domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mourinho 'cai na pilha' em Manchester e perde duelo com Manuel Pellegrini

Técnico português responde a provocações da torcida do City com acenos durante a derrota pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra e só elogia diretamente Hazard

Por Manchester, Inglaterra

Os jogos psicológicos de José Mourinho na direção dos principais rivais na conquista do título inglês não afetaram Manuel Pellegrini. O treinador do Manchester City elaborou um esquema tático ofensivo no último sábado, rápido pelas alas, e aniquilou o Chelsea nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, ganhando por 2 a 0. O troco saiu 12 dias depois da lição tática que o português deu no chileno na vitória por 1 a 0, no mesmo estádio, resultado que valeu a liderança do Campeonato Inglês na 24ª rodada.

Quando levou a melhor, convincentemente também, Mourinho ganhou elogios da imprensa esportiva europeia, que estampou o seu rosto na capa dos jornais com a alcunha de "melhor treinador do mundo". A proeza do português não foi apagada da memória, mas a resposta de Pellegrini apimentou a competição entre os dois times e sobretudo entre os ex-técnicos do Real Madrid.

Mourinho, Manchester City x Chelsea (Foto: AP) 
Mourinho reclama durante o clássico entre 
Chelsea e Manchester City: alvo de 
provocações preferido da torcida (Foto: AP)

Na tarde fria de sábado em Manchester, os dois rivais travaram uma nova batalha, no mesmo estádio, mas com ideias de jogo muito diferentes. O chileno respondeu, em campo, com elegância às provocações de Mourinho durante a semana, e o público do Ethiad Stadium ainda infernizou a vida do português. Chateado com a derrota, o técnico do Chelsea abandonou o estádio visivelmente decepcionado com o seu time, que atuou sem intensidade e garra. Mas defendeu os jogadores diante dos jornalistas e voltou a enaltecer a vitória do dia 3 de fevereiro.

- É muito simples de analisar, o melhor time venceu. O City jogou melhor do que nós, mereceram ganhar. Acho que isso apenas dá mais crédito para os meus jogadores por terem ganhado aqui pelo Inglês há duas semanas e por ter vencido do City duas vezes na temporada. É um bom time, difícil de ser batido. O árbitro foi mal no segundo tempo? Sim, mas mesmo se ele fosse perfeito nós ainda teríamos perdido. Mesmo se admitirmos que o segundo gol foi em impedimento, o City ainda venceria por 1 a 0 - disse Mourinho na entrevista coletiva depois da partida.

Mourinho, Manchester City x Chelsea (Foto: AFP)Mourinho com cara de poucos amigos durante a partida em Manchester (Foto: AFP)
 
“No way José”, escrevia a imprensa inglesa na véspera da partida, lembrando que Pellegrini disse que não iria se envolver nos jogos psicológicos de Mou e preferia responder em campo. Assim foi. O técnico luso praticamente repetiu a escalação utilizada na partida contra os citizens no Campeonato Inglês, com a exceção de John Terry, substituído no centro da defesa por David Luiz. Obi Mikel entrou no meio de campo, no lugar do camisa 4. Willian e Ramires foram titulares. Oscar voltou a ser barrado do clássico. Situação que parece incomodar o armador da seleção brasileira, que na zona mista do Ethiad Stadium se recusou a falar com os jornalistas, justificando que não havia jogado. Na verdade, entrou em campo, mas apenas nos minutos finais, o que visivelmente não agradou o camisa 11 dos Blues.

O Chelsea não tinha alma, e os aplausos e gritos de incentivo de Mourinho não surtiram efeito. Pelo contrário, o City cresceu ao longo do jogo e exibiu um bom futebol. Yaya Touré conseguiu a liberdade que não lhe tinha sido concedida no último duelo com os Blues e conduziu o meio de campo dos homens de Pellegrini. O time anfitrião conseguiu boas e rápidas trocas de bola e construiu belas jogadas de ataque, levando a torcida ao delírio.

O chileno saboreou cada instante da vingança sobre o português, com sorrisos e aplausos no banco de reservas. A torcida também não perdeu a oportunidade para provocar Mourinho. Os gritos contra o português começaram logo aos 15 minutos de partida, depois de Jovetic abrir o placar, e continuaram durante todo o confronto. De um lado, a torcida do Chelsea, que tem apenas dois coros, ambos dedicados ao técnico luso. No outro canto do estádio, os citizens, em maioria, responderam com o mesmo ritmo, mas com letra bem diferente, ofensiva ao treinador. Do banco, o Mou, que assistiu a todo o jogo em pé, fazendo anotações no seu caderno, não desviava o olhar, mas levantava a mão e acenava respondendo às provocações.

Mourinho, your futebol is chit"
Coro da torcida do City contra o treinador
 
No segundo tempo, o técnico dos Blues colocou Salah no lugar de Eto'o, que sequer tocou na bola enquanto esteve em campo. De pouco serviu. Mourinho voltou a mexer no esquema tático em seguida e fez entrar Torres no lugar de Ramires. Mas o Chelsea continuava sendo dominado. O City ainda marcou o segundo, de Nasri, e quase fez o terceiro. A torcida se apressou a provocar o português novamente, fazendo referência a sua qualidade como treinador: "Mourinho, your futebol is chit, your futebol is chit", e assim continuou com este coro até o fim da partida.

Também não faltaram vaias, sempre que o português se lamentava com o árbitro. A poucos minutos do fim e sem muito a fazer, Mou voltou a mexer e pediu a Oscar que se apressasse no aquecimento. Com cara de poucos amigos, o meia entrou no lugar de Willian. O Chelsea passou do 4-3-3 para o 4-2-1-3, com o camisa 11 logo atrás dos dois alas e do único centroavante, que era Torres.

O jogo dos Blues melhorou com a entrada do brasileiro, que trouxe alguma criatividade ao meio de campo. Mas já era tarde. Oscar perdeu a condição de titular indiscutível, que, na cabeça de Mou, só pertence a um jogador, o belga Hazard. Mas o meia teve uma atuação discreta, mas ainda assim foi o melhor jogador dos Blues, saiu de campo com um sorriso no rosto e ainda ganhou um abraço do português na zona mista. O técnico elogiou a sua atuação e deu ânimo ao seu jogador decisivo, o único que para o comandante pode fazer a diferença na disputa pelo título inglês e da Liga dos Campeões.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/02/mourinho-cai-na-pilha-em-manchester-e-perde-duelo-com-manuel-pellegrini.html
 

Nenhum comentário: