segunda-feira, 22 de julho de 2013

Renan Oliveira faz dois e comanda a virada do Goiás sobre a Portuguesa

Esmeraldino vence por 2 a 1, no Serra Dourada, e se afasta da zona do rebaixamento. Lusa despenca e agora aparece em penúltimo lugar

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Goiás continua reagindo após a Copa das Confederações para se afastar das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. Depois de um susto no primeiro tempo, o Esmeraldino contou com dois gols do meia Renan Oliveira para virar por 2 a 1 sobre a Portuguesa, neste domingo, no Serra Dourada. A Lusa mergulha de vez na crise.

O clube do Centro-Oeste, agora com 12 pontos, em nono lugar, foi melhor em praticamente toda a partida. O placar poderia ter sido mais amplo, mas Walter perdeu um gol incrível no primeiro tempo. A compensação veio depois, com dois passes para o companheiro marcar. Esta foi a primeira vez que o time fez dois gols em um mesmo jogo no torneio.

Já a Portuguesa chega ao sexto jogo sem vencer e começa a se complicar. A Rubro-Verde permanece com apenas sete pontos, em penúltimo lugar, superando apenas o Náutico, com quatro.

O Goiás volta a jogar no próximo domingo, contra o Bahia, às 18h30m, na Fonte Nova, em Salvador. No mesmo horário, mas no sábado, a Portuguesa recebe o Atlético-PR, no Canindé, em São Paulo.


William Matheus Goiás e Souza portuguesa série A (Foto: Carlos Costa / Agência Estado) 
William Matheus  e Souza disputam lance no Serra Dourada (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)
 
Walter erra, Renan Oliveira marca

Os cinco gols marcados em sete rodadas do Campeonato Brasileiro explicaram bem a atuação do Goiás no primeiro tempo. O Esmeraldino teve o controle de boa parte do jogo, criou chances claras para marcar e, como manda a regra do improvável no futebol, acabou castigado. Lauro pegou tudo. Ou melhor, quase tudo. Bruno Moraes abriu vantagem para os paulistas, mas Renan Oliveira buscou a igualdade no fim.


Foram incontáveis os erros de marcação da Lusa, principalmente em bolas levantadas para a área. Ivan e Rogério sofreram com as descidas dos laterais adversários, enquanto Valdomiro e Lima bateram cabeça constantemente, deixando Walter livre para finalizar. O atacante, famoso pelos quilos a mais, teve pontaria de menos em dois lances dentro da área.

O pior viria aos 36 minutos. Lauro não segurou chute de longe de Hugo e a bola explodiu no travessão. No rebote, Walter tinha o gol livre à sua frente dentro da área, mas bateu fraco e permitiu que o goleiro voltasse e fizesse um milagre. Depois de carimbar a defesa, o centroavante pegou a sobra pela terceira vez e, de novo, parou no camisa 1.


A resposta da Portuguesa veio três minutos depois. Fatal. Souza fez um cruzamento perfeito pela esquerda. Bruno Moraes subiu mais que a zaga e desviou de cabeça, sem chances para Renan. Mas a defesa voltaria a complicar e a permitir que o adversário buscasse a igualdade, aos 44. Walter deu belo passe de costas, Renan Oliveira invadiu a área e tocou na saída do goleiro para empatar.

Renan Oliveira goiás gol portuguesa série A (Foto: Carlos Costa / Futura Press) 
Renan Oliveira comemora um de seus dois gols pelo Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
 
Donos da casa reagem
O Goiás voltou para o segundo tempo com a mesma postura ofensiva, mas encontrou a Portuguesa mais bem posicionada. O zagueiro Lima, machucado, deu lugar a Lucas Silva, e a Lusa, pelo menos, subiu de produção nas bolas cruzadas para a área. Com o adversário fechado, o Esmeraldino teve problemas para trocar passes perto da área e passou a tentar em chutes de longe. Todos para fora.

A dificuldade fez o técnico Enderson Moreira mudar para dar mais velocidade ao time. Ramon e Tartá entraram nas vagas de Clayton Sales e Araújo respectivamente. Os goianos seguraram a Lusa em seu campo defesa e passaram a pressionar. O gol não demorou a sair. Após cruzamento da direita, Walter ajeitou de peito e Renan Oliveira bateu forte, no canto esquerdo do goleiro.
A desvantagem obrigou a Portuguesa a deixar a defesa para tentar pressionar, mas o time não teve qualidade ofensiva para assustar. Edson Pimenta ainda colocou o estreante atacante Neílton, porém, o meio de campo continuou criando pouco. Nem a expulsão de Hugo no fim ajudou a Lusa, e o Goiás se fechou para garantir a vitória e subir mais um pouco na classificação.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: