domingo, 16 de fevereiro de 2014

Verdão tenta acabar com tabu de 18 anos do Timão no Pacaembu

Palco onde o clássico mais ocorreu na história, estádio vem sendo favorável ao Corinthians, mesmo nas partidas com mando do Palmeiras

Por São Paulo, SP

Invencibilidade, seis vitórias em sete jogos, time entrosado... Diversos fatores parecem pesar a favor do Palmeiras para o clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Exceto um: o palco do jogo. No Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, o Verdão não vence o maior rival desde o dia 17 de setembro de 1995. Um tabu que ficou mais evidente nos últimos anos. 

estádio Pacaembu jogo Palmeiras (Foto: Sergio Gandolphi ) 
Mais de 18 mil ingressos já foram vendidos para 
a partida (Foto: Sergio Gandolphi )


Desde que o Corinthians passou a não utilizar mais o Morumbi para mandar seus jogos, durante a gestão de Andrés Sanchez, presidente alvinegro entre 2007 e 2011, o Timão transformou o Pacaembu na sua casa. Mesmo quando o Palmeiras atuou como mandante no estádio municipal, levou a pior: caso da semifinal do Campeonato Paulista de 2011, quando o Alvinegro eliminou o arquirrival nos pênaltis e avançou à final contra o Santos.

A partida mais emblemática desse período foi após a eliminação do Corinthians na Libertadores de 2011, para o então desconhecido Deportes Tolima, da Colômbia. Com Tite em xeque e sob pressão da torcida, o Timão calou a torcida alviverde em um Pacaembu lotado e repleto de alusões à humilhação sofrida pelo time do Parque São Jorge naquela semana. O gol foi marcado por Alessandro, já no fim do segundo tempo. 

Mario Gobbi e Paulo Nobre coletiva da Paz jogo Palmeiras e Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Presidentes dos clubes deram entrevista juntos para promover a paz (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
 
Se os fatores técnicos parecem pesar a favor do Palmeiras, o Corinthians se apega às estatísticas. Além do bom retrospecto diante do arquirrival no Pacaembu, o Timão também não é derrotado pelo Verdão em qualquer campeonato desde 2011. O último triunfo palestrino foi pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro daquele ano. De lá para cá foram cinco confrontos, com três vitórias alvinegras e dois empates. 

O histórico geral segue muito apertado, com uma pequena vantagem para o Palmeiras. Em 343 partidas disputadas, o Verdão venceu 121, o Corinthians levou a melhor em 119, além de 103 empates. Recentemente, o time do Palestra Itália quebrou um jejum em clássicos contra o São Paulo.

Esta temporada deve ficar marcada como a última em que o Pacaembu sediará o dérbi paulistano. Corinthians e Palmeiras vivem a fase final da construção de suas respectivas arenas, e não terão mais de alugar o estádio, palco onde mais aconteceu o clássico em toda a história. Dos 343 confrontos entre os rivais, 150 foram no Municipal: 60 vitórias corintianas, 46 palmeirenses e 44 empates. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2014/02/verdao-tenta-acabar-com-tabu-de-18-anos-do-timao-no-pacaembu.html

Nenhum comentário: