segunda-feira, 22 de julho de 2013

Armandão: Luan é o craque da rodada#8. Juninho e Alex brilham

Atacante do Cruzeiro desencanta contra o São Paulo, fazendo todos os gols da Raposa. Veteranos fazem a diferença nos jogos de suas equipes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Luan, do Cruzeiro, deixou o gramado do Morumbi no último sábado citando a música  "Nada como um dia após o outro dia", dos Racionais MCs. Não à toa. Alvo de duras críticas em seu ex-clube, o Palmeiras, o atacante viveu uma noite de pura redenção com a camisa celeste em plena capital paulista. Fez os três gols da Raposa no 3 a 0 sobre o São Paulo, no primeiro "hat-trick" de sua carreira. Recebeu, assim, um merecido 9,5 como nota, sendo, sem concorrência, o melhor atacante do fim de semana, além do craque da rodada do Troféu Armando Nogueira.

Além de Luan, a rodada, pode-se dizer, foi dos meias. Tanto que eles ocuparam o setor de meio-campo deixando apenas uma vaga para os volantes disputarem. Com atuações decisivas para as vitórias de Vasco e Goiás, respectivamente, Juninho Pernambucano e Renan Oliveira têm a companhia do não menos genial Alex, cujo time, o Coritiba, ficou apenas no empate com o Santos, mas que certamente teria resultado pior não fosse o talento de seu camisa 10.


O Santos foi o time que teve mais gente entrando para a seleção da rodada: Galhardo, na lateral direita, e Leandrinho, de volante, deram assistências primorosas, e Neílton, atacante, mais uma vez deixou um gol. O Cruzeiro, com Luan e o zagueiro Bruno Rodrigo, e o Internacional, com o goleiro Muriel e o zagueiro Juan, emplacaram dois nomes cada.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio.
 Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

CHAMADA seleção armandão - 21/07 (Foto: Editoria de arte) 
 
GOLEIRO
Por parte da torcida do Internacional, Muriel ainda é visto com certa desconfiança. Nesta rodada, porém, o camisa 1 colorado certamente ganhou crédito, sendo um dos principais responsáveis pela vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo. Num jogo em que o time gaúcho sofria para sair do zero, coube a ele manter o time no jogo com pelo menos duas defesas salvadoras. De quebra, ainda arriscou um drible num atacante rubro-negro. E no fim, viu o Inter conseguir seu gol. Nota 8,0 para Muriel. Vale mencionar também como destaques da rodada Diego Cavalieiri, do Fluminense, Jefferson, do Botafogo, Wilson, do Vitória, e Lauro, da Portuguesa.

LATERAL-DIREITO

Quem também tirou o fim de semana como um momento de afirmação foi o lateral-direito do Santos, Rafael Galhardo. De seus pés começaram as duas jogadas que resultaram nos gols do Peixe, no 2 a 2 com o Coritiba. Na primeira, achou Leandrinho livre na entrada da área para dar a assitência a Neilton. Na segunda, cruzou ele mesmo na cabeça de Cícero (assista ao gol, ao lado). Atuação de respeito e que lhe valeu uma nota 7,5. Outro destaque foi Sueliton, do Criciúma, peça importante na vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio e que levou 7,0.

ZAGUEIROS

Juan é conhecido por sua elegância em campo e não abriu mão dela contra o ex-clube. Diante do Flamengo, o zagueiro do Internacional mostrou a velha categoria de sempre na defesa e ainda foi à frente decidir a partida, já nos acréscimos. Festa dos colorados, mas respeito por parte dos rubro-negros, a quem reverenciou por meio de uma comemoração um tanto fria. Seu 7,5 é justo, assim como 7,0 de Bruno Rodrigo, do Cruzeiro, e seu companheiro de zaga na seleção da rodada. Se na frente, o time celeste deu um baile, aplicando três gols no São Paulo, atrás o defensor também foi destaque, garantindo seu lugar entre os 11 da vez. Fora da lista, mas que também merece lembrança: Titi, do Bahia.

LATERAL-ESQUERDO

Ele foi uma das principais armas do Criciúma na importante vitória do Tigre sobre o Grêmio, por 2 a 1. Firme no apoio, mas sem abandonar a marcação, o lateral-esquerdo Marlon ainda colaborou diretamente com um passe para o gol de Wellington Paulista, o que abriu o placar no Heriberto Hülse. Com sua nota 7,0 garantiu a camisa 6 da seleção da rodada, superando jogadores como Carlinhos, do Fluminense, que marcou um gol e se salvou na derrota para o Vasco.

VOLANTE

A boa atuação de alguns meias na rodada de número 8 do Campeonato Brasileiro ofuscou, em parte, o trabalho feito pelos volantes. Os chamados "cães de guarda" precisaram disputar uma única vaga no meio-campo dessa vez, e o vencedor foi o jovem Leandrinho, do Santos, autor da assistência para o gol de Neílton, o primeiro do Peixe no 2 a 2 com o Coritiba, na Vila Belmiro. Ele levou uma nota 7,0. Nilton, do Cruzeiro, e Feijão, do Bahia, foram outros destaques da posição.

MEIAS
 Não fosse o atacante Luan ter roubado a cena, os meias seriam os craques absolutos da oitava rodada do Brasileirão. A começar pelo retorno triunfal de Juninho Pernambucano ao Vasco e ao Maracanã. O "Reizinho", como é chamado pelos cruz-maltinos, definitivamente "reinou". Marcou o primeiro gol, deu passe para o segundo e viu o terceiro já do banco, onde já tinha um merecido descanso. Nota 9,0 para o craque, fora os 3 a 1 sobre o Fluminense. Ao seu lado, outro talento de sua geração. Hoje já experiente, Alex continua esbanjando o futebol que o fez ser cotado para algumas Copas do Mundo. No Coritiba, ele manda. E foi ele quem mais uma vez liderou o Coxa, no 2 a 2 com o Santos, fora de casa. Dois gols na conta do meia e uma nota 8,5. Completando o trio de armação, sim, um garoto. O jovem Renan Oliveira ainda não tem, nem de longe, o "peso" de Juninho e Alex, mas se repetir a atuação que teve contra a Portuguesa mais vezes, pode começar a pensar no assunto. Diante da Lusa, ele marcou dois gols, decretando a virada esmeraldina por 2 a 1. Nota 8,0 para ele.

ATACANTES

Luan foi o grande craque da rodada, ao marcar três vezes contra o São Paulo, no 3 a 0 do Cruzeiro. O jogador calou os críticos que o acompanham desde os tempos de Palmeiras e faturou um 9,5, mas não foi o único atacante a se destacar. Seu parceiro no setor ofensivo, não com menos justiça, é Neílton, a mais nova revelação santista, que voltou a balançar a rede, dessa vez no 2 a 2 diante do Coritiba, e somou um bom 7,5, superando outros bons nomes da rodada, como Wellington Paulista, do Criciúma, André, do Vasco, e Walter, do Goiás.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/07/armandao-luan-e-o-craque-da-rodada8-juninho-e-alex-brilham.html

Nenhum comentário: