terça-feira, 6 de maio de 2014

Achei! Afonso Alves projeta fama no Brasil: "Meu sonho é jogar aqui"

Antes anônimo, atualmente esquecido, atacante convocado por Dunga em 2007 tem poucos jogos como profissional no futebol do país e procura time para mostrar serviço


Por Rio de Janeiro


carrossel afonso (Foto: Reprodução)Treinando no Brasil, Afonso espera jogar no futebol local e fazer fama (Foto: Reprodução)

Afonso Alves ganhou espaço no Brasil em 2007. O nome mais parecia de político, mas ele só era candidato a questionamentos. Afinal, quem engoliria a convocação de um quase anônimo para a Seleção? A inclusão do centroavante do modesto Heerenveen, da Holanda, na lista dos chamados pelo técnico Dunga para a Copa América daquela temporada causou enorme surpresa nos torcedores. Quem era o tal Afonso? No país onde jogava, o sucesso era estrondoso, mas por aqui ninguém o conhecia. Foi artilheiro do Campeonato Holandês com 34 gols, superando marcas de Romário e Ronaldo no futebol local.

Terminada a competição sul-americana de seleções, vencida pelo Brasil inclusive, Afonso deu mais um passo ao estrelato em outubro daquele mesmo ano. Fez sete gols na goleada por 9 a 0 de seu time sobre o Heracles Almelo, batendo recorde de Van Basten, um dos maiores jogadores holandeses de todos os tempos. A boa fase seria a senha para se firmar na Seleção, mas isso não se concretizou. Hoje, aos 33 anos e sem clube, ele acredita que lesões e a ida para o futebol do Catar, onde ficou por quatro anos, o levaram novamente ao ostracismo.

- Na conquista da Copa América, eu não joguei muito os jogos, mas foi o momento mais legal da minha passagem (pela Seleção) e ficou marcado.
Joguei poucos jogos, e aí quando o Dunga me chamou de novo, machuquei o tendão. O Luis Fabiano entrou bem e conseguiu fazer gols. Meu time não continuou uma sequência boa no Campeonato Holandês e comecei a ficar fora. Depois, fui para a Inglaterra e logo passei rápido para o Catar. Não se olha muito para o futebol do Catar, não é muito divulgado. Acho que foi por causa disso (que nunca mais voltou para a Seleção após 2007) - disse o atacante.

afonso alves mosaico (Foto: Editoria de Arte)
Afonso posa com Alex e Diego Tardelli, 
com quem jogou no Al Gharafa, e curte 
o Brasil em sua volta (Foto: 
Editoria de Arte)

Sincero, Afonso não se faz de coitadinho e não culpa imprensa ou torcida pelo fim de suas oportunidades na Seleção. Para ele, a famosa pergunta "Quem é Afonso?" nunca o atrapalhou.


Muita gente falava do Hulk, e ele teve boa sequência de jogos e se firmou na Seleção... Esse lance da torcida não tem nada a ver"Afonso Alves

- Não tem nada a ver, a gente está vendo o Hulk. Muita gente falava dele, e ele teve boa sequência de jogos e se firmou na Seleção... Esse lance da torcida não tem nada a ver, não.

O contrato de Afonso com seu último clube, o Al Gharafa, venceu no fim do ano passado. Desde então, ele se dedicou a cuidar de uma lesão de cartilagem sofrida no joelho esquerdo. A casa escolhida para o tratamento foi o centro de treinamento do Atlético-MG, onde iniciou a carreira. Embora considere a passagem pelo futebol do Catar como fator primordial para afastá-lo da seleção brasileira, não se arrepende. A aventura valeu. E muito.

- Foi bom, sim. Ganhei três títulos, e o lado financeiro também foi bom. No começo, foi muito difícil, a cultura muito estranha e com um jogo só por semana. Mas depois fui me acostumando. Foi beleza. Tinha brasileiros no meu time, como o Rodrigo Tabata. Agora não preciso mais ir para destinos incertos - destaca Afonso, que ficou quatro anos por lá, onde defendeu Al Sadd, Al Rayyan e Al Gharafa, depois de passagem apagada pelo Middlesbrough, da Inglaterra.

Afonso fotos (Foto: Divulgação  )Afonso: ainda adolescente no Galo (Foto: Reprodução do blog afonso9.wordpress.com)

Com propostas para voltar à Holanda, vê com bons olhos esse caminho, mas vontade mesmo ele tem é de, enfim, jogar e conquistar espaço no futebol brasileiro, no qual só atuou profissionalmente pelo Atlético-MG.

- Eu estou treinando num clube que tem aqui perto de casa com jogadores que estão de férias. Meu sonho mesmo é jogar aqui no Brasil, quem sabe por mais uns dois, três anos. Estava querendo voltar para a Europa de novo, mas, se aparecer proposta do Brasil, talvez eu fique por aqui. Já fiquei 14 anos fora do Brasil e acho que está na hora de jogar aqui - afirmou.

A prioridade para um eventual retorno ao Brasil seria o Galo, já que começou lá e é atleticano de coração? Não. Afonso quer mesmo é jogar, independentemente do clube. E olha que ele já deixou frutos na Cidade do Galo: seu filho, Filipe Henrique, de 15 anos, é atacante das divisões de base do Atlético.

- Comecei no Atlético, mas isso não tem nada a ver, não. Qualquer clube no Brasil é válido, vamos esperar para acontecer - afirmou.

Afonso Al Gharafa (Foto: Reprodução)
Afonso e Tardelli vibram com presentes 
dados pelo xeque no Al Gharafa 
(Foto: Reprodução)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/05/achei-afonso-alves-projeta-fama-no-brasil-meu-sonho-e-jogar-aqui.html

Nenhum comentário: