sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campeão mundial prestigia a mulher fisiculturista após "pesadelo de frango"

Casados desde 2001 e juntos há 17 anos, Úrsula Randow e Henrique Zech têm um estilo de vida saudável e prestam "consultoria" para atletas do Minas e da seleção


Por Rio de Janeiro


Henrique Zech do Minas vôlei com a mulher, a fisiculturista Úrsula (Foto: Carolina Fontes)Henrique Zech, do Minas, acompanhou a mulher, Úrsula, no "Força Bruta" (Foto: Carolina Fontes)

No Minas Tênis Clube, Henrique Zech é uma referência quando o assunto é um estilo de vida saudável. Além de ajudar os companheiros do time de vôlei com dicas de treino, musculação e suplementação, o meio de rede é uma espécie de "consultor" de atletas de diferentes modalidades do clube mineiro. 
Mas a sabedoria do campeão mundial pela seleção brasileira em 2002 se traduz em um nome: Úrsula Randow. A fisiculturista, casada com Zech há 13 anos, compete na disputa de "bodyfitness master" do "Força Bruta", evento promovido pelo ator Arnold Schwarzenegger, no Rio de Janeiro. Com uma alimentação rigorosa, ela se espelha na disciplina do marido para aguentar semanas difíceis, como a que está vivendo, à base de frango grelhado e líquidos.

- Ele tem uma disciplina que me assusta. Quando nós nos conhecemos, ele não era nem do time adulto do Minas, era o reserva do reserva e sempre demonstrou uma grande força de vontade. O Henrique leva tudo muito a sério. Se eu quero chegar aonde ele chegou e ser uma campeã mundial de fisiculturismo, preciso correr atrás e ter essa disciplina. Agora, por exemplo, estou há cinco dias só comendo frango, vou sonhar com frango, ter pesadelo com frango, não aguento mais... Preciso tomar muito líquido na semana do evento, começando com oito litros por dia para cortar no último. Subo no palco subo com 4% de gordura. Mas eu gosto de ter um estilo de vida saudável, adoro malhar e me alimentar bem. Tenho 10% ou 11% de gordura quando não estou competindo - contou Úrsula, que se alimenta a cada 2h30 para não perder massa muscular.

Henrique Zech do Minas vôlei com a mulher, a fisiculturista Úrsula (Foto: Carolina Fontes)
Há dois anos, Úrsula superou a "crise 
dos 40" dando os primeiros passos no 
fisiculturismo (Foto: Carolina Fontes)

Ex-nadadora no estilo borboleta, a fisiculturista conta que escolheu mudar os rumos de sua carreira ao entrar na "crise dos 40", sendo alvo de preconceito no início. Nos encontros de família e amigos, o casal gosta de levar a sua própria comida, como salada, arroz integral e grelhados.

- Entrei na "crise dos 40" e resolvi mudar. Quando entra no "enta", dançou (risos). Queria fazer um esporte que pudesse manter a juventude do corpo. 
Fui condenada quando escolhi seguir a carreira no fisiculturismo. As pessoas me olhavam com olho torto, era um preconceito horrível. Comecei há apenas dois anos e os resultados estão aparecendo. Agora, todos respeitam a minha decisão. Recentemente, viajei para os Estados Unidos e, ao invés de trazer bolsas e sapatos, trouxe só comida (risos). A alfândega me parou e ficou me perguntando o que era isso e aquilo. Eu explicava: "Isso é salsa em sódio, temperos, molhos... Não tem no Brasil". Acabei mostrando minha foto numa competição, falei que era fisiculturista e eles deixaram eu passar - lembra a atleta, que também dá "consultoria" para as esposas de outros jogadores do Minas. 

Henrique Zech do Minas vôlei com a mulher, a fisiculturista Úrsula (Foto: Carolina Fontes)Juntos há 17 anos, Úrsula e Henrique Zech se casara em 2001 (Foto: Carolina Fontes)

Tetracampeão da Liga Mundial (2001, 2003, 2004 e 2005), Henrique conta que já preparou um kit especial para Bruninho, do Modena.

- Os atletas veem o meu físico definido e me perguntam o que eu tomo, o que eu faço... O estilo de vida da Úrsula faz com que eu melhore o meu desempenho nas quadras. No fisiculturismo, você aprende a conhecer melhor o seu corpo e como funciona a recuperação do músculo. E eu aplico isso no vôlei. Estou com 36 anos, mas me sinto com 20. Vejo meninos de 20 e poucos anos cansados depois do treino, enquanto eu fico no gás. O Giba me ligou perguntando o que ele comprava em uma viagem. Quando o Bruninho viajou com a seleção para o Japão, preparei um kit de suplementos, com proteína e aminoácidos para acelerar a recuperação muscular. Às vezes, o pessoal diz que eu estou bitolado e eu acabo virando motivo de brincadeira. Mas estou focado - disse o atleta, que pensa em morar nos Estados Unidos e iniciar no fisiculturismo após a sua aposentadoria nas quadras.

O Esporte Espetacular transmite o evento na íntegra no dia 4 de maio, com a presença de Tiago Leifert e Rodrigo "Minotauro". 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2014/04/campeao-mundial-prestigia-mulher-fisiculturista-apos-pesadelo-de-frango.html

Nenhum comentário: