segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Top 3: técnico elege maiores atuações de Larissa nos nove anos de trabalho


Reis Castro cita duas finais ao lado de Juliana, no Grand Slam da Polônia e no Mundial de Roma, e um torneio com Vivian em 2008. Relembre com vídeos

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Larissa e Reis Castro premiação vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Larissa e Reis Castro: técnico é um dos maiores
fãs da capixaba como atleta (Foto: Divulgação / CBV)

Nos nove anos de parceria com Juliana, Larissa subiu ao pódio nas principais competições de vôlei de praia no mundo. Exceto pelo ouro olímpico, conquistou títulos em todos os torneios que disputou, acumulando ainda prêmios individuais, sobretudo pela precisão nos levantamentos. Em meio à legião de fãs que conquistou na vitoriosa carreira, tem no técnico Reis Castro um de seus maiores admiradores. Na comissão técnica da capixaba desde 2004, o cearense guarda com carinho na memória algumas das atuações mais relevantes da pupila desde então.

- Foram tantas emoções... Vejo por aí jogadores que às vezes jogam 80%, em outras jogam 60% do que podem. A Larissa tem uma regularidade impressionante, e joga pelo menos 90% do potencial dela o tempo todo, o que é o grande diferencial. Ela é boa em todos os fundamentos e tem ótima compreensão do jogo, uma leitura muito rápida. De 2004 a 2007 ela jogou acima da normalidade, mas depois caiu a ficha da Juliana de que ela também era uma grande jogadora, e a dupla ficou mais equilibrada. É uma pena Larissa estar parando de jogar – disse Reis.

A pedido do SporTV.com, o treinador das campeãs mundiais listou aqueles que considera serem os melhores desempenhos de Larissa sob o seu comando. Confira o resultado e relembre os confrontos no top 3 abaixo.

7 de agosto de 2010 – final do Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia
Juliana/Larissa 2 x 1 Xue/Zhang Xi - parciais de 14/21, 25/23 e 16/14


Reis: A Juliana estava com dificuldade de acertar o passe e só passava para a linha de fundo. A Larissa ia lá e botava na medida, como se o passe tivesse sido perfeito, e a Juliana estourava no ataque. Nesse jogo ela foi sensacional. Em momento algum ela desistiu de uma jogada ou colocou a culpa na Juliana. As chinesas formam um time forte para caramba, mas ela se sobressaiu e vencemos (relembre os melhores momentos no vídeo ao lado).


Vôlei de praia Larissa Open Polônia 2010 (Foto: Divulgação/CBV)Larissa se emociona após conquistar o título em Stare Jablonki diante das chinesas (Foto: Divulgação/CBV)

11 de junho de 2011 - final do Mundial de Roma, na Itália
Juliana/Larissa 2 x 1 Walsh/May - parciais de 21/17, 13/21 e 16/14

Reis: No torneio anterior, em Pequim, ficamos em 17º lugar. Tivemos uma reunião de quatro horas, uma reunião de arranca rabo mesmo para por os pingos nos “is”. Quando chegamos em Roma a Larissa entendeu o espírito do negócio e fez a diferença dentro da quadra. Não que a Juliana não tivesse feito também. Mas a Larissa falou que ia passar na May e que iria virar tudo. Ela jogou com uma soberania, virou tudo mesmo e nós ganhamos.

17 a 19 de outubro de 2008 – Open de Camaçari, na Bahia
na final: Vivian/Larissa 2 x 1 Ágatha/Shaylyn – parciais de 18/11, 16/18 e 15/11


Reis: Com a lesão da Juliana fomos para as Olimpíadas com a Ana Paula e, quando voltamos, convidamos a Vivian para jogar o Brasileiro e fomos campeões do Circuito. Teve uma etapa na Bahia em que a Larissa só não fez chover. Mesmo que tivesse jogando com uma criança de três anos de idade ela ganharia. Depois das Olimpíadas, a pressão tinha saído das costas, ela sacou e defendeu muito. Não tomou conhecimento de ninguém, e olha que tinha uns times fortes, Maria Elisa com Val, Talita com Renata. A Vivian era boa, mas não tinha experiência ainda, e a Larissa soube que precisaria dar uma contribuição maior do que fazia com a Juliana. Nem precisava tanto. Ela passou o carro.


vôlei de praia Larissa e Vivian Camaçari 2008 (Foto: Divulgação / CBV)Larissa abraça Vivian, sua parceira no Brasileiro em 2008 devido à lesão de Juliana (Foto: Divulgação / CBV)

Nenhum comentário: