sábado, 14 de março de 2015

Desempenho de Nasr na classificação empolga a Sauber: "Impressionante"

Chefe do time, Monisha Kaltenborn destaca 11º lugar no grid do estreante brasileiro: "Ele é um piloto muito talentoso. Foi um bom começo, está no caminho certo"


Por
Direto de Melbourne, Austrália

 

Os sorrisos estão de volta aos boxes da Sauber. Por dois motivos. Um, pelo acordo que decretou o fim da novela com Giedo van der Garde, que postulava uma vaga no time através da justiça. Outro, pelo surpreendente desempenho do estreante Felipe Nasr no treino classificatório deste sábado para o GP da Austrália. Por pouco, mais precisamente 74 milésimos, o brasileiro não avançou ao Q3, ficando com o 11º lugar no grid, enquanto seu companheiro, o sueco Marcus Ericsson, foi somente o 16º, à frente apenas das duas McLarens, que correram com o motor limitado por segurança, e das duas Manor, que sequer participaram da sessão. Assim que chegou aos boxes, Nasr foi abraçado e recebeu os parabéns dos mecânicos. A relação dele com a equipe é das melhores nesse começo de ano, graças ao bom trabalho realizado durante a pré-temporada e o “feedback” que costuma dar sobre o carro. 

Felipe Nasr chegando ao paddock de Melbourne para seu primeiro treino classificatório na Fórmula 1 - GP da Austrália (Foto: Reuters)Felipe Nasr chegando ao paddock de Melbourne para sua primeira classificação  (Foto: Reuters)


- Já vi equipe feliz, mas igual a essa daí estou para ver. Os caras estão contentes. Mas muito contentes. Do dono ao cozinheiro. Parece que eles não veem uma coisa parecida há muito tempo – garantiu Amir Nasr, tio e responsável por orientar a carreira de Felipe.
E se você acha que Amir é suspeito para enaltecer o sobrinho, bastava ver o semblante dos funcionários da equipe neste sábado em Melbourne. Ao ser perguntada sobre o desempenho de Nasr, a chefe Monisha Kaltenborn, que passou momentos de tensão nesta sexta-feira, abriu um largo sorriso e rasgou elogios ao piloto.

- Eu estou muito feliz. Na pré-temporada ele já mostrou grandes momentos. É a primeira vez que ele faz um treino classificatório conosco e foi uma performance muito impressionante. Ele fez um grande trabalho e deixou uma boa impressão. Ele é um piloto muito talentoso. Foi um bom começo, ele está no caminho certo – reconheceu a dirigente, que evitou entrar em detalhes sobre o “caso Van der Garde”.


Monisha Kaltenborn - treino classificatório GP da Austrália Sauber (Foto: Felipe Siqueira)
Monisha Kaltenborn sorri ao comentar bom 
desempenho de Nasr no treino para o GP 
da Austrália (Foto: Felipe Siqueira)


Monisha ressaltou também que a performance do brasileiro traz a expectativa de um ano competitivo da Sauber com o novo C34. Ainda mais depois da equipe amargar em 2014 a pior temporada de sua história, sem marcar nenhum ponto, algo inédito nos 22 anos do time.

- Ver esse tipo de performance é uma sensação muito boa. Não apenas pela situação deste fim de semana, mas também se você olhar para o ano passado, era um desafio muito grande em termos de performance. E, de repente, ver seu carro mais na frente novamente, mostra que temos um pacote de performance bem mais competitivo comparado ao do ano passado. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Mas as bases são boas e isso nos dá muita motivação.


Felipe Nasr, da Sauber, no treino classificatório para o GP da Austrália (Foto: AFP)
Felipe Nasr, da Sauber, no treino classificatório 
para o GP da Austrália (Foto: AFP)


O próprio sueco Marcus Ericsson reconheceu o bom trabalho do companheiro de equipe:
- Eu cometi um erro no Q1 e perdi muito tempo, mas o Felipe foi mais rápido. Ele fez um ótimo trabalho hoje. Eu tenho muito trabalho a fazer. Preciso analisar os dados e ver onde posso melhorar. Espero que nós dois possamos fazer uma ótima corrida – avaliou.

Para Amir, o resultado de Nasr neste treino é ainda mais relevante já que ambos os pilotos do time não participaram do 1º treino livre de sexta-feira em razão do imbróglio entre Sauber e Van der Garde. Para ele, caso o brasileiro tivesse participado, seriam boas as chances de ter avançado até o Q3.

Treino Formula 1 Australia (Foto: Felipe Siqueira)Ericsson em Melbourne (Foto: Felipe Siqueira)


- Acho que a ausência do treino de sexta-feira fez falta para o Felipe, que não conhecia a pista, que é muito difícil. Fez falta para a equipe também, que precisava desenvolver o carro para essa pista. Nesse momento, cada volta conta, cada treino conta. Se pegar os testes de Barcelona, o Felipe estava na frente das duas Lotus, e se ele ficasse na frente de uma aqui apenas, já seria o suficiente para ir ao Q3.  Devido às circunstâncias, a todo o drama, toda a novela, toda a perda de tempo precioso, acho que foi acima de qualquer expectativa. Se o fim de semana tivesse começado normal, ficar entre os 12 seria realista. Mas quando aconteceu aquele problema, a realidade mudou, a expectativa mudou. E ele conseguir surpreender todo mundo é sempre muito bom. Surpresa agradável é sempre muito bom – analisou.

Neste domingo, Nasr quer transformar o bom desempenho no treino classificatório em um bom resultado na corrida. Seu objetivo é ficar entre os dez primeiros e marcar pontos logo na estreia:

- Estou me sentindo bem, preparado. Os treinos de pré-temporada me deram uma boa sensação do carro, da equipe, do que esperar. E acho que a oportunidade de marcar pontos são essas três primeiras corridas. Vamos para a corrida. Está todo muito preparado. E é o que gosto de fazer. Esse meio do grid está bem próximo, vamos lutar para levar o carro aos pontos - disse o piloto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/03/desempenho-de-nasr-na-classificacao-empolga-sauber-impressionante.html

Nenhum comentário: