quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chelsea suspende três torcedores envolvidos em racismo no metrô

Clube afirma que, se houver evidência suficiente, vai mudar punição para banimento por toda a vida. Homens impediram negro de entrar em vagão em Paris


Por
Londres, Inglaterra

 
Racismo torcedores do Chelsea (Foto: Reprodução / Youtube)Torcedores impedem entrada de homem negro no metrô de Paris (Foto: Reprodução / Youtube)


O Chelsea anunciou nesta quinta-feira a suspensão de três torcedores envolvidos no incidente no metrô de Paris, na última terça, quando impediram um homem negro de entrar no vagão e entoaram cânticos racistas. O trio identificado não poderá mais entrar no Stamford Bridge, estádio dos Blues em Londres por tempo indeterminado, com a punição podendo ser estendida de forma vitalícia.

- Nós recebemos informação substancial e somos gratos aos muitos torcedores do Chelsea que nos ajudaram até agora. Se for entendido que há evidência suficiente do envolvimento deles no incidente, o clube vai decretar uma ordem de banimento para o resto da vida – diz o comunicado do Chelsea.

A diretoria dos Blues afirmou ainda que está trabalhando junto com o metrô e a polícia de Paris, que também investigam o episódio.

A vítima dos torcedores do Chelsea foi identificada pelo jornal “Le Parisien” como Souleymane e disse ao diário que ficou sem reação com o que aconteceu.


saiba mais

- Eu não falo uma palavra de inglês... mas era claro para mim que eles estavam pegando no meu pé por causa da cor da minha pele. Eu peguei o próximo metrô e voltei para casa sem dizer nada a ninguém, nem mesmo para minha mulher ou filhos. O que eu ia dizer aos meus filhos? Que o papai foi empurrado no metrô por ser negro? - contou a vítima, em declarações reproduzidas pela agência de notícias “Reuters”.  
 
O Ministério Público de Paris iniciou uma investigação para encontrar as pessoas que cantavam "nós somos racistas e essa é a maneira que nós gostamos" enquanto impediam o homem, negro, de embarcar em um trem do metrô de Paris, na terça-feira. 
  
O incidente, que durou entre seis e sete minutos, foi captado em vídeo por outro passageiro na plataforma da estação de metrô Richelieu-Drouot antes da partida entre o Chelsea e o Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões, no Parque dos Príncipes, na capital francesa.

A polícia afirmou que não foram efetuadas prisões relacionadas ao jogo, que terminou empatado em 1 a 1, mas imagens de um cinegrafista amador divulgadas no site do jornal “Guardian” mostram claramente o incidente, condenado pelas autoridades do futebol, incluindo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e ambos os clubes.   


FONTE:

Nenhum comentário: