sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Copinha de A a Z: a competição que conta com todas as letras do alfabeto

Após quase sofrer boicote, Copa São Paulo começa nesta sexta, com número recorde de 104 clubes. Relembre histórias e veja informações sobre os participantes

Por São Paulo
 
 
 
Por pouco, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 não ficou sem os principais clubes este ano. Mas graças à trégua conquistada em outubro, após uma ameaça de boicote, a bola vai rolar, e a maior competição das categorias de base do Brasil contará com quantidade recorde de clubes: 104, pela primeira vez divididos em grupos com todas as 26 letras do alfabeto, de A a Z, consequentemente, em 26 cidades-sedes. Em 2013, com 100 times, a competição curiosamente só não teve o Grupo Y. 


saiba mais
Em sua 45ª edição, a principal competição sub-20 do Brasil começa nesta sexta, no terceiro dia de 2014, e tem sua decisão no Pacaembu, no dia 25 de janeiro, tradicionalmente no dia do aniversário da cidade de São Paulo. O GloboEsporte.com faz a cobertura completa da competição, com jogos em Tempo Real, e o SporTV transmite partidas (confira abaixo a lista da primeira rodada). Para esquentar o clima, confira um glossário de A a Z (exceto as letras K, W e Y) com curiosidades da Copinha, relembrando fatos históricos e com informações sobre os clubes que disputam a competição.
A

 
América-MG - o Coelho tem duas marcas das quais pode se orgulhar na história da Copa São Paulo. A primeira delas é o seu único título da competição, o de 1996, quando derrotou nada menos do que o Cruzeiro, arquirrival mineiro por 2 a 1, com gols de William e Rinaldo, e com Da Silva descontando para os celestes. O técnico era Ricardo Drubscky. A outra marca é mais recente e completa 11 anos no dia 12 de janeiro. O atacante Fred, hoje no Fluminense, marcou um gol histórico, do meio de campo, um dos mais importantes da sua carreira, na edição de 2003. Na época, ele fazia parte da equipe americana que disputava a chave em Indaiatuba. Com apenas três segundos de jogo contra o Vila Nova, ele acertou um petardo após a saída de bola e mandou a bola direto para o gol (assista o vídeo com reportagem sobre o lance histórico). O lance só não serviu para o Coelho ganhar o jogo - acabou derrotado por 5 a 1, mas alavancou a carreira do atacante campeão da Copa das Confederações pela seleção brasileira.
B

Boicote - durante o ano passado, a Copinha passou por momentos de tensão e correu risco de ver o número de participantes despencar. Em abril, um grupo formado por boa parte dos grandes clubes brasileiros ameaçou boicotar competições de base em que o São Paulo estivesse presente, sob a alegação de que o Tricolor teria sido antiético ao aliciar os jovens jogadores. A ação das agremiações foi motivada pelo suposto assédio são-paulino ao goleiro Lucão, da Ponte. Dirigentes tricolores teriam convidado o arqueiro, constantemente convocado para a seleção brasileira sub-17, para conhecer e treinar no CT de Cotia.
Por conta disso, tanto o Tricolor Paulista quanto alguns clubes que lideraram a ameaça de boicote foram excluídos de duas competições de juniores: a Taça Belo Horizonte e a Copa 2 de Julho. Após debates entre representantes das agremiações e dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora do torneio, a trégua teve desfecho em outubro, com uma carta enviada pelo São Paulo à FPF se comprometendo a apenas observar a movimentação nas categorias de base. 
C

Corinthians - o "Timãozinho", como é conhecida a equipe das categorias de base do clube paulista, é o maior detentor de títulos da Copa São Paulo, com oito conquistas (1969/70, 1995, 1999, 2004/05, 2009 e 2012), das 15 finais das que participou. Em seguida, vêm o Fluminense, com cinco títulos (1971, 1973, 1977, 1986 e 1989) e o Internacional, com quatro (1974, 1978, 1980 e 1998).
corinthians campeão copa são paulo júnior (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
A última conquista do Corinthians, em 2012 (
Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


D

Desportivo Brasil - a equipe de Porto Feliz participará pela sexta vez seguida da Copinha, tendo sempre como objetivo principal revelar e colocar no mercado jovens jogadores. Na excelente campanha de 2011, quando foi eliminado na semifinal, nos pênaltis, pelo Flamengo, o time teve o artilheiro da competição, o atacante Dellatorre, que marcou sete gols e, atualmente, atua no time profissional do Atlético-PR. No ano passado, o destaque foi o atacante Bruno Gomes, recentemente negociado com o Inter. Para este ano, o técnico Fábio Matias terá na equipe campeã do Paulista Sub-17, em 2012, a base da equipe, com idade média de 16,9 anos. Considerando todo o grupo de 25 jogadores inscritos, essa média cai para 16,3 anos, inclusive com quatro atletas de 15 anos.
E

Estrangeiros - a Copinha é uma competição nacional, mas a presença de times gringos é constante. Este ano, o grupo do São Paulo, em Barueri, terá a presença do Kashiwa Reysol, do Japão. Mas, já em 1980, o Providencia, do México, foi o primeiro clube internacional a participar. Depois, tivemos os argentinos Boca Juniors (1981) e Vélez Sarsfield (1982) e o alemão Bayern de Munique (1985). Nos anos 90, além do retorno do Boca e do uruguaio Peñarol (93), desfilaram pelos gramados paulistas Cerro Porteño-PAR e Nagoya Grampus-JAP (94), a seleção japonesa (95), o Yomiuri Verdy (96) - hoje chamado Tokyo Verdy, e de novo o Cerro e a seleção chinesa (97). Após um hiato, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, foi chamado para jogar em 2010.
F

Paulo Nunes no Flamenfo (Foto: Reprodução)Paulo Nunes no começo de carreira no Flamengo (Foto: Reprodução)
 
Flamengo - embora tenha conquistado apenas duas vezes a Copinha, a mais recente em 2011, o Rubro-Negro conseguiu na geração campeã de 1990 revelar jogadores que tiveram sucesso na vida profissional, seja no time carioca ou em outros clubes. Marcelinho Carioca, Djalminha, Rogério, Junior Baiano, Paulo Nunes e Marquinhos foram alguns nomes que consolidaram carreira após aquela edição. Já da equipe de três anos atrás, nenhum ainda conseguiu se firmar entre os titulares. Na última rodada do Brasileiro de 2013, o goleiro César teve uma chance e se destacou no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro. O volante Muralha foi emprestado para Atlético-GO e Portuguesa e foi devolvido. O atacante Negueba é outro que retornou após passagem marcada por lesão pelo São Paulo. Alguns deixaram o clube, como o meia Adryan e o atacante Rafinha, que chegou a ser titular no Carioca.
G

Grupos - em 1969 e 1970, eram apenas quatro times, com semifinais e final. E para chegar aos 104 participantes da edição de 2014, a Copinha precisou aos poucos ganhar as letras de todo o alfabeto, parecendo ter chegado a um limite (até que decidam mudar para os números). Para chegar a quatro grupos de quatro (grupos de A a Z), passaram-se dez anos. Duas décadas depois, o número de participantes passou para 56 (chaves de A a N). Em 2009, o alfabeto estava quase completo, com 88 times (até a letra V). No ano passado, os grupos iam de A a Z, mas curiosamente não existia o Grupo Y. Nesta edição, todas as letras foram contempladas com chaves.
H

Holanda-am juniores (Foto: Divulgação/Holanda Clube)Juniores do Holanda-AM treinam duro antes de viajar (Foto: Divulgação/Holanda Clube)
 
Holanda-AM - não se trata de uma versão sub-20 da Laranja Mecânica, mas do único representante amazonense na Copinha. O clube de Rio Preto da Eva (município a 57 km de Manaus) viaja às 23h (01h de Brasília) desta sexta-feira para a capital paulista, onde deverá treinar no CT do Palmeiras, já no sábado pela manhã. De acordo com o técnico Sidney Bento, foram praticamente quatro meses de preparação para a competição, tendo os torneios estadual Juvenil e de Juniores como laboratório. 
i

Imagine treina para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Divulgação)Imagine treina para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Divulgação)
 
Imagine - o clube tocantinense que é xará da famosa música de John Lennon faz sua estreia na Copa SP. O presidente Paulo Kraemer é proprietário de uma clínica de radiologia odontológica que leva este nome e resolveu estender a marca ao clube de Palmas, fundado em setembro de 2009, e que ainda não disputou a primeira divisão local. E, sim, o nome vem do verbo imaginar, que está ligado ao sonho da equipe de alçar voos no futuro. No primeiro dia de 2014, o Imagine venceu a seleção de Embu Guaçu, onde a equipe está hospedada, por 3 a 0. Antes, após encarar viagem de 30 horas, havia perdido pelo mesmo placar para o Taboão da Serra.
j

Jânio Quadros - em 1987, o então prefeito da cidade de São Paulo havia acabado de tomar posse e decidiu não arcar com os custo da tradicional competição, sendo portanto o único ano em que ela não foi disputada. Nos anos posteriores, o torneio passou a ser realizado em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol.
l

Limite de idade - em 2006, com a criação do Campeonato Brasileiro sub-20, disputado apenas pelos clubes da Série A, a FPF decidiu que a partir de 2010 a competição teria apenas jogadores sub-19. Mas, desde o ano passado, a Copinha voltou a ser sub-20. Este ano, será disputada por quem nasceu nos anos de 1994 a 1998.
m

Mudança em cima da hora - o Clube do Remo assumiu a vaga da Tuna Luso na Copinha. Em dezembro, a vice-campeã do Campeonato Paraense sub-17 perdeu o prazo final para a inscrição de atletas. O Leão representará o Pará junto com o rival Paysandu.
n

 
Neymar e Neílton - o camisa 10 da seleção brasileira não se destacou em nenhuma edição da Copinha. Mas no ano passado estava presente no Pacaembu para prestigiar o colega, revelação do campeonato, e a equipe do Santos, campeã pela segunda vez na história (a primeira foi em 1984) após vencer o Goiás por 3 a 1. Neílton marcou apenas um na decisão, mas nas semifinais balançou a rede três vezes no triunfo por 3 a 2 sobre o Palmeiras.
o

O filho do homem - a união no time do Taubaté que disputa a Copa São Paulo é visível. Há três anos, o técnico Renê Hoffmann trabalha com quase os mesmos jogadores. É praticamente uma família. Literalmente. Gabi, além de volante do time anfitrião do Grupo S, é filho do treinador.
p

briga de torcida supercopa palmeiras sao paulo 1995 (Foto: reprodução)Briga das torcidas na final da Supercopa São Paulo de Futebol Júnior de 95 (Foto: reprodução)
 
Para esquecer - em 1994, a FPF criou a Supercopa de Futebol Júnior, que reunia os campeões e vices da Copinha, também disputado por equipes sub-20 - o Atlético-MG conquistou o título. No ano seguinte, nos mesmos moldes, a competição voltou a ser realizada, mas acabou marcada como uma das maiores batalhas campais que mancharam o futebol brasileiro. No dia 20 de agosto, com 7 mil torcedores presentes no Pacaembu, na final onde o Palmeiras derrotou o São Paulo por 1 a 0, Rogério fez o "Golden Goal" na prorrogação. Após a confirmação do título alviverde, torcedores do Verdão invadiram o campo para comemorar provocando os rivais são-paulinos. Os tricolores também entraram no gramado, mas armados com pedras e paus conseguidos por causa da reforma do estádio. A batalha campal resultou na morte de um torcedor de 16 anos.
q

Que nome é esse? - o time do Votuporanguense que vai disputar a Copinha promete dar trabalho aos locutores de rádio e televisão. Há nomes exóticos em quase todas as posições. Um deles é o atacante Radsley, que, segundo o técnico Marcelo Dias, é a maior promessa do clube. O ataque conta com Taylon. Completam o plantel o volante Leovaldo, o lateral Roner e os meias Rhayk e Ayesller.
r

Ri Branco aeroporto no Réveillon Copa São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)Equipe do Rio Branco-AC passa réveillon no aeroporto (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Réveillon no aeroporto - O Rio Branco-AC, representante do Acre na Copinha, encarou um dura jornada. Os 21 jogadores e os integrantes da comissão técnica embarcaram no início da tarde do dia 31 de ônibus para Porto Velho, capital rondoniense, passou a virada do ano no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira e viajou cerca de 3.695km, 22 horas de viagem, até a sede do grupo X, Osasco. Lá chegando, parte da equipe teve que se alojar no CT do clube, já que o hotel só ficaria disponível nesta sexta.
s

Sedes - Assim como as 26 letras do alfabeto, são as cidades que recebem a Copa São Paulo este ano: Atibaia, Barueri, Bauru, Guarulhos, Indaiatuba, Limeira, Lins, Louveira, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Ilhabela, Osvaldo Cruz, Osasco, Penápolis, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Tanabi, Tatuí, Taubaté e Votuporanga.
T

Time-surpresa - em 2001, o então campeão São Paulo abriu 2 a 0 no placar na decisão do Pacaembu e praticamente encaminhava seu segundo título seguido. Mas, do outro lado, a equipe recém-criada e praticamente desconhecida se mostrou aguerrida e empatou. Dali em diante, o Roma Barueri, time que misturava o investimento da prefeitura local com empresários ligados ao futebol, seguiu na cola são-paulina: empatou por 4 a 4. Na decisão por pênaltis, venceu por 6 a 5 e levou a taça. Mais tarde, a equipe acabou sendo acusada de adulteração de idade de jogadores, o que acabou fazendo romper a sociedade.
u

União Suzano - na equipe anfitriã do Grupo T, um volante com nome de atacante famoso leva fé e acha que estar em uma chave complicada pode ser bom. "Este é talvez um dos grupos mais fortes da Copa São Paulo, mas assim que é bom, porque podemos mostrar nosso valor desde o começo - falou. A chave tem Vasco, Audax São Paulo e JV Lideral.
v

Vagner Love Palmeiras (Foto: Arquivo / Diário de São Paulo)Vagner Love quando se destacou no Palmeiras, em 2003 (Foto: Arquivo / Diário de São Paulo)
 
Vagner Love - outro acontecimento que marcou uma das edições da Copa São Paulo foi a origem do apelido do atacante ex-Flamengo e Palmeiras. Em 2003, ainda sem trancinhas e sobrenome, o jogador de 19 anos estava com a equipe de juniores do Alviverde quando achou uma brecha no meio da vigilância para levar uma namorada para a concentração. Descoberto, acabou afastado do grupo, mas a tempo de retornar e ajudar a equipe a chegar à decisão da competição. O Verdão acabou sendo derrotado nos pênaltis para o Santo André na decisão, após empate por 2 a 2 no tempo normal. No mesmo ano, promovido aos profissionais, ajudou o Palmeiras a retornar à Série A, marcando 19 gols na edição da campanha campeã da Segundona daquele ano.
x

Xarás - em 2012, uma legião de homônimos de jogadores famosos tomou conta da Copinha, fato que deve se repetir desta vez. Naquela edição, foram 15 Romários, sendo 12 batizados - um deles era o próprio filho do ex-jogador -, dois apenas como apelidos, e uma adaptação sergipana: Jessé Romário. Havia também Charles Miller, Roberto Baggio, Baloteli e Gullithi. Em nenhum desses nomes há erro de digitação.
 
z

 
Zorra Total - a cena parecia um quadro do programa humorístico dos sábados à noite. No ano passado, durante a goleada do Flamengo por 7 a 0 sobre o Santos-AP, em São José do Rio Preto, o massagista Biro-Biro, da equipe amapaense, entrou em campo para retirar o jogador Raylan, que havia sido expulso por agressão - antes disso, o goleiro Clemir também recebera vermelho por cometer pênalti. Enquanto interferia na partida para apaziguar os ânimos, Biro-Biro atuava bem. Mas no fim do segundo tempo, após a expulsão de Danilo (a terceira do jogo), o massagista se revoltou, entrou em campo com duas bolas e chutou uma delas para o gol. Os jogadores em campo assistiram, incrédulos.
sistema de disputa

Na primeira fase, os clubes jogam entre si, dentro do grupo em turno único, classificando-se para a segunda fase o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e os seis clubes melhores segundos colocados, independentemente do grupo a que pertençam. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate na fase de grupos: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos amarelos; 6) confronto direto; 7) sorteio. Da segunda fase até a final, a competição será disputada em mata-mata pelos 32 clubes classificados, em que qualquer jogo que termine empatado será decidido na disputa de pênaltis.


jogos da primeira rodada

Sexta, 03/01 (horários de Brasília)

Grupo I (Bauru)
14h Noroeste (SP) x Aquidauanense (MS)
16h Flamengo (RJ) x Santo André (SP) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo T (Suzano)
17h União Suzano (SP) x JV Lideral (MA)
19h Vasco (RJ) x Audax São Paulo (SP) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo W (Barueri)
19h Barueri (SP) x Auto Esporte (PB)
21h São Paulo (SP) x Kashiwa Reysol (JAP) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Sábado, 04/01 (horários de Brasília)

Grupo S (Taubaté)
9h Taubaté (SP) x Itabaiana (SE)
11h Cruzeiro (MG) x São José-AP - Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo Q (Taboão da Serra)
10h Grêmio (RS) x São Caetano (SP)
12h Taboão da Serra (SP) x Luverdense (MT)

Grupo E (Osvaldo Cruz)
15h Marília (SP) x Brasília (DF)
17h Internacional (RS) x Rio Claro (SP) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo H (São Carlos)
17h São Carlos (SP) x Piauí (PI)
19h Palmeiras (SP) x Flu de Feira (BA) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo C (São José do Rio Preto)
19h América (SP) x Sabiá (MA)
21h Fluminense (RJ) x Confiança (SE) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Domingo, 05/01 (horários de Brasília)

Grupo N (Indaiatuba)
9h Primavera (SP) x Ponte Preta (SP)
11h Fortaleza (CE) x CRB (AL) - Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo Z (São Paulo)
9h Nacional (SP) x Holanda (AM)
11h Atlético (MG) x Aracruz (ES) - Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo A (Votuporanga)
14h Votuporanguense (SP) x Ferroviária (SP)
16h Figueirense (SC) x Paysandu (PA)

Grupo B (Tanabi)
14h Tanabi (SP) x Real Deodorense (AL)
16h Sport (PE) x Rio Preto (SP)

Grupo D (Monte Azul Paulista)
14h Monte Azul (SP) x Guaicurus (MS)
16h Ceará (CE) x Botafogo (SP)

Grupo F (Lins)
14h Linense (SP) x São Mateus (ES)
16h Goiás (GO) x Santa Cruz (PE)

Grupo G (Novo Horizonte)
14h Novorizontino (SP) x Villa Nova (MG)
16h Coritiba (PR) x América (RN)

Grupo J (Penápolis)
14h Penapolense (SP) x Rondonópolis (MT)
16h Atlético (PR) x Mirassol (SP)

Grupo L (Sumaré)
14h Sumaré (SP) x Ituano (SP)
16h Juventude (RS) x Porto (PE)

Grupo M (Tatuí)
14h Desportivo Brasil (SP) x São Raimundo (RR)
16h Paraná Clube (PR) x Guarani (SP)

Grupo O (Louveira)
14h RB Brasil (SP) x Goiânia (GO)
16h Avaí (SC) x Mogi Mirim (SP)

Grupo P (Atibaia)
14h Atibaia (SP) x CSP (PB)
16h América (MG) x Vila Nova (GO)

Grupo R (São Bernardo do Campo)
14h São Bernardo (SP) x Picos (PI)
16h Náutico (PE) x Paulista (SP)

Grupo U (Ilhabela)
14h Portuguesa (SP) x ASA (AL)
16h Bahia (BA) x Comercial (SP)

Grupo X (Osasco)
14h Grêmio Osasco (SP) x Rio Branco (AC)
16h Botafogo (SJ) x Ji-Paraná (RO) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo Y (Guarulhos)
14h Flamengo (SP) x Imagine (TO)
16h Vitória (BA) x Juventus (SP)

Grupo V (Santos)
15h Criciúma (SC) x Capital (DF)
17h Santos (SP) x Alecrim (RN) - Tempo Real do GloboEsporte.com

Grupo K (Limeira)
17h Inter de Limeira (SP) x XV de Piracicaba (SP)
19h Corinthians (SP) x Remo (PA) - transmissão do SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2014/01/copinha-de-z-competicao-que-conta-com-todas-letras-do-alfabeto.html

Nenhum comentário: