domingo, 31 de maio de 2015

Após outro revés, H. Maria bate na tecla do Joinville: "Ser mais agressi

JEC tem superioridade na posse de bola diante do Atlético-PR, mas segue sem conseguir mostrar criatividade e finalização e perde longa invencibilidade na Arena




Por
Joinville, SC

 
Pela primeira vez o Joinville terminou uma partida com maior posse de bola, de 55%, mas ainda não conseguiu o primeiro triunfo na Série A do Campeonato Brasileiro. O dado, para o técnico Hemerson Maria, foi inócuo, de pouco valeu, porque não foi aproveitado para acabar com o principal problema da equipe neste começo de competição: a efetividade, ter mais finalizações. O treinador apontou novamente para isso após o revés por 2 a 1 para o Atlético-PR. (Confira os melhores momentos do embate no vídeo abaixo)


- Um campeonato como a Série A tem muita dificuldade. As equipes dão espaço para jogar, mas têm compactação muito forte, com as linhas próximas e marcam bem os seus jogadores. Tivemos muita dificuldade para furar o bloqueio. Estamos saindo da fase 1 (defesa), chegamos até o setor de criação e não avançamos à fase 3, que é a finalização da jogada. Temos muita dificuldade nisso, é um ponto para trabalhar e corrigir. Temos que ser mais agressivos e para isso estamos mudando jogadores, a forma de jogar e não fomos efetivos ainda. Tem que olhar as peças no grupo, encorajar os atletas. A solução para o Joinville está dentro do elenco. Cabe a mim achar a solução, é minha responsabilidade, e vamos achar – disse o comandante, que fez cinco alterações da derrota para o São Paulo, na rodada passada, para este jogo.

Ainda no início da entrevista coletiva após a partida, na nova sala de imprensa na Arena Joinville, Hemerson Maria deixou de lado o fim de uma invencibilidade e tanto. O JEC não perdia jogando em casa há 10 meses. Depois de sofrer o gol de abertura de placar em falha bisonha do volante Renato, que fez sua estreia pelo clube, a equipe sofreu o segundo três minutos depois. Tento que seria o da vitória dos paranaenses e que aniquilou o plano tricolor para o confronto.

- Mais que números, o que mais preso é o resultado do Joinville. No primeiro tempo não criamos uma situação concreta de finalizar em um jogo que estava sob controle. A gente tentava tomar as ações e eles ficaram esperando o erro, o que aconteceu. O segundo gol atrapalhou o plano tático, tivemos que mudar para ter postura uma agressiva, e não ter tanto a posse como tínhamos, para tentar a igualdade. Até o segundo gol o Joinville tinha mais posse e não conseguimos ser efetivos para finalizar. No segundo tempo, com as alterações, o meio ficou mais aberto, quase num 4-2-4. Não surtiu o efeito, porque chegamos mais no abafa, não trabalhamos as jogadas, e o Atlético-PR administrou o resultado. Não fomos bem, acredito que até o gol do Atlético-PR conseguimos ter uma agressividade na marcação, um domínio territorial no meio de campo, mas com muita dificuldade de chegar ao gol adversário. Vamos lamber feridas, levantar a cabeça, trabalhar e preparar uma equipe forte para ir em Chapecó conseguir a primeira vitória. Assim a confiança aparece para a gente seguir na competição - descreveu o treinador, que suspeita de impedimento não assinalado no segundo gol dos visitantes.

Hemerson Maria Joinville (Foto: João Lucas Cardoso)
Hemerson Maria lamentou novo revés do 
Joinville na Série A (Foto: 
João Lucas Cardoso)


O próximo jogo do JEC é às 19h30 de quarta-feira, contra a Chapecoense, na Arena Condá. O Joinville faz dois treinamentos no CT Morro do Meio. O apronto para a partida ocorre no Oeste.


Veja os principais pontos da coletiva do treinador:

Avaliação
- O primeiro gol foi fruto de um erro individual. Não tem como prever que um atleta vai falhar. Não tem nada o que fazer para preencher a lacuna por erro individual. Mas perdemos no coletivo e não por jogador. O primeiro tempo não teve tanta dificuldade, com o giro da bola erramos poucos passes até os 29 do primeiro tempo (primeiro gol do adversário). Depois do primeiro e do segundo teve um descontrole. Tivemos que expor a defesa com a entrada do Rafael Costa (na vaga de Naldo). Porém, ele e o Jael não têm característica de marcar, os volantes ficaram expostos, e os zagueiros também em alguns momentos, e o Atlético-PR conseguiu aproveitar. Fizemos um gol e não conseguimos produzir o suficiente para superar e chegar igualdade, numa placar que pudéssemos valorizar.


Saídas de Kempes e Marcelo Costa da equipe
- O Kempes vinha executando uma função importante. Ele preenche espaço e não deixa nossos volantes tão expostos. Mas individualmente ele não vinha tendo boas atuações na minha avaliação. Tenho o Jael e o Rafael Costa, tenho oportunizar estes jogadores. Pela maneira de jogar para estar partida, precisa ser mais intenso na marcação para encostarem no Jael. Precisava de agressividade e dar liberdade ao Marcelinho Paraíba e ao Tiago Luís. Funcionou até determinado ponto. O Marcelo Costa não tem tanta intensidade de marcação. 


Popp e Saci nem no banco
- Conversei com o (William) Popp, não é uma desobediência, e algumas tarefas que dei ele não corrigiu. O Ítalo (entrou no segundo tempo) chegou a ser titular, o Niltinho (também entrou no segundo tempo) chegou e executa bem a função de lado. Não está descartado o Popp, teve um crescimento muito grande, mas não estava executado as tarefas. O Saci vem exercendo mais a função de volante, e não tinha necessidade nesta partida. Poderia fazer a recomposição com quem vem atuando.


Montagem da equipe
- É um quebra-cabeça, tem que saber equilibrar. O Joinville foi um time que corria poucos riscos até então. Tem que ter tranquilidade e corrigir as falhas. A equipe equilibrada tem sistema sólido, eficiência e posse de bola, assim individualidades aparecem sobre o coletivo. Temos que adequar o elenco ao sistema tático. Vamos achar uma melhor maneira de jogar, há preocupação da minha parte. Não durmo direito. Mas precisa de tranquilidade para achar a maneira de jogar, e vamos conseguir. 


Posse de bola de 55%
- A posse de bola tem sido num setor que não agride o adversário, precisa ter mais posse na zona de criação. Se feita uma análise, a posse ficou mais no pé dos zagueiros, laterais e volantes. Natural que seja assim ante uma equipe que te dá espaço. A bola passa por eles. Quando se tem esse espaço precisa furar a marcação, aí entra a parte individual mais refinada. Tentamos fazer isso até os 29 minutos e depois que tomamos os dois gols. Da maneira que tomamos, acaba como uma balde de água fria, o jogador abaixa a cabeça. No segundo tempo tentamos reagir, foi válido, embora de forma desorganizada. Não conseguimos nos organizar para atacar, foi mais na raça e não conseguimos fazer com consciência, era mais individualidade e na casualidade. Assim não vai furar defesa. Tem que trabalhar a bola, esperar a paciência, e ser efetivo e forte no ataque. Vamos trabalhar, conversar. O grupo funciona bem, vamos lamber as feridas, perdemos uma invencibilidade que há tempos perdurava. Depois daquela derrota para o Avaí foram 20 poucas partidas sem perder. Vamos começar a reconstruir isso e fazer uma campanha para ir num lugar mais alto na tábua de classificação.


Soluções
- O sangue está quente ainda. Fico triste pelo resultado, espera a vitória, a gente ganharia posições. Trabalhamos a semana e agora não tem como falar de solução. Tem que ir para casa, esfriar a cabeça, ver o jogo. Temos três trabalhos para jogo em Chapecó. A solução está no grupo, temos um leque de opções, cabe a mim, ao Hemerson, responsável pela equipe, de encaixar o quebra-cabeça para que a equipe seja agressiva, forte na marcação. Cabe a mim, gosto disso, e não me entrego ao desafio.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://glo.bo/1AF8fqw?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: