segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dose de adrenalina: grupo pratica pêndulo na ponte Presidente Dutra

Grupo "Sertão Adventure" realiza os saltos no local há cerca de 10 anos.
Os petrolinenses também treinam outros esportes radicais como tirolesa e rapel


Por Petrolina


pêndulo presidente dutra (Foto: Magda Lomeu)
Saltos de pêndulo na ponte Presidente 
Dutra tem um refrescante banho no 
rio São Francisco como presente 
(Foto: Magda Lomeu)

Além de ligar as cidades de Petrolina - PE e Juazeiro - BA, a ponte Presidente Dutra tem ganhado também outra função, a de estrutura para prática de esportes radicais. O grupo de petrolinenses, "Sertão Adventure" se reúne desde 2004 para realizar treinos de pêndulo no local. A atividade consiste em um salto de um lugar alto, em que o praticante tem como suporte uma corda que desce e sobe até parar. Aqui, o presente no final é um refrescante banho no Rio São Francisco, mas a turma garante que experimenta a prática em diversos lugares.


saiba mais


- Como aqui não tem cachoeira, a gente viaja também para Itaitú, Jacobina, Pindobaçu, Lençóis, Brejões, etc - explica Genebaldo Mendes Almeida, 2º Sargento da Polícia Militar de PE e praticante de esportes radicais há 12 anos.

Se os locais para prática do pêndulo podem variar, o que não pode mudar é o cuidado com a segurança dos praticantes. Além da cadeirinha ligada à corda presa na ponte, o uso de alguns itens como capacete e colete é indispensável. Por isso, segundo Genebaldo, todo mundo pode adotar o esporte como atividade.

- Na verdade não existe um perfil de praticantes aqui. Todo mundo nos procura para conhecer o esporte, independente de idade, sexo e profissão - avalia Genebaldo.

pêndulo presidente dutra (Foto: Magda Lomeu)Quem passa pela Presidente Dutra acaba assistindo aos saltos de pêndulo (Foto: Magda Lomeu)

O único critério para qualquer pessoa é ter coragem. O estudante Alexandre Brito saltou pela primeira vez, mas já dá dicas de como superar o medo de altura.

- Se a gente parar para pensar muito na hora de pular, acaba travando. Então não pode pensar muito não, tem que ir por impulso - aconselha o estudante.

Quem passa pela Presidente Dutra nos finais de semana, seja andando ou de carro, não resiste e acaba parando para ver os "malucos" se jogando da ponte amarrados por uma corda. A plateia se forma rapidamente e não demora para que surja a vontade de saltar também.  Ao perguntar porque a prática tem crescido e conquistado cada vez mais pessoas, Genebaldo explica que a sensação é muito boa, mas indescritível. 

pêndulo presidente dutra (Foto: Magda Lomeu)Alexandre Brito se preparando para seu primeiro salto de pêndulo na ponte Presidente Dutra (Foto: Magda Lomeu)

- Eu desafio você a fazer uma vez, ai talvez você encontre essa resposta. Só fazendo mesmo para entender - brinca o praticante.
O desafio foi aceito, mas a definição da sensação ainda é difícil. A graça talvez esteja na superação do medo. 

- O corpo dá uma descarga de adrenalina, você começa a tremer, é uma sensação inexplicável. Mas depois é muito bom, muito gratificante - descreve Alexandre.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/05/dose-de-adrenalina-grupo-pratica-pendulo-na-ponte-presidente-dutra.html

Nenhum comentário: