domingo, 16 de fevereiro de 2014

Walter faz dois, Sobis desencanta, Flu goleia o Boavista e mantém liderança

Tricolor faz 4 a 1, vence a sexta seguida e alcança marca de três anos atrás. Fred perde pênalti na volta, e novo xodó põe pressão sobre atacante

A CRÔNICA 
 
por GloboEsporte.com
 
A expectativa era em cima de Fred. O centroavante voltou ao time após recuperar a forma física e curar a lesão na coxa direita que fez até o técnico da Seleção segurar a convocação dos atletas que atuam no Brasil para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março. Mas não foi o dia do camisa 9, que perdeu até pênalti. Quem Felipão, provavelmente atento à partida, viu brilhar foi Rafael Sobis e Walter. O primeiro desencantou após oito jogos na temporada e ainda deu assistência para  o gol de Conca, enquanto o segundo entrou no fim e balançou a rede mais duas vezes na goleada por 4 a 1 sobre o Boavista, na noite deste sábado, no Maracanã. Gilcimar abriu o placar para a equipe de Saquarema diante de um público de 13.582 pagantes (17.512 presentes). 
 A renda foi de R$ 296.280.


saiba mais

Walter já está na vice-artilharia do estadual com três gols e virou o novo xodó da torcida. Teve o nome gritado pelos tricolores desde o primeiro tempo (inclusive após o pênalti perdido por Fred), colocou pressão sobre o titular, mostrou oportunismo e faro de gol - justamente o que falta 

atualmente ao camisa 9, que não sabe o que é balançar a rede há seis meses - o último foi no dia 7 de agosto, no empate por 1 a 1 com o Vitória, no Barradão, durante o último Campeonato Brasileiro. Conca também teve atuação destacada: além do gol de cabeça, organizou quase todos os ataques e foi o maestro do time.

- O grupo do Fluminense é muito bom, não merecia o que passou no ano passado. Sempre mostrei que meu futebol é esse, cada vez mais calar a boca de muita gente aí - comemorou Walter, que ainda elogiou Rafael Sobis e Fred.

O resultado manteve o Fluminense na liderança isolada do Campeonato Carioca, com 19 pontos, e ainda fez o time alcançar a marca de seis triunfos consecutivos, feito que não acontecia há três anos, ainda sob o comando de Muricy Ramalho. Já o Boavista segue com 12 pontos e perdeu a chance de encostar nas primeiras colocações. As equipes voltam a campo já no meio de semana. O Tricolor visita o Macaé na quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Moacyrzão, enquanto a equipe de Saquarema joga na quinta, às 16h, contra o Audax em Moça Bonita.

Walter, Fluminense x Boavista (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC) 
Xodó Walter faz três gols no estadual e aumenta 
pressão sobre Fred (Foto: Nelson 
Perez/Fluminense FC)
 
Fred perde pênalti, mas Conca salva

As condições do jogo estavam perfeitas na visão de Renato Gaúcho: gramado perfeito, torcida presente e uma noite sem o calor habitual do Rio. Só o que não favoreceu o Flu foi a postura recuada do Boavista, que jogava pela primeira vez no Maracanã em 2014. Estratégia que começou dando certo. Com praticamente todos os jogadores no campo defensivo, a equipe pouco levou sustos. E no curto tempo em que tinha a bola, tentava explorar as falhas do adversário. Foi assim aos 25 minutos. Jean saiu jogando errado e deu o contra-ataque que terminou na cabeçada em forma de tiro, de tão forte, de Gilcimar. O segundo contra-ataque, com dois contra dois, poderia ter complicado a vida tricolor, mas desta vez André Luis não acertou o passe.

O Flu depositava esperanças em Fred e insistia em levantar a bola na área para o atacante, que tinha dificuldades no meio dos zagueiros. Se pelo alto estava ruim, por baixo o atacante teve duas chances claras de marcar. A primeira cara a cara com o goleiro Getúlio Vargas após lindo passe de Jean, mas o chute de canhota para fora. E a segunda foi ainda melhor, na marca da cal depois de um pênalti marcado pelo árbitro de Bruno Rodrigo sobre o próprio camisa 9. O centroavante pediu a bola, mas carimbou a trave na cobrança. "Walter, Walter", pediram os torcedores. Quando o primeiro tempo tinha tudo para terminar em vaias, Conca se apresentou como elemento surpresa na área e, com seu 1,69m de altura, cabeceou para empatar o jogo após cruzamento de Sobis.

Conca e Jean, Fluminense x Boavista (Foto: Agência Photocamera) 
Com 1,69m, Conca fez gol de cabeça e foi o 
maestro do time (Foto: Agência Photocamera)
 
Sobis desencanta, e Walter faz mais dois
- Estou bem, só precisando de gols, mais nada - dizia Fred no intervalo.
O atacante ganhou um voto de confiança de Renato e voltou mais empolgado para a etapa final.

 Na primeira bola que dominou na entrada da área, já girou o corpo e bateu para defesa de Getúlio Vargas. Logo depois, ganhou sua primeira disputa pelo alto e cabeceou com perigo. As jogadas aéreas continuavam sendo a melhor arma do Flu. Foi assim que Sobis cruzou, o goleiro saiu mal do gol e viu a bola parar na trave. Mais uma vez pelo lado direito, Conca lançou na área para uma pancada de primeira do camisa 9, raspando o travessão. O Boavista se assustou com a pressão e passou a acumular cartões com faltas para conter as investidas.

Preocupado, o técnico América Faria tirou o meia Cascata, que já tinha amarelo, e tentou colocar seu time para frente com o atacante Diogo, aos 17. Mas no minuto seguinte quem chegou ao gol foi o Fluminense. Em dia de maestro, organizando os lances ofensivos, Conca lançou Carlinhos.

Ele dominou a bola, que sobrou para Sobis chutar, virar o placar e sair na sequência, exausto, dando lugar a Walter. E o gordinho manteve o brilho. Com só 18 minutos em campo, o novo xodó fez mais dois de puro oportunismo, aos 36 e aos 45: um em erro de Carlinhos que virou passe e outro em assistência de Wagner, praticamente no mesmo lugar dentro da área. O titular Fred, que não conseguiu deixar a sua marca, ainda saiu aplaudido para a entrada de Chiquinho.





FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2014/15-02-2014/fluminense-boavista.html

Nenhum comentário: