segunda-feira, 22 de julho de 2013

Veterano, Dante lamenta erros na final da Liga: 'A sorte estava do lado deles'

Ponteiro diz que seleção teve condições de matar o jogo ao abrir vantagem no primeiro set da decisão: 'Ali, o time tinha de ter matado os caras'

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Dante já está acostumado a momentos assim. Em tantos anos de seleção, o ponteiro aprendeu a lidar com as glórias e as decepções. Na derrota para a Rússia na final da Liga Mundial, o veterano era quem tentava dar calma aos companheiros. Mas, no fundo, o jogador também tinha a lamentar. Depois de o Brasil abrir 5 a 0 no início, o ponto de referência da seleção afirmou que a equipe não soube aproveitar as chances que teve.

- Foi o jogo da Rússia. Eles jogaram muito bem, defenderam muito bem, o que não é normal. Eu joguei três anos lá. Sei como eles jogam. Acho que eles conseguiram imprimir um ritmo de saque muito forte. E não soubemos lidar com a situação. Abrindo a vantagem do primeiro set, ali que o time tinha de ter matado os caras. Eles entraram nervosos, respeitando o Brasil. Mas não conseguimos dar sequência. É como eu costumo falar: atrás, eles são uma seleção. À frente, são quase imbatíveis. Quantas vezes a bola bateu, sobrou no alto, e o Muserskiy só bateu? A sorte estava do lado deles. Agora, temos de reverter o mais rápido possível.

Ainda que a queda seja mais um capítulo doloroso da rivalidade, Dante pede paciência. Aos 32 anos, o jogador mais experiente do grupo diz que logo a seleção vai estar pronta.

vôlei dante brasil e rússia liga mundial (Foto: FIVB) 
Dante espera que Brasil conseiga se recuperar rapidamente (Foto: FIVB)
 
- Com a derrota, você aprende um tipo de jogo, de situação que não pode cometer lá na frente. É um grupo jovem, que tem tudo para dar certo. Precisamos dar continuidade.

E, para levar ares de otimismo à seleção, Dante relembra o início do outro ciclo olímpico. Em 2009, a seleção bateu a Rússia por 3 sets a 0 nas semifinais da Liga Mundial. Quem acabou com o título mundial, porém, foram os rivais, anos mais tarde.

- Em 2009, vencemos eles por 3 a 0 nas semifinais. E eles que ganharam as Olimpíadas (risos). Então, vamos tirar algo positivo. Derrota é sempre derrota. Mas o mais importante é que chegamos na final. Esse grupo jovem chegou à final. É um detalhe para chegar ao ouro.

A seleção não terá muito tempo de descanso. No dia 4 de agosto, a equipe começa a disputar o Sul-Americano, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/veterano-dante-lamenta-erros-na-final-da-liga-sorte-estava-do-lado-deles.html

Nenhum comentário: