segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Com vibração intensa, Djokovic bate Nadal e conquista torneio pela 3ª vez

Número 2 do mundo comemora muito cada quebra e pula de alegria ao ser campeão invicto de novo. Espanhol fecha temporada com 10 títulos

Por Direto de Londres





Sempre que Rafael Nadal e Novak Djokovic se enfrentam, o confronto vale muito. Pela reação dos tenistas, sobretudo do número 2 do mundo, a decisão do Torneio dos Campeões da ATP, nesta segunda-feira, teve um sabor especial. Coroando uma invencibilidade (22 jogos) que dura desde quando foi derrotado pelo próprio espanhol na final do US Open, em setembro, o sérvio derrotou o líder do ranking por 6/3 e 6/4, defendeu o título do ano passado com sucesso e se sagrou três vezes campeão da competição: 2008, 2012 e 2013.

- Queria primeiro parabenizar Nadal pela temporada que fez e por ter terminado o ano como número 1 do mundo. Esse (Londres) é um grande lugar para terminar a temporada, em uma cidade que nutre o tênis há bastante tempo com sua tradição - disse Djokovic, ao receber o troféu de campeão do campeonato.
  •  
Nadal x Djokovic ATP Finals (Foto: Reuters) 
Com vitória sobre Nadal, Djokovic fatura Torneio dos 
Campeões da ATP pela terceira vez (Foto: Reuters)
 
Vice-campeão em Londres também em 2010, Nadal não pôde fechar o ano com o único título de grande expressão que ainda lhe falta, mas tem motivos para se orgulhar da temporada. Depois de sete meses longe do circuito por causa de uma lesão crônica no joelho esquerdo, o Touro Miúra faturou 10 títulos em 17 torneios disputados. Ele só não figurou entre os semifinalistas desses eventos em Wimbledon, quando perdeu na estreia (fato inédito para ele em Grand Slams).

E Djokovic não poderá descansar ainda, já que lhe resta um compromisso para terminar oficialmente a temporada. Integrante da equipe da Sérvia na Copa Davis, o número 2 do mundo vai tentar ajudar o país a conquistar o segundo título da competição, na final contra a República Tcheca, de Tomas Berdych, entre 15 e 17 de novembro, em Belgrado. A Sérvia foi campeã em 2010, e os tchecos, em 1980 (como Tchecoslováquia) e 2012.

Djokovic sai na frente, cede empate, mas fatura primeiro set
Djokovic previu uma batalha na decisão em Londres, e o segundo ponto da partida, com várias trocas de bola, já avisava o quanto o duelo seria disputado. Mais sólido no começo, o sérvio saiu em vantagem ao fazer 0-40 e levar a melhor logo no primeiro game de serviço de Nadal, já cerrando o punho em comemoração. No ponto anterior à quebra, o espanhol havia salvado um dos break points contra-atacando uma deixadinha do rival.

Nadal tênis final contra Djokovic ATP Finals (Foto: AP) 
Nadal busca o título inédito do Torneio dos
Campeões, mas foi parado por Djokovic (Foto: AP)
Depois que Nole fez 3/0, ambos tiveram chances de quebra. Por pouco o sérvio não conseguiu converter a segunda. Errou uma esquerda na paralela e se irritou consigo mesmo pelo oportunidade desperdiçada. Chegou então a vez da reação de Nadal. Djokovic passou a errar com mais frequência, e o espanhol devolveu a quebra quando o sérvio, no meio da quadra, quis acelerar uma bola e acabou pegando muito embaixo dela, atacando para fora.

Nadal empatou em 3/3, mas viu a partir deste momento Djokovic se recuperar. O número 2 do mundo deixou os erros para trás e passou a se destacar pela defesa. No oitavo game, levou a melhor num rali que envolveu um fantástico lob dele e um voleio que foi parar no fundo da quadra de Nadal, que mesmo correndo não conseguiu contra-atacar. O incrível ponto deu a nova quebra de vantagem para o sérvio, que celebrou bastante o feito. E a um game da vitória parcial, até a rede ajudou Nole, que fechou o primeiro set em 6/3 com ace no ponto final.

Djokovic tênis final contra Nadal ATP Finals (Foto: AP) 
Reações de Djokovic a cada quebra e break point 
desperdiçado chamou atenção na decisão (Foto: AP)
Djokovic se impõe e liquida fatura em sets diretos
Novamente Djokovic se beneficiou de uma quebra prematura. Mais uma vez no primeiro game de serviço de Nadal, o sérvio teve um triplo break point. Mandou um slice na rede na primeira tentativa. Atacou para fora na segunda. Mas viu o rival fazer o mesmo no terceiro break point e brindou o público com mais um grito intenso de vibração.
Sem cometer os mesmo erros que na metade da parcial anterior, Nole teve mais duas chances de quebra consecutivas, quando vencia por 4/2. Nadal dessa vez forçou a igualdade imprimindo grande potência no saque e então conseguiu evitar que o sérvio sacasse para o set tão cedo.
Veio outro game de serviço do Miúra, e o espanhol se safou até quando Djokovic teve o ponto do campeonato em mãos. Nadal ainda lutava e chegou a fazer 30-30 quando o sérvio sacava para o título. Nadal conseguiu salvar um segundo match point, mas quando Nole teve a terceira oportunidade de matar o jogo, conquistou a vitória em cima de uma bola do oponente para fora. Após cumprimentar o espanhol, Djokovic deu pulos de alegria na quadra com o terceiro título dele na competição.

FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/com-vibracao-intensa-djokovic-bate-nadal-e-conquista-torneio-pela-3-vez.html

Nenhum comentário: