segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Luxa lamenta entrada no Z-4, mas mantém confiança: 'O Flu não vai cair'

Técnico tricolor diz que jogadores do Fluminense se sacrificaram e foram guerreiros contra o Corinthians, vê evolução na equipe, mas admite dificuldade no campeonato

Por Araraquara, SP

A série negativa começa a cobrar seu preço. Ao completar neste domingo seu nono jogo sem vitória (a terceira derrota seguida), o Fluminense voltou a entrar na zona do rebaixamento após 24 rodadas. Para piorar, o revés para o Corinthians por 1 a 0 (veja os melhores momentos no vídeo ao lado) - somado ao empate do Vasco contra o Santos e à vitória do Criciúma sobre o Náutico - jogou o Tricolor para a 18ª posição no Campeonato Brasileiro. Apesar da situação complicada, o técnico Vanderlei Luxemburgo mostrou otimismo após a partida. Mesmo lamentando a entrada no Z-4, o comandante avisou: o Flu não vai cair.

- Acabei de ter uma conversa com os jogadores no vestiário e pedi equilíbrio. Qualquer resultado hoje seria normal. Era um jogo difícil fora de casa. O torcedor está chateado. Os dirigentes, o técnico, a comissão e os jogadores também. Mas não adianta rachar agora. Já falei que trocaria todas as minhas conquistas para tirar o Fluminense dessa situação. Precisamos nos fechar ainda mais. Caso contrário, a coisa vai ficar complicada. Foi um jogo complicado e dei os parabéns à minha equipe não pela derrota, mas pela forma como o time jogou e correu. Se jogar desse jeito, com comprometimento e melhorando a parte técnica, o Flu não vai cair - disse o treinador.

Com a derrota, o Fluminense estacionou nos 36 pontos, foi ultrapassado por Criciúma e Vasco, e ocupa agora a antepenúltima posição do Campeonato Brasileiro. A deleção tricolor seguiu direto de Araraquara para Campinas, onde vai passar a noite. O retorno ao Rio será apenas na manhã de segunda-feira. O Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Náutico, às 21h (de Brasília), no Maracanã.


Confira os outros trechos da entrevista de Luxa:
 
ZONA DO REBAIXAMENTO
Entrar na zona é uma coisa que poderia acontecer se não ganhássemos. Agora faltam cinco jogos, cinco decisões. A situação não é confortável. Se fosse, estaríamos disputando o título. Os jogadores foram guerreiros. Tivemos desequilíbrio físico. Coloquei um time mais experiente e sacrifiquei alguns jogadores, como o Felipe na ala, Valencia e Wagner voltando, Marcelinho vindo de cirurgia, diversas situações. Mas não terminou ainda. Falei com os jogadores, eles estão chateados. São cinco jogos para decidir a nossa vida. Entramos na zona. É ruim


PÊNALTI
Os erros estão acontecendo. Além do resultado aqui, ainda nos gera um prejuízo lá na frente. Contra o Cruzeiro, por exemplo, o árbitro foi prepotente. Tirou o Sóbis do jogo. Contra a Portuguesa eu fui expulso. Por isso fui retirar meus jogadores no fim do jogo. Não adiantava ficar reclamando com o árbitro. Seria pior se alguém fosse expulso e ficasse fora do próximo jogo. Deixa pro pessoal analisar o lance e dizer que foi pênalti ou não.
 
JOGO
Estamos caminhando rodada a rodada. Existia a possibilidade de entrar na zona nesta rodada por causa dos outros jogos. Dava para o Criciúma ganhar do Náutico em Recife como aconteceu. Já o Vasco jogou um clássico contra o Santos. Na verdade o resultado pior para nós foi a vitória do Criciúma. Isso que complicou. Mas o resto foi normal. Mais uma vez tomamos um gol no fim, O Cavalieri só fez uma defesa o jogo todo. Infelizmente a bola sobrou para o Emerson cruzar. Uma hora essa maré vai virar. Estamos trabalhando para isso.
 
FUTURO
Faltam cinco jogos e já falei que vou ficar até o final. Não sou homem de fugir. Sou um treinador de futebol e não podemos ter apenas coisas boas pela frente. O objetivo é sempre ter um percentual maior de coisas boas do que de percalços. Não vou fugir de maneira alguma. Tenho conversado com o presidente e estamos empenhados em tirar o Fluminense dessa situação. Acredito muito no trabalho e na harmonia do elenco. Os jogadores estão chateados, é claro, mas o grupo está coeso e comprometido. Estamos encontrando dificuldades, mas vou até o final e o Fluminense não vai cair.
 
PROBLEMAS
Tudo que eu falar nesse momento vai parecer defesa. Não adianta dizer muita coisa. Temos tido dificuldade. Basta analisar com critério todos os problemas desde a nossa chegada ao clube. Lesões de jogadores importantes, por exemplo. Uma série de coisas aconteceram e agora temos mais cinco jogos para evitar o rebaixamento.
 
CONVERSA NO VESTIÁRIO
Acabei de ter uma conversa com os jogadores no vestiário e pedi equilíbrio. Qualquer resultado hoje seria normal. Era um jogo difícil fora de casa. O torcedor está chateado. Os dirigentes, o técnico, a comissão e os jogadores também. Mas não adianta rachar agora. Já falei que trocaria todas as minhas conquistas para tirar o Fluminense dessa situação. Precisamos nos fechar ainda mais. Caso contrário, a coisa vai ficar complicada. Temos que manter o equilíbrio. O futebol é emoção e a paixão fica exposta. Dirigentes de grandes conquistas chegaram a topo por tomarem decisões importantes em momentos difíceis. Temos que ter calma para saber que a derrota aconteceu, mas talvez tenha sido o jogo que eu tenha visto o time mais se entregar, ralar o rabo no chão. Foi time de guerreiro mesmo. Vi coisas boas, mas houve um desequilíbrio físico. 40% do time estava sem jogar recentemente. Felipe, Wagner, Marcelinho, Valencia... Não conseguimos sair muito no segundo tempo. Ainda perdemos jogador por lesão como o Diguinho. No fim, Wagner pediu para sair, Felipe jpa tinha mandado recado, Marcelinho estava cansado... Foi um jogo complicado e dei os parabéns à minha equipe não pela derrota, mas pela forma como o time jogou e correu. Se jogar desse jeito, com comprometimento e melhorando a parte técnica, o Fluminense não vai cair.
 
ATUAÇÃO DA EQUIPE
Vi muitas coisas certas nesse jogo. Mas se o time estivesse certinho, estava brigando peolo título. Vocês falaram muito de mistério durante a semana, mas eu precisava de privacidade para trabalhar e armar o time. Uma foto que sai já entrega o ouro ao adversário. Seria egoísta da minha parte ficar preocupado com minha carreira agora. Estou preocupado com o Fluminense. Sabíamos tudo o que o Corinthians ia fazer hoje. O Diego só fez uma defesa. Optei pelos jogadores mais cascudos pela importância do jogo. Ter quatro ou cinco jovens em campo seria pesado. O Valência estava a meses sem jogar pelo Flu e foi bem. Infelizmente o resultado foi esse que se apresentou, mas vi um time comprometido. Faltou só vigor físico. Tive que fazer substituições que não estavam previstas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/luxemburgo-lamenta-z-4-e-avisa-cinco-jogos-para-decidir-nossa-vida.html

Nenhum comentário: