segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tite vê Corinthians mais efetivo e exalta coragem de Alexandre Pato

Técnico destaca importância da vitória contra o Flu, em Araraquara, e elogia iniciativa do atacante, que pediu para cobrar pênalti no fim do jogo

Por Araraquara, SP

Uma atuação regular, mas efetiva: foi assim que o técnico Tite avaliou a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Fluminense, neste domingo, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Após um jogo sem muitas chances claras de gol, o Timão ficou com os três pontos após o pênalti convertido por Alexandre Pato, aos 45 minutos do segundo tempo. Um triunfo que deixa a equipe perto do objetivo mínimo para o segundo semestre: ficar na “zona segura” do Campeonato Brasileiro.

Tite havia exaltado, após os empates com Santos e Vitória, na semana passada, o elevado número de oportunidades criadas pelo Timão. O problema estava nas finalizações. Neste domingo, o desempenho foi ao contrário: apesar das escassas chances de gol, a equipe deixou o interior paulista com os três pontos e uma dose extra de alívio para a parte final da competição nacional.

– O jogo teve um componente emocional muito grande. O nível de oportunidades criadas hoje foi menor do que contra o Santos e o Vitória, mas fomos efetivos. Conseguimos, em cinco ou seis chances, ser premiados por ter buscado o gol o tempo todo. O Cavalieri fez duas grandes defesas no jogo. Às vezes a persistência ajuda – analisou.

Alexandre Pato, autor do gol corintiano, vinha ouvindo duras críticas da torcida desde o pênalti desperdiçado no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio. A polêmica “cavadinha”, que resultou em defesa fácil de Dida e eliminou o Timão do torneio, incendiou uma já conturbada relação entre o jogador e a Fiel. Durante a partida contra o Fluminense, ele foi xingado por diversos torcedores.

A decisão de cobrar o pênalti em Araraquara – que, caso fosse desperdiçado, aumentaria ainda mais o cerco sobre o atacante – partiu do próprio Alexandre Pato. Considerado o melhor atleta para o fundamento no elenco, apesar do fatídico erro, ele ganhou aval do técnico Tite e do capitão Alessandro, que tiveram uma rápida conversa antes de “liberar”  

– O Emerson buscou a bola e, mesmo com tudo o que já havia acontecido, o Pato teve a coragem de chamar para ele. O Douglas, batedor número um, já tinha saído do jogo. O Renato Augusto, que treinou, também tinha saído. Eu estava na dúvida, chamei o Alessandro do lado, mas já sabia que o Pato era o melhor tecnicamente – afirmou.

A vitória manteve o Corinthians na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, agora com 45 pontos. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira. Restam cinco partidas para o fim do torneio.

Tite Pato Corinthians x Fluminense (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Tite e Alexandre Pato, após o jogo contra o Fluminense 
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/tite-ve-corinthians-mais-efetivo-e-exalta-coragem-de-alexandre-pato.html

Nenhum comentário: