segunda-feira, 22 de julho de 2013

No retorno do Ba-Vi à Série A, Bahia e Vitória ficam no empate na Fonte Nova

Quase 40 mil torcedores compareceram à Arena para assistir o duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro
 
A CRÔNICA 
 
por Eric Luis Carvalho e Thiago Pereira

Um dia de reencontros. Nove anos, nove meses e nove dias depois, Bahia e Vitória voltaram a se encontrar na elite do Campeonato Brasileiro. O clássico não acontecia pela Série A desde outubro de 2003, e as torcidas compareceram em peso para assistir à ressurreição do clássico na principal divisão do futebol brasileiro. No total, 38.980 torcedores marcaram presença na Arena Fonte Nova, palco maior do duelo, que voltou a receber o seus filhos pródigos em um jogo do Brasileirão. Tudo estava pronto para uma grande festa. E assim foi. Espetáculo nas arquibancadas e grande jogo em campo. Só faltou o gol: a partida terminou empatada em 0 a 0.
O empate deste domingo marca a continuidade de um tabu que já dura dois anos. A última vez em que o Rubro-Negro perdeu para o seu maior rival foi no dia 1º de maio de 2011, pelo Campeonato Baiano. Apesar do equlíbrio da partida, o Bahia foi quem teve as melhores chances de sair de campo vencedor. A história só não foi escrita em vermelho, azul e branco graças à grande atuação do goleiro Wilson, que parou Talisca e, principalmente, Fernandão, dono da maior oportunidade de gol da partida.

- Eu tive uma oportunidade, mas me faltou calma na hora. Mas é isso aí. O time está de parabéns. Todo mundo correu e se dedicou. Trabalhando, a gente vai conseguir - afirmou o atacante tricolor após o jogo.

Pelo lado rubro-negro, o equilíbrio da disputa foi unanimidade.

- Foi um jogo pegado. Acho que foi o típico jogo de clássico. Tivemos oportunidades, eles também. Acho que faltou tranquilidade. Uma jogada minha, acho que a bola ficou um pouco longe... Mas foi um clássico bem disputado - avaliou Maxi Biancucchi.
Com o resultado deste domingo, o Vitória passou a somar 14 pontos e caiu para o 5º lugar na tabela, já que começou a 8ª rodada na segunda posição. Já o Bahia passou a somar 13 pontos e agora ocupa a 6ª colocação. Na próxima rodada, o Rubro-Negro vai até a capital paranaense enfrentar o Coritiba, no domingo (28), no Couto Pereira. Já o Tricolor recebe no mesmo dia o Goiás, na Fonte Nova.  As duas partidas começam às 18h30m (horário de Brasília).
wallyson bahia nino paraíba vitória série A (Foto: Erik Salles / Agência Estado) 
Vitória e Bahia fizeram um clássico disputado na Fonte Nova (Foto: Erik Salles / Agência Estado)
 
Primeiro tempo agitado, mas sem gols
O primeiro tempo entre Bahia e Vitória foi marcado pelo equilíbrio. A equipe de Cristóvão Borges criou as melhores chances e dominou a primeira parte da etapa inicial, enquanto o time de Caio Junior criou algumas oportunidades e dominou a parte final do primeiro tempo.
O Tricolor mostrou que estava disposto a atuar como o Bahia dos bons tempos, com espírito renovado, aos 24 minutos, quando Wallyson fez grande jogada individual e bateu com estilo. A bola tirou tinta do gol de Wilson, que 'defendeu' com os olhos. Um minuto depois, Wallyson tentou de novo. Desta vez, ele chutou cruzado e Fernandão se esticou todo, mas não alcançou. Empurrado pela sua torcida, em menor número, mas não menos barulhenta, o Bahia cresceu no jogo.

Aos 28, Wallyson ajeitou para Hélder, que chutou sem força, mas com muito perigo. De tanto levar sustos, o Vitória acordou para a partida. A grande chance rubro-negra caiu nos pés de Maxi Biancucchi. O argentino passou fácil por Titi, mas, no momento do arremate, foi pressionado por Lucas Fonseca e chutou para fora. Sem supremacia de nenhum dos lados, o primeiro tempo acabou sem gols.

Show das torcidas, e Wilson garante o empate
O segundo tempo reservou um show das torcidas. Em campo, uma grande jogo. Bahia e Vitória foram à luta em busca dos três pontos desde os primeiros minutos da etapa final. Logo aos 4, Escudero fez linda jogada na meia-lua e chutou com capricho. Lomba voou bonito, mas não alcançou a bola, que passou por cima da trave e tirou suspiros dos rubro-negros.
A resposta do Bahia não demorou. Talisca arriscou uma bomba de fora da área, e Wilson fez grande defesa. O lance serviu para acordar a torcida do Bahia, que assistia a um show dos torcedores adversários. Se em campo a partida estava animada, as arquibancadas passaram a refletir o espetáculo.

A maior chance do jogo caiu nos pés de Fernandão. O atacante aproveitou o erro de Gabriel, entrou livre na área e chutou em cima de Wilson, que fez grande defesa. O jogador do Bahia ainda desperdiçou outra oportunidade logo em seguida. Raul fez grande jogada pela esquerda e cruzou na área. Fernandão bateu de primeira, mas sem direção.

O Vitória assimilou os golpes e, refeito do susto, voltou a se lançar ao ataque. Daniel Borges, que substituiu Nino, cruzou pela direita. A bola ficou viva na defesa do Bahia, mas Lucas Fonseca conseguiu afastar. O Tricolor ainda teve uma granche em uma cobrança de falta de Wallyson nos minutos finais, mas nada feito. No dia do reencontro do Ba-Vi com a Série A, os deuses do futebol seguraram o empate e o placar de 0 a 0 até o apito final de Paulo César de Oliveira.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: