terça-feira, 6 de maio de 2014

Levantador italiano vence câncer, cria associação e vê sua história virar livro

Em 2011, Giacomo Sintini teve diagnosticado um linfoma e, depois de ganhar a segunda chance na vida e na quadra, passou a incentivar pesquisas sobre a doença


Por Direto de Belo Horizonte


Giacomo Sintini volei (Foto: Getty Images)Giacomo Sintini comemora título pelo Trentino na Itália (Foto: Getty Images)

De um dia para o outro o mundo de Giacomo Sintini virou de cabeça para baixo. Ao ter diagnosticado um linfoma agressivo, em junho de 2011, o jogador passou a conviver com dúvidas e medos que jamais havia sentido. Precisou ser submetido ao tratamento de quimioterapia. Depois de sete sessões, houve a necessidade de um transplante de medula. Aos 32 anos, no auge da carreira, chegou a pensar que o momento ruim não ficaria para trás, mas ficou. Um ano e meio depois, o levantador italiano estava de volta à quadra, contratado pelo Trentino. Ganhou a segunda chance no esporte e na vida, e quis agradecer por ambas. Resolveu então criar a associação que leva seu nome e tem objetivo de angariar fundos para a pesquisa sobre o câncer.
- Eu sentia muitas dores, tinha medo de morrer, de perder tudo: minha família, meu vôlei, não ver minha filha crescer... Foi um período muito difícil para nós e o Trentino me deu essa oportunidade. Meus amigos me ajudaram. Foi difícil, dolorido voltar a jogar, mas não desanimei. Eu e minha família somos gratos à medicina. Por isso, criei a associação porque sei que tive uma chance que outras pessoas não tiveram - disse Sintini.

giacomo sintini e rapha volei (Foto: Danielle Rocha)
Sintini (à esquerda) reencontra o ex-
companheiro de Trentino Rapha, agora 
no Al-Rayyan (Foto: Danielle Rocha)

Desde então, todos os momentos têm sido vividos com sorriso no rosto. Gosta de deixar claro o quanto está feliz de poder jogar um Mundial de Clubes, mesmo que sua equipe tenha sido derrotada na estreia pelo Al-Rayyan, do Catar. A história de Sintini, a vontade de mostrar que era possível fazer novamente o que mais gosta, ser campeão italiano e ainda o melhor da final naquele maio de 2013, é um exemplo para os companheiros.


cartão da associação de sintini volei (Foto: Danielle Rocha)Cartão da associação de Sintini (Foto: Danielle Rocha)

O levantador brasileiro Rapha acompanhou de perto o caminho de volta de Sintini. Ainda estava no Trentino na ocasião. 

- Esse é o cara. Eu me arrepio só de lembrar a história de superação dele - sorri e recebe em seguida um abraço do italiano.

A luta de Sintini contra o câncer virou um livro, chamado "Forza e Coraggio" (Força e Coragem). Com seu depoimento, o levantador espera poder passar uma mensagem forte a todos os que se encontram na mesma situação em que um dia ele esteve. Faz isso não apenas nas páginas, mas pelas redes sociais e também pessoalmente. As idas aos hospitais para visitar pacientes com câncer são frequentes. Fazem parte do trabalho da associação e dão a certeza a Sintini de que espalhar esperança é um dever.

- Sei o quanto tenho sorte. Minha história teve uma final feliz.

Nesta quarta-feira, ele e seus companheiros de Trentino voltam à quadra do Mineirinho para enfrentar o UPCN, da Argentina. A partida será às 14h. 

Vôlei Trentino Itália (Foto: Reprodução / Fivb)
Sintini ao lado do capitão Birarelli na 
estreia do Trentino no Mundial (Foto: 
Reprodução / Fivb)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/levantador-italiano-vence-cancer-cria-associacao-e-ve-sua-historia-virar-livro.html

Nenhum comentário: