terça-feira, 6 de maio de 2014

Brasileiro lidera time do Catar montado às vésperas do Mundial de Clubes

Levantador do Al-Rayyan, Rapha tem a missão de fazer a equipe, que contratou jogadores às vésperas da competição, dar liga e garantir lugar nas semifinais em BH


Por Direto de Belo Horizonte

rapha Al-Rayyan vôlei mundial de clubes  (Foto: FIVB)À esquerda, Rapha sobe para bloquear no jogo contra o Trentino pelo Mundial (Foto: FIVB)

O desafio era grande. O contrato de apenas cinco dias. O período de treino? Uma hora um dia antes da estreia contra o Trentino. Se conhecia muito bem o adversário, Rapha não pode falar o mesmo dos companheiros da nova equipe. Por vezes pensou em como faria para levantar a bola na medida para cada um deles. Encontrou nos cubanos Simón e Sanchez (responsáveis por 20 e 19 pontos, respectivamente) seus homens de segurança e juntos foram os pilares para que o Al-Rayyan conseguisse se impor na partida contra o time italiano. 
O resultado foi considerado surpreendente para a equipe que contratou jogadores às vésperas do campeonato que disputa como convidada. Nesta terça-feira, repetiu a dose. Desta vez passou pelo Esperance Tunis também por 3 sets a 0 (28/26, 25/18 e 25/21).

De folga na próxima rodada, o time aguarda agora pelo confronto entre UPCN e Trentino. Em caso de vitória argentina, o representante do Catar assegura vaga nas semifinais.

- Alguns desses jogadores que estão no elenco eu só tinha enfrentado. Na verdade, só conhecia o Matey Kaziyski, que jogou comigo no Trentino, em 2012. Imagina como é ficar o jogo todo pensando em como colocar um levantamento perfeito para caras que você só viu do outro lado da rede e também sem falar a mesma língua? (risos). Não sabia o que fazer. Mas acho que todos estão querendo dar sua contribuição e todos estão se doando. Isso faz a diferença - disse.

rapha Al-Rayyan vôlei mundial de clubes  (Foto: FIVB)
Rapha levanta para Mubarak cortar no 
jogo contra o Esperance Tunis, da 
Tunísia (Foto: FIVB)

Além de Rapha - que nesta temporada foi campeão turco e vice europeu com o Halkbank - e dos cubanos Sanchez e Simón, o Al-Rayyan foi buscar o ponteiro búlgaro Kaziyski e o líbero Alan, que estava um mês sem jogar depois da eliminação do Campinas nas semifinais da Superliga.

- Estou muito feliz. É um objetivo novo e inesperado. Quando souberam que aceitei, meus amigos dos tempos de Trentino me mandaram emails, brincando que eu era um traidor porque iria enfrentá-los (risos).

Passada a estreia, Rapha continua mantendo a receita que tem levado o Al-Rayyan adiante: muita conversa no vestiário e acordo de fazer o simples.

- O primeiro set nos assustou. Se tivéssemos perdido ia ficar complicado. Mas também foi uma prova de superação. Temos conversado muito, normalmente em italiano porque muitos ali passaram pelo vôlei de lá. Virou a nossa língua universal. Combinamos de jogar simples, mas o simples dessa moçada é muito bem feito. 

rapha e simon Al-Rayyan mundial de clubes de vôlei (Foto: Danielle Rocha)
Sem muito entrosamento, Rapha encon-
tra opção ofensiva no cubano Simón 
(Foto: Danielle Rocha)


os grupos
Grupo A
Cruzeiro (Brasil) - anfitrião e campeão sul-americano
Belogorie Belgorod (Rússia) - campeão europeu
Matin Varamin (Irã) - campeão asiático
Guaynabo Mets (Porto Rico) - indicado pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe)

Grupo B
Esperance Tunis (Tunísia) - campeão africano
UPCN (Argentina) - vice-campeão sul-americano
Al-Rayyan (Catar) - convidado
Trentino (Itália) - convidado

tabela
Segunda-feira (5/05)
UPCN 3 x 0 Esperance Tunis (25/18, 25/18 e 27/25)
Trentino 0 x 3 Al-Rayyan (22/25, 24/26 e 22/25)
Cruzeiro 3 x 0 Guaynabo Mets (25/18, 25/15 e 25/19)

Terça-feira (6/05)
All-Rayyan 3 x 0 Esperance Tunis (28/26, 25/18 e 25/21)
17h – Belogorie Belgorod x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Matin Varamin

Quarta-feira (7/05)
14h – Trentino x UPCN
17h – Matin Varamin x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Belogorie Belgorod

Quinta-feira (8/05)
14h – UPCN x Al-Rayyan
17h – Trentino x Esperance Tunis
20h – Belogorie Belgorod x Matin Varamin

Sexta-feira (9/05) - Semifinais
17h30min – 1º lugar grupo A x 2º lugar grupo B
20h30min – 1º lugar grupo B x 2º lugar grupo A

Sábado (10/05) - Finais
16h30min – Disputa de 3° lugar
19h – Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/brasileiro-lidera-time-do-catar-montado-vesperas-do-mundial-de-clubes.html

Nenhum comentário: