domingo, 16 de fevereiro de 2014

Jacaré domina, quase finaliza, vence Carmont e pede por luta pelo cinturão

Com Georges St-Pierre no córner do adversário, peso-médio capixaba vence terceira no UFC e revela que lutou com lesão no braço

Por Jaraguá do Sul, SC

Não adiantou ter Georges St-Pierre no córner. O francês Francis Carmont foi um adversário duro, principalmente na luta em pé, mas não foi páreo para o peso-médio capixaba Ronaldo Jacaré, que saiu do coevento principal do UFC Fight Night no Combate: Machida x Mousasi com uma vitória indiscutível por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27). Apesar de uma oportunidade de disputa de cinturão estar prometida ao vencedor da luta principal da noite, entre Lyoto Machida e Gegard Mousasi, o ex-campeão do Strikeforce não perdeu a chance de dizer ao mundo que se sente preparado para lutar pelo título da organização.

- Gostaria de enfrentar o dono do cinturão. Se o UFC não achar que eu estou pronto, pode colocar qualquer um no meu caminho que eu mostro que estou - afirmou Jacaré na entrevista pós-luta.

Ronaldo Jacaré, Francis Carmont e Georges St-Pierre, UFC, Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Ronaldo Jacaré tem o braço erguido após 
derrotar Francis Carmont 
(Foto: Rodrigo Malinverni)
 
Carmont entrou no octógono montado na Arena Jaraguá com um nome de peso no seu córner: Georges St-Pierre, ex-campeão dos pesos-meio-médios do UFC e tido como um dos melhores lutadores de todos os tempos. Jacaré não tinha um grande atleta ao seu lado, mas tinha a equipe que o tornou campeão dos pesos-médios no Strikeforce e que ajudou Anderson Silva a se tornar uma lenda do esporte.

No cage, mostrou a evolução que obteve treinando com este grupo: bicampeão mundial absoluto de jiu-jítsu, Jacaré surpreendeu o longilíneo Carmont com um chute rodado no corpo e uma direta de direita. O francês sentiu. O brasileiro não perdeu tempo e o levou para o chão, pegou as costas e fechou o triângulo ao redor da cintura do adversário, com mais de três minutos restando. Ali, estava em casa. Carmont se defendia e tentava golpear para trás, mas Jacaré estava grudado, acertava golpes e puxava o adversário para trás. O brasileiro tentou, "na marra", fechar um esgana-galo. Carmont se livrou, mas deu espaço e Jacaré fechou um mata-leão ainda mais perigoso. O francês parecia que iria dormir, mas resistiu e escapou da posição. O capixaba manteve o domínio na luta agarrada até o final do round.

Ronaldo Jacaré, Francis Carmont e Georges St-Pierre, UFC, Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Georges St-Pierre (à dir.) incentiva Carmont 
na lutacom Jacaré (Foto: Rodrigo Malinverni)
 
Após ouvir os apelos de um desesperado GSP, Francis Carmont voltou para o segundo round andando para a frente e tentou alguns chutes baixos e jabs. Jacaré, porém, respondeu com um diretaço de direita e conectou ainda um gancho no corpo. O francês absorveu bem os golpes e voltou a chutar baixo e tentar jabs. O brasileiro respondeu com boa sequência de golpes em pé, mas o adversário esnobou. Ele se esquivou de um gancho e tentou quedar o brasileiro, mas logo desistiu ao ver que Jacaré tinha boa base. Ele fintou alguns chutes e o capixaba mergulhou em busca de um single leg, sem sucesso. Os dois se desvencilharam e Carmont levou a melhor numa sequência em que acertou o gancho de esquerda, um jab e um direto. Carmont ganhava confiança nos golpes, e Jacaré o convidou a vir para cima. Ele levou um chute no corpo e não conseguiu encontrar o adversário com um overhand de direita. O francês frustrou mais uma tentativa de queda e terminou o round com bons golpes.

Ronaldo Jacaré, Francis Carmont e Georges St-Pierre, UFC, Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Ronaldo Jacaré acerta forte cruzado de 
direita emCarmont 
(Foto: Rodrigo Malinverni)
 
No córner, St-Pierre demonstrou emoção raramente vista vindo dele ao incentivar Carmont a sair com tudo para o terceiro round. Eletrizado, o francês acertou um chute baixo, um jab e um gancho para iniciar o período. O brasileiro respondeu com dois bons golpes na linha de cintura. Num ataque do francês, Jacaré se esquivou, quedou e pegou as costas. Ele rapidamente fechou o triângulo nas costas e atacou um mata-leão. A posição não encaixou e o brasileiro não parou de golpear. Carmont conseguiu tirar Jacaré das costas com um giro na hora certa, mas o brasileiro seguiu agarrado por cima e trabalhou novamente em busca das costas. Jacaré conseguiu fechar o triângulo na linha de cintura do adversário, puxou para trás e deu vários tapas de mão fechada no rosto para abrir sua defesa. Ele achou de novo o espaço para fechar o mata-leão, mas Carmont não se entregou: se livrou, girou e sentou. Ele tentou golpear de frente para trás, Jacaré fechou mais um estrangulamento, mas não conseguiu a finalização antes do fim do tempo regulamentar.

- Foi maravilhoso, antes da luta eu já estava dizendo que poderia ser uma luta dura, mas que eu tentaria terminar antes do tempo. Tentei muito até o final. Eu achava que estava próximo de finalizar, mas ele é um adversário casca-grossa demais e tive dificuldade - comentou Jacaré, que revelou ter lutado lesionado.

- Antes desta luta, lesionei o meu braço, foi feio demais, estou cheio de fragmentos no meu braço. Lutei, estou aí, pode trazer o próximo!

Ronaldo Jacaré, Francis Carmont e Georges St-Pierre, UFC, Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Francis Carmont esteve próximo de bater em 
seguidos mata-leões de Jacaré 
(Foto: Rodrigo Malinverni)
 
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC

CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida venceu Gegard Mousasi por decisão unânime
Ronaldo Jacaré venceu Francis Carmont por decisão unânime
Erick Silva venceu Takenori Sato por nocaute técnico aos 52s do primeiro round
Nicholas Musoke venceu Viscardi Andrade por decisão unânime
Charles Do Bronx venceu Andy Ogle por finalização (triângulo) aos 2m40s do terceiro round


CARD PRELIMINAR
Joe Proctor venceu Cristiano Marcello por decisão unânime
Rodrigo Damm venceu Ivan Batman por decisão unânime
Francisco Massaranduba venceu Jesse Ronson por decisão dividida
Iuri Marajó venceu Wilson Reis por decisão dividida
Felipe Sertanejo venceu Maximo Blanco por decisão unânime
Ildemar Marajó venceu Albert Tumenov por decisão dividida
Zubaira Tukhugov venceu Douglas D'Silva por decisão unânime



Banner notícia UFC 170 combate (Foto: Combate)
 
 
 
saiba mais 

Nenhum comentário: