sábado, 14 de março de 2015

Serenidade e cumprimentos ao juiz: Talmo e sua pedagogia de exemplo

Treinador do Sesi-SP chama a atenção por extrema cordialidade em momentos delicados e destaca educação. Força psicológica de seu time é considerada trunfo


Por
Rio de Janeiro

 
A tensão, emoção e paixão proporcionadas pelo esporte, muitas vezes, tiram do controle até mesmo aquela pessoa considerada mais tranquila. Ao longo da história é impossível enumerar a quantidade de vezes que treinadores ficam irritados com a arbitragem ou com suas jogadoras. No vôlei, o caso mais emblemático é o do russo Nikolai Karpol, conhecido por suas broncas exacerbadas, a ponto de ficar vermelho de raiva e proporcionar lágrimas nos rostos de suas comandadas. Bernardinho também não costuma aliviar, apesar de suas comandadas do Rio de Janeiro afirmarem que ele melhorou bastante seu temperamento explosivo.

Leia Mais: veja os confrontos das quartas de final da Superliga

Todavia, o que se viu na partida desta sexta entre Rio e Sesi-SP foi um duelo de opostos no banco. Enquanto o carioca gesticulava, xingava e arremessava longe seu rádio comunicador, Talmo era sereno e, não só evitou atritos com quem comandava o espetáculo, como chegou a cumprimentar os segundo árbitro nas situações mais discutíveis do jogo e acenar positivamente ao juiz principal, que estava do outro lado.

- Na hora da dúvida, eu sempre pergunto para minha atleta, isso é pedagogia de exemplo, educação. Ela disse que tocou nela, e, se tocou, parabéns pro árbitro. Qual o problema? É o fair play que a gente tem que ter. O time é muito consciente disso, sabe que vai ter dificuldades, momentos ruins. Do mesmo jeito que a gente cobra, a gente vai dar carinho. Todo mundo está tentando fazer o melhor - explicou o técnico "zen".

Talmo de Olivera (Foto: Divuigação/Sesi)
Talmo de Olivera chama atenção por sua 
cordialidade e educação 
(Foto: Divulgação/Sesi)


Sua força psicológica parece estar bem assimilada pelas jogadoras. Na maioria do tempo atrás do, até então líder invicto da Superliga, o Sesi-SP teve forças para buscar a vantagem, mesmo com um Ginásio do Tijuca quase todo a favor das donas da casa.

- O time treina pesado, o tempo inteiro focado. Cada bola pra gente é como se fosse um prato de comida. Para nos perdemos, teremos que ser levados ao extremo. O time está se preparando (para ser campeão).

Humilde, Talmo liga o sinal de alerta para o confronto contra o Brasília, equipe das experientes Paula Pequeno, Érika e Elisângela, que ainda conta com Michelle Pavão, presente em muitas convocações recentes do técnico Zé Roberto.

- Não dá pra brincar, não. Temos que entrar firmes, focados. Sabemos que vamos trazer o primeiro jogo para fazer uma boa série e nos prepararmos para seguir na competição. Vai ser pauleira, difícil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/03/serenidade-e-cumprimentos-ao-juiz-talmo-e-sua-pedagogia-de-exemplo.html

Nenhum comentário: