Delegações oficializam seus centros de treinamentos no Brasil, e França faz maior número de exigências. EUA ainda não pediram esquema especial de segurança
saiba mais
A maioria dos turistas quando decide conhecer uma cidade opta por ficar nos lugares mais famosos e tradicionais. Seja nas Ramblas, em Barcelona, no bairro de Plaka, em Atenas, na Avenida Champs Elysées, em Paris, ou na Time Squares, em Nova York. Porém, na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho, alguns deles querem muita distância da agitação desses locais mais badalados.
Anunciada na noite de sexta-feira de forma oficial pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL), a lista de hotéis e Centros de Treinamentos das 32 seleções apresenta uma variedade grande, mas não foge do luxo, segurança, e, principalmente, privacidade. Talvez a maior delas seja destinada para os alemães, que optaram por construir o próprio CT, na Vila de Santo André, interior da Bahia.
Confira nos links abaixo todas as concentrações das seleções da Copa do Mundo de 2014
O "Campo Bahia", nome atribuído ao futuro "quartel-general" da equipe do técnico Joachim Löw, será um complexo fechado com 13 casas, 65 quartos e uma "atmosfera de vila", um campo de futebol e um centro de imprensa. A previsão é que a construção seja concluída em março.
Projeto do CT da Alemanha, que está sendo
construído para a Copa do Mundo na Bahia
(Foto: Reuters)
Outra seleção que também vai priorizar o "isolamento" é a brasileira. Comandados por Luiz Felipe Scolari, os jogadores ficarão hospedados na tradicional Granja Comary, em Teresópolis, região serrana, do Rio de Janeiro. Lá, o elenco encontrará um espaço completamente reformado e com ainda mais estrutura para a preparação. A CBF gastará cerca de R$ 15 milhões.
Cidade do Galo, em Vespasiano, receberá a Argentina na Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Dois dos maiores CT´s do Brasil receberão seleções sul-americanas. Em Minas, a Cidade do Galo, do Atlético-MG, terá a honra de hospedar o craque Lionel Messi, que foi eleito quatro vezes o melhor jogador do planeta, e seus compatriotas argentinos. Já a Toca da Raposa, do Cruzeiro, terá a presença dos chilenos. Falando em melhor do mundo, o português Cristiano Ronaldo ficará em Campinas, São Paulo.
França exige sabonetes líquidos
No quesito "exigência" ninguém barra a França. Para ficar em Ribeirão Preto, em são Paulo, os europeus pediram uma nova academia, com equipamentos modernos, além de uma sala de massagem para o fisioterapeuta. Além disso, que fossem compradas três traves novas para o campo do hotel. Na cozinha, os funcionários trabalharão sob supervisão de um chefe francês e um médico nutrólogo. Todos deverão usar crachás e a lista de turnos ficará sob supervisão do chefe da segurança da delegação. Foi solicitado ainda que os trabalhadores evitem ficar circulando.
A delegação francesa também fez alguns pedidos curiosos. Exigiu uma sala com quatro televisores e videogames, além de 23 quartos absolutamente iguais para hospedar cada jogador. Nem a cor das paredes pode ser diferente. Eles ainda solicitaram a troca de todos os sabonetes em barra por sabonetes líquidos.
Gerente de Competições e Serviços às Equipes do Comitê Organizador Local, Frederico Nantes disse que viajou mais de 200 mil quilômetros para vistoriar os locais candidatos a sedes. Segundo ele, mesmo com o esforço, o importante foi a conclusão do inédito estudo estrutural do futebol brasileiro.
- O maior desafio foi a questão do tamanho do país. Por um
lado, tivemos um aspecto bastante positivo. Fizemos pela primeira vez o
mapeamento das estruturas de futebol no Brasil, inspecionamos 403 locais em 26
Estados. Ou seja, houve um interesse muito grande de todo o país em fazer parte
da Copa. Viajamos mais de 200 mil quilômetros.
EUA ainda não pediram reforço na segurança
De
todos os Estados, São Paulo acabou recebendo o maior número de
delegações, com 15. Entre elas, está a equipe dos Estados Unidos, que
chegou a fazer uma fase de treinamentos no CT do São Paulo nesse mês de
janeiro. Conhecida pelo forte esquema de segurança, a delegação ainda
não solicitou nenhum programa especial para a Fifa.
- Até o momento, os Estados Unidos não fizeram nenhum tipo de
solicitação especifica com relação a sua segurança. É muito provável que eles
tragam segurança própria como vários outros tipos, pois isso é uma prática normal
nas Copas. Aconteceu na África, Alemanha e deve acontecer aqui também - afirmou Frederico.
Landon Donovan no treino dos Estados Unidos,
em São Paulo, no último mês de janeiro (Foto: AP)
Talvez
esse pedido possa acontecer no mês de fevereiro, quando todos os
técnicos se encontrarão em Florianópolis, Santa Catarina, para um
congresso.
Então temos várias seções individualizadas. Teremos segurança, marketing, televisão, campos de treinamentos... São todos os assuntos que serão tratados em profundidade com os times - finalizou, ele.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/02/privacidade-luxo-e-exigencias-confira-como-serao-casas-das-selecoes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário