quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dono de 15 vitórias no Brasil, Nadal pega “melhor da nova geração” no Rio

Para Miúra, Carreno Busta é o melhor da última safra de espanhóis. Em oitavas no Aberto do Rio, atual número 3 do mundo pode aumentar invencibilidade no país


Por
Rio de Janeiro
 

De todos os torneios que já disputou na América Latina, é no Brasil onde Rafael Nadal mais venceu. Invicto no país, já são 15 vitórias acumuladas nas quatro passagens (Aberto do Brasil, em 2005 e 2013, e Aberto do Rio, em 2014 e 2015). Para seguir adiante na edição deste ano do Rio Open e aumentar a invencibilidade em terras tupiniquins, o número 3 do mundo enfrenta, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final, o compatriota Pablo Carreno Busta, por volta de 20h30 (de Brasília). Com 23 anos de idade, o tenista espanhol é apontado pelo Touro Miúra (28) como o melhor jogador da nova geração da Espanha. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.O SporTV transmite ao vivo o torneio carioca pelo SporTV2, a partir de 11h. Assinantes do Canal Campeão também podem seguir a competição pelo SporTV Play na internet.

tenis rafael nadal aberto do rio (Foto: EFE)
Invicto no Brasil, Nadal busca a 16ª vitória 
consecutiva no país nesta quinta-feira, no 
Rio de Janeiro (Foto: EFE)


- Pablo é um jogador com um grande talento, que joga muito bem. No inverno, treinou comigo em Mallorca. Na Espanha, é o melhor que temos na nova geração. Temos uma grande esperança nele, mas esperamos que não amanhã (risos). A partir de então, creio que vá fazer um grande trabalho.

Essa será a primeira vez que Nadal e Carreno Busta vão se enfrentar no circuito profissional. O  adversário de ranking mais alto que o espanhol de 23 anos, atual número 55 do mundo, já derrotou foi o compatriota Feliciano López (então 15º), nas oitavas de final do ATP 500 de Valência, no ano passado. Desde esse torneio ele venceu apenas três vezes até agora: nas estreias no ATP 250 de Chennai e no ATP 250 de Auckland, em janeiro, e na primeira rodada do Aberto do Rio, na última terça. O triunfo no Rio de Janeiro foi sobre o argentino Carlos Berlocq, pelas parciais de 6/3, 6/7(3) e 6/0.

Na semana passada, em São Paulo, Carreno Busta caiu logo na estreia para o brasileiro João Souza, o Feijão,  pelas parciais de 6/2 e 7/6(6). O jovem espanhol também disputou o Aberto do Rio no ano passado, mas fora eliminado logo na estreia pelo compatriota Tommy Robredo.

Quatro brasileiros em ação

Mesmo com as eliminações de Thomaz Bellucci e de Teliana Pereira, o Brasil ainda tem representantes no Aberto do Rio. João Souza, o Feijão, que se classificou para as quartas de final, não precisará entrar em quadra, nesta quinta, pelo torneio de simples. No entanto, estará em ação nas duplas, ao lado de André Sá. Fechando a programação da quadra 1, os brasileiros encaram nas quartas de final o espanhol Pablo Andújar e o austríaco Oliver Marach, que eliminaram o mineiro Marcelo Melo e o austríaco Julian Knowle na estreia.

O dia também está reservado para Beatriz Haddad, que disputa as oitavas de final da chave feminina contra a eslovena Polona Hercoq, às 11h (de Brasília), na quadra central. Ela também junta forças com Teliana novamente. Depois da vitória na estreia na chave de duplas femininas, as duas jogam as quartas de final contra a romena Elena Bogdan e a americana Nicole Melichar, às 14h, na quadra 1.


confira a programação desta quinta

Quadra central
11h - Beatriz Haddad (BRA) x Polona Hercoq (ESL)
13h - Federico Delbonis (ARG) x Martin Klizan (EVQ)
Em seguida - Albert Montañés (ESP) x Pablo Cuevas (URU)
16h45 - Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Paolo Lorenzi (ITA)/Diego Schwartzman (ARG)
19h - Fabio Fognini (ITA) x Pablo Andújar (ESP)
Em seguida - Rafael Nadal (ESP) x Pablo Carreno Busta (ESP)

Quadra 1
11h - Veronica Cepede Royg (PAR) x Roberta Vinci (ITA)
Em seguida - Sara Errani (ITA) x Lourdes Domínguez Lino (ESP)
14h - Elena Bogdan (ROM)/Nicole Melichar (EUA) x Beatriz Haddad (BRA)/Teliana Pereira (BRA)
Em seguida - Carlos Berlocq (ARG)/Leonardo Mayer (ARG) x Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL)
Em seguida - Pablo Andújar (ESP)/Oliver Marach (AUT) x André Sá (BRA)/João Souza (BRA)

Quadra 3
11h - Anna Schmiedlova (EVQ) x Paula Ormaechea (ARG)
14h - Irina-Camelia Begu (ROM)/María Irigoyen (ARG) x Veronica Cepede Royg (PAR)/Beatriz García Vidagany (ESP)
17h - Martin Klizan (EVQ)/Philipp Oswald (AUT) x Pablo Cuevas (URU)/David Marrero (


FONTE:

Nenhum comentário: