quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Azarão ganha o público, mas Nadal se impõe e segue na busca pelo bi no Rio

Pablo Carreno Busta mostra ousadia, levanta o torcedor, mas não consegue segurar o número 3 do mundo, que chega à 16ª vitória consecutiva em competições no Brasil


Por
Rio de Janeiro
 

A exemplo do que acontecera contra Thomaz Bellucci, Rafael Nadal dividiu a torcida do público no Jockey Club Brasileiro. O atual campeão do Aberto do Rio ganhou a simpatia dos torcedores com sua técnica refinada, mas viu boa parte dos fãs vibrar com o valente Pablo Carreno Busta (55º no ranking da ATP). O próprio número 3 do mundo havia dito, antes do encontro entre eles, que seu conterrâneo era a principal esperança da nova geração do tênis espanhol. E o garoto de 23 anos fez por merecer os elogios do maior vencedor do saibro. O Touro Miúra teve muita dificuldade, mas garantiu a classificação para as quartas de final do torneio com o placar de 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 2h01m de jogo.

Nadal X Busta - Rio Open (Foto: Agência EFE)
Nadal teve muito mais dificuldade 
contra Busta do que na estreia 
com Bellucci (Foto: Agência EFE)


Após a partida, Nadal resumiu a dificuldade do confronto com seu conterrâneo ao dizer como estava:

- Suado (risos). Cansado pela luta em quadra, mas estou contente. Foi uma partida difícil, com um rival complicado, já que treinamos juntos. As condições eram difíceis, estava com muita umidade. Tive momentos bons, outros nem tanto. Mas, deu certo e estou nas quartas de final aqui no Rio de Janeiro - disse o Touro Miúra.


saiba mais

O próximo adversário de Rafael Nadal será o uruguaio Pablo Cuevas, campeão do Aberto do Brasil na última semana, e com vitórias sobre os espanhóis Nicolás Almagro e Albert Montanes no Rio de Janeiro. O duelo entre o Miúra e Cuevas acontece na noite desta sexta-feira e vale uma vaga na semifinal do torneio contra o vencedor do confronto entre Fabio Fognini e Federico Delbonis

O SporTV transmite ao vivo o Aberto do Rio, a partir das 11h (de Brasília) pelo SporTV2. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play na internet.

o jogo

Nadal X Busta - Rio Open (Foto: Agência EFE)Pablo Carreno Busta ganhou a simpatia dos cariocas contra Nadal (Foto: Agência EFE)


O novato logo mostrou para Rafael Nadal que não iria se intimidar com o nome e o posto de número 3 do mundo do outro lado da quadra. Busta trocou bolas com autoridade, mostrou firmeza no saque e confirmou seu serviço no segundo game para o reconhecimento do público, que aplaudiu bastante e esboçou alguns gritos de "Pablo". No quarto, Nadal teve sua primeira chance de break point, salvo por seu jovem compatriota, que pareceu ganhar motivação com o momento da partida. Em seguida, Busta conseguiu um triplo break point e conseguiu confirmar a quebra após uma linda devolução cruzada do saque do Miúra. Porém, Nadal devolveu o serviço quebrado logo em sequência após um longo game, decidido em uma deixada equivocada do garoto.

O público, à esta altura, parecia dividido entre a ousadia do novato e a categoria do ídolo espanhol. Ambos seguiram confirmados seus saques. No décimo game, porém, ambos trocaram chance de quebra e confirmação de saque durante longos minutos. Com determinação, Busta conseguiu converter seu serviço depois de belas jogadas e foi ovacionado novamente pela torcida. Depois de abrir 6/5, Nadal conseguiu um duplo break point e conseguiu converter seu set, para frustração do jovem espanhol.

Apesar da perda do set, Busta manteve-se bastante focado na sequência. Enquanto parte dos torcedores gritava "Força Nadal", o garoto recebia incentivos como "Vamos, Pablo" e continuou sacando bem, impondo dificuldade ao Miúra, sem ceder quebras no início. Por outro lado, tinha Rafael Nadal igualmente concentrado. O jovem de 23 anos conseguiu uma quebra no sétimo game, mas viu o número 3 do mundo salvar. Na sequência, foi a vez de Nadal tomar as rédeas e conseguir o break point. Busta jogou a bola na rede, Nadal confirmou a quebra. 

Com a vantagem de sacar para o jogo, viu o rival conseguir uma chance de quebra, mas não decepcionou: salvou o break e confirmou o 6/3 para ser, enfim, aclamado pelo torcedor carioca, que também ovacionou Pablo Carreno Busta na saída de quadra após o fim do jogo.

Nadal é cercado pelos fãs na saída da vitória sobre Busta (Foto: Thiago Quintella)
Nadal é cercado pelos fãs na saída da vitória 
sobre Busta (Foto: Thiago Quintella)


resultados desta quinta

Fábio Fognini (ITA) venceu Pablo Andújar (ESP) por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2)
Rafael Nadal (ESP) venceu Pablo Carreno-Busta (ESP)
Federico Delbonis (ARG) venceu Martin Klizan (ESL) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1)
Pablo Cuevas (URU) venceu Albert Montanes (ESP) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/2)


FONTE:

Nenhum comentário: