sexta-feira, 25 de abril de 2014

Serena e Jason Collins se unem a CR7 na lista dos mais influentes da "Time"

Além da tenista, do jogador de basquete e do astro luso, Richard Sherman, do futebol americano e Lydia Ko, do golfe, entram no rol dos célebres da revista americana


Por Rio de Janeiro


O que os atletas Jason Collins, primeiro homossexual assumido na NBA; Serena Williams, lenda viva do tênis; Richard Sherman, destaque do atual vencedor do Super Bowl; Cristiano Ronaldo, atual melhor do mundo no futebol; e Lydia Ko, prodígio do golfe, têm em comum? São eles os únicos esportistas na famosa lista da revista americana "Time" das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2014, que ainda tem nomes como a cantora Beyoncé, o Papa Francisco, Barack Obama e até mesmo Edward Snowden, analista de sistemas, ex-funcionário da CIA e ex-contratado da NSA, que tornou público um esquema de espionagem dos Estados Unidos.

Montagem - Atletas Influentes (Foto: Editoria de Arte)
CR7, Serena, Jason Collins, Sherman e 
Lydia Ko são os atletas na lista dos 100 
mais influentes da "Time"
(Foto: Editoria de Arte)

Cada um deles ganhou um texto escrito por algum outro nome célebre. Pivô do Boston Celtics, Jason Collins, por exemplo, foi homenageado pela filha do ex-presidente americano Bill Clinton, Chelsea, que estudou com o atleta em Stanford. Ele entrou na categoria "pioneiros" por ter sido o primeiro jogador a publicamente assumir ser homossexual na liga americana de basquete, a NBA, ou mesmo em uma liga principal de qualquer esporte no país. Ela ressalta que, apesar de seus números nada impressionantes (média de 1.1 pontos e 0.9 rebotes por jogo), Collins sempre foi "em primeiro lugar, um jogador de basquete" e também "um líder e uma inspiração".

O texto de Serena Williams, atual número 1 do ranking mundial feminino, é assinado por um dos astros do Miami Heat, Dwyane Wade. A atleta de 32 anos, que tem 17 títulos de Grand Slam no currículo, havia aparecido na lista pela última vez em 2012. Ela é descrita pelo jogador de basquete como "uma guerreira, que tem uma agressiva e competitiva natureza combinada com paixão, controle e habilidade que a fazem uma formidável e feroz oponente". 

Wade diz que a tenista é uma amiga, mas também um exemplo no esporte.

Serena Williams tênis contra Na Li Miami (Foto: Reuters)
Serena havia aparecido na lista pela 
última vez em 2012 (Foto: Reuters)

Campeão do Super Bowl com o Seattle Seahawks, Richard Sherman não foi somente o melhor cornerback da NFL na última temporada. Foi o atleta quem colocou sua equipe na decisão da liga de futebol americano com uma interceptação em um passe do quarteback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick. Sherman ainda tirou onda com o rival Michael Crabtree, que receberia a bola de Kaepernick, gritando em uma entrevista pós-jogo que ele era "o melhor corner" e dizendo que o adversário teria falado mal dele. 
Rapidamente, o jogador, que é graduado em Stanford, passou a ser criticado e até chamado de "thug" (ou bandido), mas voltou a sair por cima iniciando um debate sobre estereótipos e mostrando "que é o mais inteligente", segundo o texto da "Time" escrito por Sean Gregory, setorista de esportes e cultura da revista.

Cristiano Ronaldo, bola de ouro da FIFA (Foto: Getty Images)
Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo 
no futebol, eleito pela Fifa 
(Foto: Getty Images)

Fenômeno do golfe, Lydia Ko completou 17 anos nesta quinta-feira, mas já está na lista da publicação americana. "Ela é responsável pelo crescimento do interesse na modalidade na Coreia do Sul, onde nasceu, e na Nova Zelândia, país onde foi criada, e também entre os juniores no mundo todo", afirmou a sueca Annika Sorenstam, oito vezes melhor jogadora do circuito mundial de golfe, em seu texto na "Time". Apesar de novata, ela já possui duas vitórias em tours da LPGA.

Por último, ainda há a presença de Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e da seleção portuguesa. Atual melhor jogador do mundo eleito pela Fifa, o lusitano estará na Copa do Mundo do Brasil. Seu texto é escrito por ninguém menos que Pelé. O Rei do Futebol escreveu que "Cristiano nunca deixa de dar o melhor por sua equipe" e que, ao vê-lo em campo, lembra do craque português Eusébio, por ter "a mesma elegância e criatividade".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2014/04/revista-americana-divulga-lista-dos-100-mais-influentes-com-cinco-esportistas.html

Nenhum comentário: