domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pivô de polêmica por ensaio sensual, libanesa diz: 'É claro que não foi fácil'

Sochi 2014 sochi 2014 

Esquiadora se vê no centro de confusão após vazamento de fotos feitas há três anos no Líbano e recebe centenas de manifestações de solidariedade pelas redes sociais

Por Direto de Sochi, Rússia

Jacky Chamoun Esqui Sochi (Foto: Amanda Kestelman)Jackie Chamoun na vila olímpica da montanha, em Sochi (Foto: Amanda Kestelman)
 
Sochi era o cenário de mais um sonho que se tornava realidade. Emocionada desde a cerimônia de abertura, Jackie Chamoun sorria, tirava fotos e vibrava por realizar um feito importante para o seu país. Com apenas 22 anos, ela representa pela segunda vez consecutiva o Líbano em uma edição de Olimpíadas de Inverno. Mas antes mesmo de competir, virou um dos assuntos mais comentados dos Jogos. E de uma forma que não esperava ou queria. Foi quando a alegria deu lugar a uma polêmica que virou assunto em todo o mundo.

Nos primeiros dias de Jogos Olímpicos da Rússia, Jackie viu fotos suas de topless serem divulgadas como viral na internet. Há três anos, a esquiadora fez um ensaio para um calendário austríaco, em um resort no Líbano. Depois da recente repercussão nas redes sociais, ela garantiu que as imagens vazadas não faziam parte do trabalho profissional que realizou. Eram apenas dos bastidores e não deveriam ter sido divulgadas. Através da internet, ela pediu desculpas aos libaneses, reconhecendo que seu país é conservador - o Líbano tem enorme diversidade religiosa, com maioria islâmica (54%) e cristã (40%), segundo dados de 2012 de um instituto de estatísticas da capital, Beirute.

Com um semblante sereno apesar do visível abatimento, a libanesa conversou com o GloboEsporte.com na vila olímpica da montanha Krasnaya Polyana. Lembrou que os últimos dias foram complicados, mas garantiu que continua concentrada para dar seu melhor nas pistas de esqui.

- É claro que não foi fácil inicialmente. Não foi bom ouvir sobre essa história e sobre o que está acontecendo no Líbano agora através dos meus pais e de meus amigos. Mas eu continuo focada. Estou na minha ''bolha'' e tento treinar o máximo porque meu foco maior é na minha competição – disse Jackie em entrevista ao GloboEsporte.com.

Jackie Chamoun Esqui Sochi (Foto: Reprodução / YouTube)Imagem do ensaio sensual de Jackie Chamoun
(Reprodução / YouTube)
 
A questão envolvendo as fotos atingiu esferas distantes do mundo esportivo. Ministro da Juventude e do Esporte do Líbano, Faisal Karami determinou uma investigação sobre o vazamento, como medida para preservar a imagem do país. Já o Comitê Olímpico do Líbano realizou reuniões e concluiu que a polêmica não afetará a participação do país em Sochi.

Em um comunicado enviado na última terça-feira e obtido pela agência de notícias ''Reuters'', o Comitê Olímpico do Líbano afirmou que as fotos de Chamoun não refletem a imagem real dos esportistas libaneses, mas optou por não tomar nenhum tipo de atitude.

- O Comitê Olímpico Libanês não vai pedir a exclusão de Chamoun dos Jogos de Sochi em adesão às regras olímpicas. Especialmente porque o delito não ocorreu durante os preparativos para os Jogos ou durante os Jogos - afirmava a nota.

Jackie agradece apoio e se emociona
Apesar da polêmica, muitos libaneses manifestaram solidariedade à atleta. Em pouco tempo, Jackie também passou a receber apoio de fãs de inúmeros países. Nas redes sociais, eles compartilharam a página ''I am Not Naked'' (em português, ''Eu Não Estou Nu''), como a intenção de defender a esquiadora. A campanha chegou, inclusive, ao Brasil. No Twitter, a hashtag #stripforjackie (tire a roupa para Jackie) também foi muito compartilhada.

MONTAGEM - apoio Jacky Chamoun libanesa i' am not naked (Foto: Reprodução / Facebook)Na internet, pessoas mostraram apoio para a libanesa (Foto: Reprodução / Facebook)
 
- É bom ver que existem muitas pessoas no Líbano me apoiando. Eles estão ajudando muito. Todos estão manifestando um carinho e um apoio enormes para mim. Estão sendo solidários. Eu estou impressionada com isso, é muito tocante – disse, emocionada.

Na internet, a corrente de apoio questiona parte da opinião pública do Líbano. Para o jornalista libanês Joumana Hadad, a polêmica envolvendo Jackie Chamoun não deveria ter ganhado tanta atenção no país.

- É escandaloso e irritante porque há muita hipocrisia - disse, à rede americana ''CNN''.
Em sua conta oficial no Facebook, a famosa marca de vodka "Absolut" também manifestou solidariedade à esquiadora, postando a imagem de uma garrafa sem rótulo. A cerveja libanesa "Almaza" fez o mesmo, usando como fundo um par de esquis sobre uma montanha nevada.

vodka absolut em apoio a Jackie Chamoun (Foto: reprodução / facebook)Vodka Absolut também entrou na corrente de apoio a Jackie Chamoun (Foto: reprodução / facebook)
 
Jackie começou a esquiar quando tinha apenas três anos de idade nas montanhas de Faraya, no Líbano. Seu pai também gostava de praticar esportes na neve tinha o hábito de levá-la todos os fins de semana. Atualmente, reside na Suíça, onde também estuda. Desde que começou a competir internacionalmente, a bela dizia que seu grande sonho era ajudar a aumentar a popularidade e os investimentos de sua modalidade no Líbano. Mesmo diante de um turbilhão de emoções na Rússia, ela faz questão de reafirmar o orgulho que sente em representar a bandeira de seu país.

- É uma honra participar das Olimpíadas pela segunda vez. Eu sinto muito orgulho de estar aqui representando o Líbano. As pessoas ficam surpresas de nos ver nos Jogos de Inverno porque não é um país que tem muita neve. Mas temos alguns resorts de esqui e também viajamos muito para esquiar.

Jackie Chamoun Esqui Sochi (Foto: Reuters) 
Jackie Chamoun começou a esquiar na infância e 
é a principal representante de seu país 
(Foto: Reuters)


Há quatro anos, nos Jogos Olímpicos de Vancouver, a bela terminou a prova de slalom na 54ª colocação. Em Sochi, ela competirá nas provas de Slalom e Slalom Gigante, as mesmas da brasileira Maya Harrisson. Sua participação começa nesta terça-feira. Além dela, o Líbano tem outro representante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Alexandre Mohbat, de 18 anos, que também disputa o esqui alpino e é tratado por Jackie como um irmão.

- Somos grandes amigos. É como meu irmão mais novo. Nós sempre treinamos juntos. Nossas famílias são próximas – conta.

As Olimpíadas de Inverno de Sochi serão disputadas até o dia 23 de fevereiro. O SporTV.com acompanha as disputas em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.

Jackie Chamoun Esqui Sochi (Foto: AP) 
Jackie Chamoun disputa sua segunda edição de 
Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: AP)


saiba mais

Nenhum comentário: