domingo, 21 de julho de 2013

Wallace voa de novo, Brasil derrota Bulgária e reencontra Rússia na final

Seleção tem um início perfeito, mas passa por susto no terceiro set para chegar à vitória por 3 sets a 1, com 24 pontos do jogador do Cruzeiro

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

No início, parecia uma aula. Se a maior preocupação era com a força física rival, a resposta vinha na técnica. Nos dois primeiros sets, nada parava os ataques brasileiros. Nem mesmo o temido Sokolov se mostrava tão forte assim. Para ir à final da Liga Mundial, porém, o Brasil precisava ter seus percalços. A Bulgária, por um momento, cresceu e tirou um set do que seria uma vitória perfeita. Mas a seleção voltou a contar com um Wallace inspirado. Assim como na partida contra o Canadá, o oposto do Cruzeiro brilhou e garantiu a vitória por 3 sets a 1, parciais 25/12, 25/17, 23/25 e 25/16, em Mar del Plata. Um novo encontro com a Rússia, então, estava marcado.

O Brasil volta à quadra às 20h deste domingo com a missão de conquistar seu décimo título de Liga Mundial. Diante da Rússia, algoz nos Jogos de Londres, a seleção tenta dar gás à renovação da equipe com uma conquista logo no início do novo ciclo olímpico. O SporTV transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

vôlei liga mundial wallace brasil e Bulgária (Foto: FIVB) 
Wallace encara o potente bloqueio búlgaro (Foto: FIVB)
 
Se a lesão de Vissotto preocupa, Wallace tem mostrado serviço em quadra. Neste sábado, o oposto saiu do jogo com 24 pontos, enquanto Lucarelli fez outros 15. Pelos búlgaros, Aleksiev marcou 16.

- Eles entraram para o tudo ou nada no saque e foi difícil de segurar. Depois, fomos tentando contornar a situação até chegar parelho. Se eles sacassem daquele jeito, ganhavam o jeito. Como eu já tinha falado, estou sempre preparado. Não é diferente dessa vez. Tento ajudar a equipe da melhor forma possível - disse Wallace.

Wallace voa, e Brasil vai à final

Como se fosse uma barreira, com apenas um jogador abaixo dos dois metros de altura, a Bulgária entrou em quadra com a promessa de um jogo duro. Mas, se o diferencial da equipe é a força, que fosse assim. O Brasil logo se mostrou pronto. Com Isac no lugar de Eder, poupado com dores no joelho, além de Wallace na vaga de Vissotto, a seleção teve um bom início. Com um jogo solto, a equipe nem precisou de muito esforço para se impor diante dos rivais. Bruninho, de costas, levantou para Wallace soltar o braço: 8/6.


Mas era só o começo. Sokolov e Yosifov até se esforçavam, mas não era o bastante. Do outro lado, o Brasil vencia na técnica. Como pedira Bernardinho no treino antes da partida, a equipe encarava o bloqueio búlgaro somente quando necessário. A vantagem, assim, foi aumentando com tranquilidade. Um ace de Bruninho deu fim à primeira parcial: 25/12.

No início do segundo set, a tal força física búlgara também não apareceu. O Brasil manteve o ritmo no retorno à quadra e logo disparou no placar. No ataque em diagonal de Wallace, a seleção abriu 5/0. Em um primeiro momento, os europeus ensaiaram uma reação, mas a equipe de Bernardinho soube controlar os nervos.

vôlei liga mundial bruninho brasil e Bulgária (Foto: FIVB) 
Bruninho prepara a bola para o ataque de Isac (Foto: FIVB)
 
Àquela altura, Wallace e Lucarelli sobravam em quadra. Bruninho, com levantamentos precisos para os dois, fazia com que os rivais sambassem do outro lado, sem saber como parar os ataques brasileiros. Com a vantagem, Bernardinho fez a inversão 5 por 1 e mandou William e Lipe para a quadra, nos lugares de Bruninho e Wallace. As mudanças não pararam a aula brasileira. Em uma invasão do líbero búlgaro, a seleção fechou em 25/17.

Mas estava muito fácil. Depois do intervalo, que contou com uma apresentação de dança em quadra, a seleção relaxou. E a Bulgária, enfim, se mostrou forte. Bratoev soltou o braço ao sacar, e a recepção brasileira não conseguiu evitar o ponto. Pela primeira vez na partida, os europeus abriram quatro pontos no placar (8/4). Mas os búlgaros queriam mais. Alexsiev encheu a mão, explorou o bloqueio brasileiro e abriu 11/6.

Aos poucos, o Brasil se reencontrou em quadra e conseguiu diminuir a diferença no placar.  Mas, ainda que Sokolov, principal arma da equipe, estivesse mal, a Bulgária conseguiu segurar a pressão. Chegou ao set point e mandou a bola ao chão, mas o árbitro paralisou o jogo quando Dante tropeçou e chocou seu joelho com o de Lucarelli, que acabara de fazer uma defesa (veja no vídeo ao lado). O ponteiro deixou a quadra, e a Bulgária fechou no lance seguinte. Alexsiev explorou bloqueio de Lipe e manteve seu time vivo: 25/23.

O que parecia tão simples já não era mais. A Bulgária endureceu de vez o jogo e manteve o ritmo no quarto set. Mas a seleção soube retomar o controle da partida com rapidez. Aos poucos, pelas mãos de um incansável Wallace, o Brasil abriu boa distância no placar. Os búlgaros, então, perderam o gás. No fim, para fechar a conta, Bruninho levantou com uma só mão, e Lucarelli cravou: 25/16.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/wallace-voa-brasil-segura-bulgaria-e-encara-russia-pelo-10-titulo-da-liga.html

Nenhum comentário: