sábado, 14 de março de 2015

Acordo financeiro de Sauber e Garde garante Nasr e Ericsson por todo o ano

Após perder ação na justiça, equipe chega a acordo com holandês e vai o ressarcir em dinheiro por ter lhe tirado a vaga em 2015. Com isso, brasileiro está confirmado


Por
Direto de Melbourne, Austrália

 

A Sauber havia anunciado na manhã deste sábado em Melbourne, ter chegado a um acordo com Giedo van der Garde em que o holandês abria mão de disputar o GP da Austrália deste fim de semana, apesar de ter ganhado o direito na justiça. No comunicado, porém, a equipe informava apenas que o acordo vale para Melbourne e diz que se pronunciará novamente sobre o caso na próxima semana. Contudo, segundo informações apuradas pela TV Globo e pelo GloboEsporte.com, este acordo renderá uma compensação financeira ao piloto holandês e valerá por toda a temporada de 2015. Com isso, o brasileiro Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson poderão ir para a pista tranquilos, sabendo que estarão com suas vagas garantidas durante todo o ano. 

No paddock de Melbourne neste sábado, a chefe do time, Monisha Kaltenborn, disse que só dará detalhes sobre a situação na próxima semana, mas admitiu o alívio com o acordo:

- É importante dizer que foi uma situação muito tensa, mas estou muito aliviada que ambas as partes cooperaram bem para encontrar a solução, isso que foi o mais importante.

BLOG VOANDO BAIXO: Entenda o caso Sauber x Van der Garde

Julgamento Giedo van der Garde Sauber  (Foto: Agência Reutes)
Giedo van der Garde será ressarcido 
financeiramente pela Sauber por 
ter perdido vaga (Foto: 
Agência Reutes)


Sauber x Giedo van der Garde

Piloto reserva da Sauber no ano passado, Giedo van der Garde possuía um contrato que lhe daria direito a ser titular da equipe em 2015, caso fosse realizado um investimento de €10 milhões (R$ 34 milhões) de seus patrocinadores. O acordo entre equipe e piloto foi concretizado em setembro do ano passado. No entanto, nos meses seguintes, em razão da profunda crise financeira que atravessava, a escuderia suíça ignorou o acordo com o holandês e acertou a contratação de Marcus Ericsson e Felipe Nasr, graças ao aporte financeiro que os dois traziam, cerca do dobro do valor levado pelo holandês.

Sentindo-se lesado, Van der Garde decidiu entrar na justiça para reaver seu direito de ser titular. No início de fevereiro, ele teve ganho de causa em um tribunal da Suíça. Às vésperas da corrida de Melbourne, o holandês entrou com outra ação, dessa vez na Corte de Victoria, na Austrália, e ganhou, novamente, por unanimidade. A Sauber recorreu, alegando que o piloto não tinha uma superlicença válida (requisito necessário para correr na F-1) mas teve o pedido rejeitado e foi obrigada pela justiça a escalar o holandês.


O brasileiro Felipe Nasr emplacou a Sauber na terceira posição deste domingo (Foto: Divulgação)
O brasileiro Felipe Nasr emplacou a Sauber na 
terceira posição deste domingo (Foto: Divulgação)


Os advogados chegaram a solicitar um mandado de segurança para que a decisão fosse cumprida neste fim de semana, sob pena de sequestro dos bens da Sauber e prisão da chefe Monisha Kaltenborn. O imbróglio correu na justiça e a decisão ficou para a manhã deste sábado, na Austrália. O clima entre o piloto e a Sauber era dos piores. Na sexta-feira, em uma das cenas mais constrangedoras dos últimos anos, assim que o holandês entrou nos boxes da equipe, todos os mecânicos se retiraram. Na sequência, Van der Garde saiu sorridente pelo paddock, vestindo o macacão de Marcus Ericcson.

Com receio de penas judiciais, a Sauber não mandou para pista Felipe Nasr e Ericcson no primeiro treino livre de sexta-feira. Como a decisão do caso ficou adiada para a manhã de sábado, os dois participaram da segunda sessão de atividades. Graças ao acordo com o holandês, válido para o GP da Austrália, o brasileiro e o sueco estão garantidos, pelo menos na corrida de Melbourne.


Giedo Van der Garde desfilou de macacão da Sauber pelo paddock na sexta-feira  (Foto: Luiz Demétrio Furkin / TV Globo)
Van der Garde desfilou de macacão da Sauber 
pelo paddock na sexta-feira (Imagem: Luiz 
Demétrio Furkin / TV Globo)


FONTE:

Nenhum comentário: