segunda-feira, 22 de julho de 2013

Em tarde inspirada, Alex marca dois, e Coritiba empata com Santos na Vila

Camisa 10 do Coxa faz um golaço no primeiro tempo e salva o time da primeira derrota no Brasileirão no fim da etapa final. Peixe segue em alta

A CRÔNICA 
 
por Lincoln Chaves

Em mais uma tarde inspirada, Alex foi o grande nome do empate por 2 a 2 entre Santos e Coritiba, na Vila Belmiro, neste domingo, pela oitava rodada do Brasileirão. Com um golaço e outro no fim do jogo, o meia do Coxa evitou a primeira derrota da equipe. Pelo lado do Peixe, o garoto Neílton também brilhou, fazendo um dos gols - Cícero marcou o outro.

Com o resultado, o time paranaense foi a 16 pontos, igualando-se ao líder Botafogo, mas em segundo por causa do saldo de gols (5 a 4). O Peixe chegou aos 12, ficando na sétima colocação.

O Santos volta a campo no próximo sábado, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o Coritiba encara o Vitória no domingo, no Couto Pereira, em Curitiba.

Leandrinho comanda o Peixe; Alex rege o Coxa
A Vila Belmiro é a casa do Santos, mas foi o Coritiba que começou ditando o ritmo do primeiro tempo. Alex regia o ataque, apoiado pela movimentação de Deivid, Geraldo e Victor Ferraz. A postura ofensiva do Coxa deixou o Peixe sem saída nos primeiros minutos, tentando chegar ao ataque - sem sucesso - com lançamentos para Neilton e Willian José. Até por isso, foi do Alviverde a primeira boa oportunidade. E que gol Alex perdeu! O camisa 10 fez quase tudo certo: aproveitou o corta-luz de Geraldo, deslocou Aranha ao fingir o arremate... e acertou a trave na conclusão.

O lance acordou o Santos. Não ofensivamente, mas pelo menos passou a colocar a bola no chão com paciência e aguardar a melhor hora para contra-atacar. Leandrinho, dando opção pelos dois lados e mostrando boa movimentação, era o santista mais acionado. E foi dos pés do camisa 7 que o "novo" Peixe, contra tudo que se desenhava até então na partida, chegou ao gol. Coube ao meia, depois de receber bom passe de Rafael Galhardo, cruzar com precisão para Neilton, que se antecipou à zaga e desviou para as redes. Foi a primeira chance santista. E o primeiro gol do confronto.

Neilton santos coritiba série A (Foto: Daniel Teixeira / Agência Estado) 
Victor Ferrz disputa bola com Neilton em jogo movimentado na Vila (Foto: Daniel Teixeira / Agência Estado)
Mesmo atrás no placar, o Coritiba não mudou a forma de jogar. Manteve o controle das ações, com Alex distribuindo o jogo pelo meio e pela direita e atuando quase como um terceiro atacante. O domínio alviverde, aos poucos, foi se reestabelecendo - apesar do Santos não estar acuado como nos 15 minutos iniciais e seguir apostando nas bolas para Leandrinho e Neilton. Só que o empate parecia questão de tempo. Aos 40 minutos, novo corta-luz de Geraldo e bola para Alex. Dessa vez, o camisa 10 apenas dominou e deu uma "cavadinha", que morreu no fundo das redes. Golaço e jogo empatado.

Peixe sufoca, perde gols, e Alex salva o Coritiba
O Coritiba, tal qual nos 45 minutos iniciais, voltou para o segundo tempo disposto a manter a pressão no ataque. A diferença é que o Santos retornou ao gramado diferente, com mais ímpeto. Com a marcação avançada e Montillo mais próximo de Neilton e Willian José (depois Giva), Leandrinho e Cícero ganharam opções para distribuir o jogo. A postura santista acuou o Coxa, que ficou sem o toque de bola do primeiro tempo. Foi então que a bola parada, tão treinada por Claudinei Oliveira no sábado, fez diferença: Galhardo cruzou e Cícero, de cabeça, mandou para o gol, colocando o alvinegro à frente no placar.

Diferentemente do que ocorreu na etapa inicial, o Coritiba sentiu o baque. Agora era o Santos que dava as cartas na partida. Os Meninos da Vila também sentiram que o momento era deles e passaram a bombardear o gol alviverde. Foram três boas chances em dez minutos. Uma com Montillo, que parou na trave. Na sequência, Leandrinho aproveitou a sobra e Vanderlei defendeu com as pernas. O camisa 10 santista, aliás, ainda teve uma segunda oportunidade, pouco depois: um voleio, dentro da pequena área, que obrigou Vanderlei a fazer outra grande defesa.
Superior no placar e no jogo, o Santos aproveitou os minutos finais para diminuir o ritmo e cadenciar o jogo. O Coritiba, em contrapartida, mandou-se para o ataque, como ainda não tinha feito. As entradas de Everton Costa e Keirrison deram mais opções ofensivas à equipe de Marquinhos Santos. E Alex? Estava quietinho, marcado... Mas precisou de uma bola, uma só, para decidir. E decidiu. Aos 42 minutos, a redonda sobrou para o camisa 10, na área. Livre. Gol e empate com gosto de vitória para o Coxa. Ao Peixe, a lição: quem não faz, toma.

Nenhum comentário: