sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sem fogão há sete anos, carioca vive de alimentos crus e muitos exercícios

Eduardo Corassa, de 29 anos, faz apenas duas refeições diárias com cerca de 4kg de frutas e legumes, mas tem disposição para surfar, correr e lutar.

Por Rio e Janeiro

Eduardo Corassa vive sem fogão, forno de microondas  e panelas há sete anos. Na despensa da cozinha e na geladeira, legumes e frutas tomam o espaço. O carioca de 29 anos abandonou todo tipo de alimento de origem animal (leite, mel, queijo e ovos) e se tornou adepto do crudivorismo, a prática de se viver de alimentos crus. O estudante de nutrição parou de comer carne aos 22 anos, depois de ler artigos científicos e livros sobre o veganismo (vegetarianismo radical). Problemas como sobrepeso, diabetes, alergias, hipertensão, fadiga crônica e lombalgia desapareceram em pouco tempo. Segundo ele, graças ao novo estilo de vida. Destaca também que se tornou uma pessoa mais ativa fisicamente, praticando esportes como jiu-jítsu, tênis, corrida, surfe, musculação, ciclismo e aprendendo dança de salão. (Confira no vídeo ao lado a dica de Eduardo para fazer uma vitamina de banana, com pó de açaí e tâmaras).

Eduardo Corassa (Foto: Arquivo Pessoal)Eduardo antes e depois (Foto:Arquivo Pessoal )
- Eu sempre fui gordinho, fora de forma e não sabia que tinha de praticar esportes e tampouco me ligava na questão de saúde. Ia sempre ao médico com diferentes problemas. Com 18 anos, virei um jogador cibernético profissional e engordei muito por conta da má alimentação nas viagens que fiz para competir. Vivia de fast food, fumava, bebia cerveja em excesso e cheguei a ter 25kg a mais do que tenho hoje. Vi que precisava mudar e me exercitar. Entrei para a academia, emagreci um pouco, mas não estava satisfeito. Comecei a estudar muito sobre alimentação e percebi que a má formação do organismo, baixa coordenação motora e até doenças frequentes eram associadas ao processo de cozimento da comida. Fiquei maravilhado porque nunca mais tive nada - explicou Eduardo, de 65kg e 1,73m.

Montagem Minha História Eduardo Corassa Eu Atleta (Foto: Editoria de Arte) 
Legumes, frutas, musculação e surfe: a 
rotina do estudante Eduardo Corassa (Foto: Editoria de Arte)
 
No início do processo, o estudante relata que não sentiu dificuldades para se adaptar à nova dieta. Agora, Eduardo come apenas duas vezes ao dia, consumindo em torno de 4kg de frutas (2kg no almoço) e legumes (2kg no jantar). Na cozinha, o processador de alimentos é o seu maior aliado para fazer as saladas. Nozes, castanhas, tomate, cenoura, alface, couve-flor, brócolis, pimentão, banana, abacaxi, melancia, mamão, e até uma jaca estão sempre à mão para as refeições do dia.

- É algo muito mais mental do que uma dificuldade fisiológica. Quando nos deparamos com uma mudança na dieta, achamos que é algo muito difícil. Mas comer fruta, se bem escolhida ou madura, é prazeroso para qualquer pessoa. O cerébro se adapta em mais ou menos duas semanas para isso. Nunca tinha comido legume cru e não tinha boa alimentação. Só havia comido salada aos 20 anos. Não sinto falta de nada que comia. Como uma tigela inteira de salada e fico satisfeito - frisou.

Quanto mais estudava, mas via que estava certo, pois me sentia cada vez melhor em todos os sentidos. Não virei atleta, mas o desempenho melhorou "
Eduardo Corassa
 
Ao virar um vegetariano, Eduardo conta que sofreu com a resistência da família, de amigos e até do seu médico. Também passou dificuldades para se adaptar à dieta ao sair parar comer na rua. Além disso, vai a cada duas semanas a um centro de distribuição de alimentos comprar 40kg de frutas e legumas para armazenar em casa.

- Essa foi a parte mais difícil. Eu me senti estranho por estar comendo de forma diferente. Hoje, o veganismo é muito mais disseminado. O meu pai falava que eu estava louco, o médico dizia que eu iria morrer, minha mãe reclamava que eu ia passar fome. Cancelei meu plano de saúde e meus amigos não acreditavam. Era difícil se privar dos restaurantes e comecei a desenvolver o meu método. Qualquer restaurante tem sucos, frutas e saladas. Mas também comia antes de sair de casa para não passar fome. A longo prazo, quanto mais estudava, mas via que estava certo, pois me sentia cada vez melhor. Não virei atleta, mas o desempenho melhorou dentro da minha capacidade. Pretendo chegar aos 120 anos - ressaltou o estudante, que já escreveu cinco livros a respeito do "universo vegano".

Eduardo Corassa Minha História (Foto: Igor Christ/EuAtleta) 
Eduardo Corassa mostra os ingredientes do seu 
jantar: legumes e mais legumes (Foto: 
Igor Christ/EuAtleta)
 
Eduardo explica que ao adotar uma dieta baseada em frutas e vegetais, os alimentos mais ricos em nutrientes, o corpo é banhado em abundância pelos fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais, retardando o processo de envelhecimento. Especialista do EU ATLETA, a nutricionista Cristiane Perroni não é contra a dieta vegetariana, mas não a incentiva para seus pacientes. Ela defende como ideal a ingestão de todos os grupos de alimentos, de uma forma equilibrada.

- Alguns alimentos precisam ser cozidos para aumentar o seu potencial nutricional, exemplo é o tomate, quando assado ou cozido tem maior teor de licopeno. A dieta vegana é pobre em proteínas e também pode haver carência de vitamina B12, que não pode ser obtida através de alimentos de origem vegetal, apenas animal, e tem importante atuação no sistema nervoso e cardiovascular, e principalmente zinco. A B12 vai ter que ser suplementada, diariamente, de 5 a 10mcg - explicou.
Por sua vez, Eduardo explica que não faz uso de qualquer tipo de suplementação.

- A pessoas que não são vegetarianas normalmente possuem mais vitamina B21 e assim uma taxa mais alta do que a de um vegano. Mas muitos onívaros ainda sofrem desse tipo de carência. Só que isso não prejudica a minha saúde - encerrou o estudante.

Seja o estilo de vida que você resolva adotar, o importante é que a saúde precisa vir em sempre primeiro lugar. Então, informe-se, procure um especialista e tome a decisão de forma consciente.


 

Nenhum comentário: