo, está com a cabeça boa.


De quarta força a líder
Quem fez essa avaliação no início foi absolutamente correta. No seu lugar, eu escreveria que o Flamengo é favorito junto com o Fluminense, e o Botafogo seria quarta força, porque montou o time agora. Talvez o que esteja sendo anormal é o trabalho, a aplicação que o time vem tendo, mas antes era isso mesmo. Para mim, antes seria Fluminense, depois Flamengo, Vasco e Botafogo. Temos de trabalhar muito, sabendo que dificuldades virão, como as que enfrentamos na partida contra Nova Iguaçu. Cada jogo é um jogo.


Pontos positivos e negativos
Eu foco sempre na solução, não no problema. Jogamos contra um favorito ao título. Mostramos muito mais coisas positivas do que negativas, mas claro que houve coisas negativas, e vamos aprender com isso. Foi uma partida muito boa. Jefferson e Paulo Victor fizeram boas defesas. Mas acho que foi um duelo tático muito interessante.


Tomas
Esse jogador fez uma campanha excepcional no Boa Esporte, com 15 gols, e não é comum um meia fazer isso. Ele pertence ao J. Malucelli, e já o conhecia pela Jamaica, quando fui a Coritiba, e ele tinha proposta de São Paulo, que saiu da jogada. Depois de Minas, depois os Emirados Árabes, fiquei muito feliz de ter vindo para o Botafogo. Foram muito corretos.  Ainda não demonstrou tudo o que ele pode, porque pode ser mais ainda.


Ambiente do grupo
As vitórias garantem o emprego do treinador, mas o que sustenta o meu trabalho são os indicadores.
Claro que a autoestima desses jogadores aumenta. Tivemos de ter muita tranquilidade no intervalo, existia um nervosismo contra o árbitro, existe essa neura de que o árbitro é sempre contra o Botafogo, e disse a eles que não conseguiriam mudar isso se não se acalmassem. O grupo deve estar muito feliz, tem um dia para comemorar, mas na terça-feira o negócio começa quente de novo.


Superstição e novo treino no Maracanã
Não sou supersticioso. Troco tudo, calça, camisa... Preocupação era que a equipe não tinha jogado no Maracanã, e foi bom o contato com a torcida também. Falo de torcida, não de bandidos. Não tem necessidade de vir aqui para treinar antes de jogar com o Fluminense, não. Agora vamos torcer para que o Pimpão já trabalhe conosco na terça, na quarta. A informação que tenho do departamento médico é que ele está evoluindo muito bem.


FONTE:
http://glo.bo/1E7oewF

Nenhum comentário: