sábado, 1 de fevereiro de 2014

Renato exalta grupo e define atuação como 'primorosa': ‘Não há titulares’

Técnico admite queda no segundo tempo, fruto do forte calor em Bangu, mas se diz satisfeito com campanha de recuperação que leva time a dormir na vice-liderança

Por Rio de Janeiro

O Fluminense não tinha dois jogadores: Valencia e Fred. O Fluminense foi a Moça Bonita encarar um calor de quase 40º C. O Fluminense ainda se ressente do incompleto preparo físico. Mas o Fluminense superou todas as dificuldades e, com gol de Michael, venceu o Bangu por 1 a 0, neste sábado, alcançando a terceira vitória consecutiva e a vice-liderança do Carioca. O suficiente para Renato Gaúcho definir a atuação como ‘primorosa’ e exaltar o grupo de jogadores. A ponto de dizer que não possui 11 titulares (veja os melhores momentos da vitória tricolor). 

- Fizemos um primeiro tempo primoroso, uma atuação primorosa. Poderíamos ter matado o jogo. Não matamos. O mais importante, não importa quem joga, é o grupo. Falo para eles. Têm de estar preparados. Jogador não se prepara em dois dias. É durante todos os treinos. Não tem de escolher jogo. Tem de estar preparado. Por isso, preparo todos. É isso que se faz, e é por isso que não tenho só 11 titulares – vibrou o comandante.

Pois Michael, um reserva, foi quem decidiu o jogo. Substituto do poupado Fred, o centroavante marcou de cabeça ainda no primeiro tempo. Ganhou pontos com o chefe.
- É o que falo: tem de estar preparado. Incomodou a defesas deles. Ele sempre procura uma brecha. Quando precisei dele, fez dois gols – disse Renato ao lembrar da estreia diante do Madureira, partida em que o camisa 20 também marcou.

O Fluminense chegou aos 10 pontos e, pelo saldo, perde a liderança para o Flamengo. Neste domingo, treina pela manhã nas Laranjeiras. Dia que Renato irá decidir se novos jogadores entram no rodízio de descanso – Valencia e Fred estão fora. O Audax é o rival de terça-feira.
Confira a entrevista completa de Renato Gaúcho após a vitória sobre o Bangu:

Avaliação do jogo 
É meio que impossível apresentar um bom futebol nestas condições climáticas. Aqui é muito calor. Muito difícil. Enquanto minha equipe teve pernas, jogou bem. Criou boas oportunidades. No segundo tempo, sabíamos que iria acontecer. No intervalo alguns jogadores se queixaram. Muitos pediram para sair, mas tive de segurar. Só tem três substituições. É muito difícil aqui. É muito difícil enfrentar o Bangu. Estamos com dez pontos, três vitórias seguidas. Está de bom tamanho.

Rodízio para poupar jogadores na terça
Posso poupar. Só vou pensar nisso amanhã (domingo). Verei na reapresentação, se alguém tem problema, como está a questão física. Os médicos vão opinar. Vamos ver se vou poupar. Não é que eu queira, mas chega uma hora que o desgaste é muito. Chegou uma hora que o Bruno e o Carlinhos imploraram pra sair. Há muita gente sem condições de continuar em campo. Mas amanhã vou pensar.

Renato Gaúcho Bangu x Fluminense (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense) 
Renato Gaúcho aprovou a atuação de seus 
jogadores contra o Bangu (Foto: Nelson 
Perez / Flickr do Fluminense)
 
Quem mais sente o desgaste?
Carlinhos, Bruno e Michael. Eles estão há muito tempo sem jogar. Uma semana de pré-temporada. É lógico que iriam sentir. Isso estava programado. Sabíamos disso. Mas não posso trocar 70% do time. Tem de saber dosar. Só tiro quando não aguentam mais. Ou troco durante o jogo ou poupo no próximo jogo. Terça tem jogo menos, mal que é a noite.

A melhor atuação do Fluminense?
Fluminense fez um primeiro tempo primoroso, poderíamos ter matado o jogo. Não matamos. O mais importante, não importa quem joga, é o grupo. Falo para eles. Têm de estar preparados. Jogador não se prepara em dois dias. Não tem de escolher jogo. Tem de estar preparado. Por isso, preparo todos. É isso que se faz, e é por isso que não tenho só 11 titulares

Horário do jogo
Às 17h são 16h (por causa do horário de verão). Fora de campo, eu passo mal. Imagina quem está lá dentro. É desumano. Mas entendo o horário. Há estádios sem refletores. Não queiram exigir 100% de uma equipe nestas condições.

Michael ganha espaço
Tenho total confiança neste garoto. Futuro brilhante. Ficou muito tempo sem jogar. A cabeça dele está boa. Ele pediu para sair, não aguentava mais. Fez um gol de centroavante. É o que falo: tem de estar preparado. Incomodou a defesas deles. Ele sempre procura uma brecha. Quando precisei dele, fez dois gols.

Marcação dura do Bangu
É normal. A marcação, tudo bem. Pode acontecer. Hoje houve duas ou três jogadas desleais deles. Aí, não permito. Não gosto quando meu jogador faz. Imagina o rival. Cabe ao árbitro ficar esperto. Quando começa a contar, tem rodízio. Árbitro tem de aplicar o cartão.

Fla-Flu de sábado
Não posso falar, nem pensar no Fla-Flu. Tem o Audax na terça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/02/renato-elogia-o-time-e-reclama-do-calor-enquanto-teve-pernas-foi-bem.html

Nenhum comentário: