domingo, 31 de maio de 2015

Brasil bate a Sérvia de novo e garante a segunda vitória na Liga Mundi

Depois de uma vitória suada no tie-break na estreia, seleção testa nova formação e tem mais facilidade em quadra; próximo compromisso será contra a Austrália



Por
Belo Horizonte

 

O tom foi dado logo no primeiro saque. E pelo capitão. O ace de Murilo sinalizava o tamanho do trabalho que a Sérvia teria no Mineirinho. Neste domingo, testando uma nova formação, o Brasil se impôs e viu os adversários cometerem muitas falhas. Apesar da queda de produção no terceiro set, não precisou do tie-break, ao contrário da partida de estreia, para a assegurar o segundo triunfo na Liga Mundial: 3 a 1, parciais de 25/18, 25/20, 19/25 e 25/22. Nas 20 vezes em que se enfrentaram na competição, o Brasil chega a 17ª vitória contra apenas três dos sérvios. 

Com os resultados da primeira rodada, o Brasil está em segundo lugar no Grupo A da Liga Mundial. A Itália lidera com seis pontos após duas vitórias sobre a Austrália por 3 a 1. A seleção de Bernardinho aparece com cinco pontos (só ganhou dois pontos com a primeira vitória sobre a Sérvia já que a partida teve cinco sets). A Sérvia está em terceiro com um ponto. E a Austrália em último, zerada. Os australianos serão os próximos adversários do Brasil. Nos dias 5 e 7 de junho, a seleção enfrentará a Austrália, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo.     
O jogo

Bloqueio triplo do Brasil leva a melhor sobre o ataque sérvio (Foto: Divulgação/FIVB)
Bloqueio triplo do Brasil leva a melhor sobre 
o ataque sérvio (Foto: Divulgação/FIVB)


As trocas previstas por Rubinho começavam logo na formação titular. Rapha, Lucão Leandro Vissotto e Lipe davam lugar a William Arjona, Riad, Wallace e Murilo, respectivamente. E coube ao experiente ponteiro abrir o marcador, com um ace. No embalo dele, o Brasil abria 12/8. Mas sempre de olhos bem atentos a Aleksandar Atanasijevic, que na partida anterior havia dado trabalho. Se o triplo sérvio crescia na sua frente, Lucarelli explorava as pontas dos dedos. Nikola Grbic trocava as peças, mas a situação não mudava. A seleção dava as cartas e se distanciava (16/11). Murilo soltava o braço e fazia o time adversário correr para salvar a bola, sem sucesso. O paredão brasileiro também subia. Arrancava aplausos da arquibancada depois de fechar a porta por três vezes seguidas, numa jogada marcada também por boas defesas, que terminava com uma falha do levantador sérvio (19/14). Se os rivais pecavam demais, Lucarelli e seus companheiros aproveitavam para sair na frente: 25/18.

Na volta do intervalo, os visitantes ensaiavam uma reação. Abriam 4/1, mas não tiveram força para sustentar a vantagem. William distribuía bem as jogadas e tirava proveito de seu entrosamento com Wallace e Isac, companheiros de clube, parar tomar o comando do placar (8/6). Um ace de Riad fazia Grbic pedir tempo. Na volta, Serginho defendia e Lucarelli buscava uma bola que parecia perdida. Ponto. Cinco pontos separavam as equipes. Kovacevic tentava colocar ordem na casa, mas seus companheiros cometiam erros em sequência (21/15). Bem organizado, o Brasil mantinha o volume de jogo e faturava a segunda parcial: 25/20. 

Murilo tenta superar o bloqueio da Sérvia (Foto: Divulgação/FIVB)Murilo tenta superar o bloqueio da Sérvia (Foto: Divulgação/FIVB)


A Sérvia ia para o tudo ou nada. O saque, a defesa e o ataque passavam a funcionar melhor. A seleção tinha nova formação: Felipe no lugar de Serginho. Rubinho pedia tempo, mas a equipe seguia atrás no placar, apesar do esforço de Murilo (11/6). Os erros mudavam de lado (depois de apenas sete em duas parciais, somou seis só nesta). Mas Wallace aparecia e mudava o rumo da parcial (13/8). Com sua boa passagem pelo saque e as defesas de Murilo, os anfitriões encostavam no placar e tiravam o sorriso do rosto da Sérvia (13/12). O oposto perdia a oportunidade de conseguir o empate com um saque para fora. Os adversários respiravam. Lucarelli defendia com o pé, Murilo cortava e parava no bloqueio. Sem encontrar a resistência de antes, os sérvios fechavam o set: 25/19. 

Após uma longa conversa no banco, o time voltava a mostrar mais agressividade (8/6). O jogo ficava equilibrado. O Brasil desperdiçava bolas bobas e via os rivais passarem (15/14). Murilo num ataque e Riad no serviço, recolocavam a equipe no comando (16/15). Rubinho fazia a inversão. Rapha e Evandro iam para a quadra. Funcionava (23/20). Um saque na rede dos comandados de Grbic dava ao Brasil o match point. Lipe também errava o seu (24/22). Kovacevic levava a mão ao rosto ao falhar na sua tentativa e não conseguir evitar a derrota: 25/22.    

 
OS JOGOS DO BRASIL NA PRIMEIRA FASE DA LIGA MUNDIAL

29/05 - Brasil 3 x 2 Sérvia - Belo Horizonte
31/05 - Brasil 3 x 1 Sérvia - Belo Horizonte
05/06 - Brasil x Austrália - São Bernardo do Campo
07/06 - Brasil x Austrália - São Bernardo do Campo
12/06 - Sérvia x Brasil - Novi Sad
14/06 - Sérvia x Brasil - Belgrado
19/06 - Itália x Brasil - Roma
21/06 - Itália x Brasil - Florença
27/06 - Austrália x Brasil - Sydney
28/06 - Austrália x Brasil - Sydney
02/07 - Brasil x Itália - Cuiabá
03/07 - Brasil x Itália - Cuiabá



FONTE:
http://glo.bo/1HXGE6S?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: