domingo, 16 de fevereiro de 2014

Indignado, Caetano condena gol não marcado: 'Mancha o campeonato'

Diretor executivo de futebol do Vasco lamenta erro em lance após cobrança de falta de Douglas e pede profissionalização dos juízes. Arbitragem deixa estádio escoltada

Por Rio de Janeiro

A fúria dos jogadores do Vasco pelo gol de Douglas não marcado (reveja no vídeo acima) pela arbitragem no primeiro tempo da derrota no clássico contra o Flamengo se transformou em indignação coletiva. Depois da entrevista do técnico Adilson Batista, o diretor executivo de futebol de São Januário, Rodrigo Caetano, pediu a palavra para falar em nome do clube. Segundo o dirigente, o erro do trio de arbitragem mancha o Campeonato Carioca e vai ganhar repercussão mundial

- Vamos quebrar o protocolo porque se faz necessário. Não está somente o profissional do futebol aqui, falo em nome do clube. Fica o sentimento de tristeza e decepção peloo que ocorreu. O Flamengo não tem nada a ver, mas o Vasco foi extremamente prejudicado por um erro que todas as TVs e fotos mostraram, um fato que vai correr o mundo. Mancha o campeonato e não vai ficar limitado ao território estadual, podem ter certeza. Poderia ter mudado a história do jogo. Como profissional, saio triste - lamentou Caetano.


A polêmica nasceu pelo lance que poderia ter resultado no primeiro gol da partida. Aos 11 minutos do primeiro tempo, a cobrança de falta de Douglas bateu no travessão, quicou dentro do gol - cerca de 33 centímetros após a linha - e não foi confirmado pelo árbitro Eduardo Guimarães. O auxiliar de linha, Rodrigo Castanheira, a poucos metros do lance, também não esboçou reação.

- Infelizmente, eles têm o poder de decisão nos 90 minutos. Mas depois a vida deles continua na profissão na qual exercem. Isso é lamentável. Todos nós saímos tristes e decepcionados com o que ocorreu. O estádio viu. O Brasil inteiro viu. Essa derrota traz consequências drásticas para um clube que está se reestruturando. Vamos ter que juntar os cacos não pela derrota, mas pela forma como ela aconteceu. Se aquele lance consegue alterar até a nossa tranquilidade no decorrer do jogo, imagina para os atletas. As consequências foram as piores possíveis. Minha preocupação agora é tentar resgatar psicologicamente os jogadores. Eu no lugar deles ficaria decepcionado - frisou.


Arbitragem deixa o estádio escoltada

rodrigo caetano vasco (Foto: Edgard Maciel de Sá)Rodrigo Caetano lamentou muito o erro da arbitragem no clássico  (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Dirigentes do Vasco ainda tentaram conversar com a arbitragem após a partida e não conseguiram. Quando a delegação cruzmaltina deixou o Maracanã, o sexteto ainda estava trancado no vestiário. Eles saíram do estádio somente às 19h30m, uma hora e meia após o término do jogo, e ainda escoltados por policiais.

- Buscamos o sentido daquele juiz está ali. Falo porque levamos um representante da comissão de arbitragem para dar uma palestra na nossa pré-temporada. Minha única pergunta para ele foi sobre a função do árbitro de linha. E a resposta foi justamente para saber se a bola entrou ou não. Não quero julgar má-fé, e sim incompetência. A foto mostra que ele estava olhando apenas para o lance. Ele estava ali somente para isso. Era o lance mais importante para ele no jogo. Mas ele tomou a decisão de não assumir essa responsabilidade. Faltou personalidade ao auxiliar. Lamento muito o que aconteceu.

Rodrigo Caetano deixou claro ainda que vai tomar medidas contra o erro, por mais que tenha certeza de que elas não vão dar em nada. Para o dirigente, a solução do problema pode passar pela profissionalização da arbitragem.

- Burocraticamente vamos tomar as medidas necessárias, mas na minha opinão o efeito prático será quase nulo. Já estamos acostumados com isso. O resultado do jogo não vai mudar. As 17 mil pessoas no estádio viram o gol. Fora os que estavam em casa. Prefiro ir por partes. Antes da tecnologia eu gostaria que a arbitragem fosse profissional. Se existe punição para todos nós, porque não para o árbitro? Já fui várias vezes julgado pelo STJD. Mas não me lembro de ver nenhum árbitro sendo julgado. Eles são apenas afastados e voltam logo depois. Se eu fosse torcedor, me perguntaria: "O que vou fazer lá?" - finalizou.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/02/rodrigo-caetano-lamenta-erro-do-arbitro-poderia-ter-mudado-o-jogo.html

Nenhum comentário: