sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nova polêmica: Sochi extermina cães para ‘limpar’ ruas para turistas

Governo russo teria pago cerca de R$ 115 mil para empresa cuidar do ‘problema’

Por Sochi, Rússia

Em meio a polêmicas sobre corrupção e proibição à chamada “propaganda gay”, os Jogos de Sochi ganharam mais um capítulo controverso fora do universo esportivo nesta semana. A imprensa russa publicou que o governo local contratou uma empresa para exterminar cães vadios para que as ruas ficassem “limpas” para os turistas que visitarão a região durante as Olimpíadas de Inverno.

cachorro sochi (Foto: Getty Images) 
Vira-latas serão exterminados das ruas de Sochi 
para 'limpar' a cidade para turistas 
(Foto: Getty Images)

Em entrevista à rede americana ABC News, o dono da “Basia Services”, empresa contratada para executar o serviço, defendeu a matança de animais como uma solução rápida para o que considera um problema de saúde pública, além de uma ameaça para a segurança de atletas durante os Jogos. É comum ver cachorros soltos andando pelas ruas de Sochi, inclusive por vezes dentro do Parque Olímpico.

- Imagine se, durante os Jogos Olímpicos, um saltador de esqui aterrissa a 80 km/h e um cachorro corre para ele enquanto ele aterrissa. Poderia ser fatal para o saltador e para o cão vadio. Estou aqui pelo direito das pessoas de andar pelas ruas sem medo de serem atacadas por um bando de cachorros – disse Alexei Sorokin.

De acordo com a publicação americana, o valor pago pelo serviço da empresa privada seria de aproximadamente R$ 115 mil. Em abril de 2013, essa polêmica havia sido levantada após declarações do membro do governo local Sergei Krivonosov. Em entrevista ao jornal “US Today”, ele justificou a ação como uma medida necessária para a preparação de Sochi para os Jogos.

- É óbvio que não deveria haver animais na rua. Nós temos responsabilidades com a comunidade internacional. Matar é só uma forma mais rápida de resolver essa tarefa.


FONTR:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/02/nova-polemica-sochi-extermina-caes-para-limpar-ruas-para-turistas.html

Nenhum comentário: