terça-feira, 6 de maio de 2014

Com nº 1 garantido, Nadal entra em Madri querendo inverter "fase difícil"

Espanhol, que se manterá no topo do ranking ao final do torneio, ainda não conquistou títulos no saibro europeu, onde tem dominado, nesta temporada


Por Madri



tenis rafael nadal madri (Foto: Getty Images)
Sem títulos na gira europeia de saibro,
 Nadal semanterá como nº 1 após 
Madri (Foto: Getty Images)

Pelos resultados apresentados desde 2005, a temporada europeia de saibro europeia tem sido dominada por Rafael Nadal. Porém, nos dois torneios que disputou nesta temporada sobre a terra batida na Europa, o octacampeão de Roland Garros caiu nas quartas de final no Masters 1.000 de Monte Carlo e no ATP 500 de Barcelona, algo distinto dos oito títulos já conquistados em cada um dos eventos. O espanhol estreia nesta quarta-feira no Masters 1.000 de Madri, onde é tricampeão (2005, 2010 e 2013) com o desejo de voltar a levantar o troféu de campeão. O primeiro rival, pela segunda rodada, será o argentino Juan Mónaco.

- Quando você perde, você passa por uma fase difícil, você tem mais dúvidas. Mas foi isso que aconteceu. Já disse isso diversas vezes: eu não tentei ganhar Monte Carlo 12 vezes ou Barcelona 12 vezes. Talvez isso não seja normal, é a realidade da situação. Talvez seja normal perder três vezes nas quartas de final. Talvez o que não seja normal é o que aconteceu nos últimos nove anos - disse o Touro Miúra (apelido do tenista), em coletiva de imprensa.

tenis rafael nadal madri (Foto: EFE)
Treinando bastante, Nadal quer 
conquistar o quarto título em Madri. 
Estreia é nesta quarta-feira 
(Foto: EFE)

A pressão por título é algo que está em pauta para Nadal,  mas, em relação ao ranking mundial, ela praticamente desapareceu. Pelo menos em casa. Por causa da desistência de Novak Djokovic, que não jogará em Madri por causa de uma lesão no punho direito, o Miúra continuará na liderança na próxima semana e jogará o Masters 1.000 de Roma, na Itália, no topo. Mas o ranking não passa tanto pela cabeça do espanhol. Segundo ele, o que mais procura fazer é realizar nos treinamentos pequenas mudanças que possam ter um grande impacto contra os adversários.


saiba mais

- Eu venho tentando fazer as coisas corretamente, como sempre. Espero que isso funcione. Tenho treinado desde que perdi em Barcelona. Quando você enfrenta momentos duros como esse, você adquire um pouco mais de intensidade para se recuperar o mais rápido possível. É isso o que estou tentando agora mesmo.

Nadal possui dois títulos nesta temporada. Em janeiro, ele foi campeão na quadra dura do ATP 250 de Doha, no Catar; e o último caneco foi ganho no saibro do Rio Open, no Rio de Janeiro, em fevereiro.

Nadal estará somente treinando nesta terça, mas o dia marca as estreias de Stanislas Wawrinka e de David Ferrer. Número 3 do mundo e melhor tenista da temporada, o suíço joga contra o austríaco Dominic Thiem, de 20 anos. O espanhol enfrenta o compatriota Albert Ramos. Assim como Nadal, o britânico Andy Murray estreia somente na quarta-feira, contra o o espanhol Nicolás Almagro. Roger Federer anunciou a desistência na manhã desta terça-feira e explicou que está priorizando a gravidez da esposa Mirka, que está grávida do terceiro filho do casal.

Brasileiros estreiam nesta terça
Os duplistas mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo estream nesta terça-feira em Madri, em partidas que valem vaga nas quartas de final da chave de duplas. Atuais vice-campeões do torneio, Soares e o austríaco Alexander Peya enfrentam o filipino Treat Huey e o britânico Dominic Inglot. Já Melo e o croata Ivan Dodig pegam os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. No Rio Open, ao lado do espanhol David Marrero, Melo perdeu a final para os rivais sul-americanos.

Confira os principais jogos desta terça:

Entre 9h e 11h - Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
10h15 - David Ferrer (ESP) x Albert Ramos (ESP)
Entre 10h30 e 11h30 - Treat Huey (FIL)/Dominic Inglot (GBR) x Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA)
15h - Dominic Thiem (AUT) x Stanislas Wawrinka (SUI)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/com-n-1-garantido-nadal-entra-em-madri-querendo-reverter-fase-dificil.html

Nenhum comentário: