sábado, 1 de fevereiro de 2014

Panorama: Natal entrega estádio, e Curitiba, atrasada, fica ameaçada

Arena das Dunas recebe primeiros jogos. Por outro lado, Arena da Baixada terá aditivo financeiro para terminar a tempo, mas ainda pode ficar fora da Copa do Mundo

Por Rio de Janeiro

O primeiro mês do ano da Copa do Mundo ficou marcado pela preocupação com o andamento das obras de reforma de alguns estádios, principalmente da Arena da Baixada, em Curitiba, que corre risco de ficar fora se não mostrar avanços consideráveis até o dia 18 de fevereiro. Na semana retrasada, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve no Brasil para mais uma série de visitas e mostrou sentimentos distintos quando falou de sua visão atual da preparação.

obras estádio Arena da Baixada vistoria Fifa (Foto: EFE) 
obras na Arena da Baixada recebe críticas, e 
Curitiba fica ameaçada de sair da Copa do 
Mundo Fifa (Foto: EFE)


- Nessa data (18 de fevereiro) será possível dizer exatamente em que ponto o estádio (Arena da Baixada) está, e a velocidade das decisões que foram feitas nos últimos dias, o impacto na obra. Está bastante atrasado, mas nós da Fifa, o COL, e as autoridades estamos colocando todos os recursos que temos para monitorar a obra. Estamos olhando cada minuto do dia... Depois da reunião e do conjunto de compromissos que assumimos, estamos otimistas com a possibilidade de usar a Arena da Baixada. No dia 18 vamos avaliar, mas esperamos que esteja pronta no fim de abril - disse Valcke, em entrevista coletiva no Maracanã, no Rio de Janeiro.

jerome valcke  coletiva maracanã (Foto: Alexandre Durão)Valcke cobra melhores resultados na Arena da Baixada, em Curitiba (Foto: Alexandre Durão)
 
No embrião do projeto Copa do Mundo, a Arena da Baixada tinha data prevista de entrega para 31 de dezembro, assim como todos os outros seis estádios que não participaram da Copa das Confederações. Mas houve uma sequência de problemas e a última data prevista era 29 de março. Prazo que não deve ser cumprido.

Sabendo do risco, o governo federal entrou na jogada e promoveu novas medidas para acelerar o passo dos trabalhos em Curitiba, com liberação de R$ 39 milhões.

- A situação que se apresentou em Curitiba já tínhamos apontado alguma preocupação em dezembro, após o sorteio das chaves da Copa do Mundo. Em função disso, medidas adicionais tiveram de ser adotadas e tomadas e foi isso que tratamos na visita a Curitiba. Acertamos uma agenda de temas e encaminhamentos para reverter a situação e garantir a cidade como sede.

 Essas medidas envolveram três pilares, uma recomposição da gestão da obra com inclusão de pessoas da Prefeitura e do Governo do Estado com experiência em obras complexas, a aprovação dos dois turnos para intensificar o trabalho, e a liberação de recurso financeiro de R$ 39 milhões para tocar a obra nesse novo ritmo. Implementadas essas medidas acreditamos que podemos entregar o estádio em tempo - comentou Luiz Fernandes, do Ministério dos Esportes.

Desde o dia 1º de outubro de 2011, o GloboEsporte.com publica no início do mês um panorama com o andamento das obras das 12 arenas, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. (confira no infográfico abaixo).

Arena das Dunas é entregue
Valcke ainda esteve na Arena Corinthians e na Arena Pantanal. Em São Paulo, o francês reconheceu que a entrega do estádio ficou comprometida por causa do desastre que acabou matando dois operários, com a queda de um guindaste. Já no Mato Grosso, ele disse que a cidade  de Cuiabá será a mais beneficiada com o legado deixado pela organização da Copa do Mundo.

A parada que mais satisfez o dirigente, no entanto, foi em Natal, quando participou da inauguração da Arena das Dunas, ao lado de Dilma Rousselff. Valcke se mostrou surpreso com a beleza do estádio. Ao mesmo tempo, a presidente reafirmou o compromisso de entregar todos os estádios para a Copa.

A Arena das Dunas, por muito tempo, foi o principal foco de preocupação da Fifa, mas o estádio foi concluído antes de outros cinco. 

Presidente Dilma Rousseff dá pontapé inicial da Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)P
residente Dilma Rousseff dá pontapé inicial da 
Arena das Dunas (Foto: Augusto 
Gomes/GloboEsporte.com)

Outro que está muito próximo de ficar pronto é o Beira-Rio, em Porto Alegre. O estádio do Internacional está com 97% dos trabalhos concluídos e faltam detalhes. Em Manaus, a Arena Amazônia também segue em ritmo acelerado. As principais frentes de trabalho se concentram na colocação da membrana da estrutura metálica, instalação dos assentos nas arquibancadas, acabamentos dos camarotes, além de pinturas de paredes e revestimento do forro. Também estão sendo montados equipamentos e acessórios esportivos, instalações elétricas, de ar condicionado e demais sistemas para funcionamento da Arena, além de instalações hidráulicas.

Goteiras no Mané Garrincha
Dos seis estádios que foram concluído no primeiro semestre, o Mané Garrincha, em Brasília, foi o destaque negativo. A arena, que vai receber sete jogos do Mundial, apresentou goteiras. Em visita técnica, no entanto, o COL não demonstrou preocupação com o problema. Por outro lado, alertou para as condições do gramado e pediu a conservação do campo de jogo, que apresentou muitos problemas ao longo de 2013.



FONTE:

Nenhum comentário: